A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: NEOLIBERALISMO E AÇÃO SINDICAL NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Nilda Rodrigues de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7590
Resumo: O presente resumo é resultado do projeto “A relação Trabalho e Educação: Neoliberalismo e Ação Sindical no Brasil”. Projeto este que tem por objetivo abordar sobre a relação trabalho e educação profissional dentro do projeto neoliberal e as propostas de qualificação para os trabalhadores, oriundas e implementadas pelo Estado, juntamente com as propostas e respostas da Ação Sindical submetidas ou não a tais políticas de formação profissional dos trabalhadores. Pretendemos desenvolver a pesquisa analisando o contexto em que as novas formas de trabalho foram inseridas nas empresas, no setor produtivo, com novos padrões organizacionais e tecnologicamente avançados. Tal processo tem sérias implicações sobre a relação dos trabalhadores entre si e com o trabalho, determinando novas formas de identidades sociais, deixando as relações fragilizadas à medida que a referência deixa de ser coletiva ou sustentada em coletivos de trabalhadores, e passa a ser individual, fragmentada, alimentada e incentivada pelo isolamento no mercado. Tais mudanças têm forte impacto sobre os trabalhadores e os sindicatos, levando a precarização e o enfraquecimento da ação coletiva, pulverizando o poder sindical e colocando os sindicatos numa posição defensiva. O desemprego crescente tende a reforçar a não negociação com os trabalhadores. Assim, a ação sindical brasileira ocupa uma posição defensiva e reconfigura seus espaços, buscando outros campos de atuação, como na definição das políticas publicas para qualificação da força de trabalho, sobretudo, daquela colocada no desemprego. A metodologia empregada para construção da dissertação em andamento fundamenta-se na utilização de referenciais bibliográficos que verse sobre os conceitos trabalho, educação, educação profissional, qualificação, etc., entre documentos e entrevistas com assessores das Centrais Sindicais (CUT e FS). O método de abordagem empregado é a perspectiva dialética histórica, que em principio, possibilita a compreensão dos meios e do processo que acarretou tais mudanças, podendo ser correlacionado com as perspectivas que permeiam o debate sobre as políticas sociais, bem como, possibilitar a compreensão da historicidade dos processos simultaneamente às suas particularidades internas, preservando suas especificidades.
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