ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7464
Resumo: Este artigo tem a finalidade de apresentar um projeto de pesquisa em fase final de investigação, através de revisão literária, sobre a influência do lúdico no desenvolvimento da criança e principalmente como recurso metodológico na Educação Infantil. Historicamente o lúdico sempre esteve presente na formação cultural dos povos e é interpretado em suas diversas manifestações. Podendo ser reconhecido como objeto de estudo na área de Educação Física, especificamente na Educação Infantil. Considerando os aspectos da ludicidade, analisaremos os elementos que podem desencadear este processo e ativar o lúdico, resultando numa aprendizagem significativa. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e a construção do conhecimento. Neste sentido o professor de Educação Física poderá criar alternativas metodológicas utilizando a ludicidade para alcançar os objetivos da aprendizagem. Na escola quando os professores utilizam a ludicidade, usam como recurso para o descanso do adulto – (Enquanto eles brincam, eu sossego) ou nem mesmo como simples entretenimento para as crianças – (Coitadinha, com os brinquedos ela fica ocupada). Percebe-se a partir deste artigo que os elementos que desencadeiam o lúdico são importantes no trabalho educativo, busca-se a educação pelo prazer, com menos conflito. Ora, onde a criança apresenta-se mais disponível, acessível e compreensiva, nos instantes em que brinca, que joga. Devemos ter claro que a utilização dos elementos da ludicidade como princípio pedagógico devem vir acompanhados de um objetivo claro, conciso, que deixe evidente o objetivo de sua ação. Inúmeros professores reconhecem o valor pedagógico da ludicidade em sua prática, porém falta clareza em que momentos fazer o uso da mesma e que elementos utilizar.
id UNICESU -1_146cb0b1db1929879f38afe066822a0d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7464
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTILLúdicoMetodologiaEnsino aprendizagemEste artigo tem a finalidade de apresentar um projeto de pesquisa em fase final de investigação, através de revisão literária, sobre a influência do lúdico no desenvolvimento da criança e principalmente como recurso metodológico na Educação Infantil. Historicamente o lúdico sempre esteve presente na formação cultural dos povos e é interpretado em suas diversas manifestações. Podendo ser reconhecido como objeto de estudo na área de Educação Física, especificamente na Educação Infantil. Considerando os aspectos da ludicidade, analisaremos os elementos que podem desencadear este processo e ativar o lúdico, resultando numa aprendizagem significativa. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e a construção do conhecimento. Neste sentido o professor de Educação Física poderá criar alternativas metodológicas utilizando a ludicidade para alcançar os objetivos da aprendizagem. Na escola quando os professores utilizam a ludicidade, usam como recurso para o descanso do adulto – (Enquanto eles brincam, eu sossego) ou nem mesmo como simples entretenimento para as crianças – (Coitadinha, com os brinquedos ela fica ocupada). Percebe-se a partir deste artigo que os elementos que desencadeiam o lúdico são importantes no trabalho educativo, busca-se a educação pelo prazer, com menos conflito. Ora, onde a criança apresenta-se mais disponível, acessível e compreensiva, nos instantes em que brinca, que joga. Devemos ter claro que a utilização dos elementos da ludicidade como princípio pedagógico devem vir acompanhados de um objetivo claro, conciso, que deixe evidente o objetivo de sua ação. Inúmeros professores reconhecem o valor pedagógico da ludicidade em sua prática, porém falta clareza em que momentos fazer o uso da mesma e que elementos utilizar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T12:05:09Z2005-10-192021-02-15T12:05:09Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7464porCORTEZ, Luiz Cláudio dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:58ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos
Lúdico
Metodologia
Ensino aprendizagem
title_short ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos
author_facet CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Metodologia
Ensino aprendizagem
topic Lúdico
Metodologia
Ensino aprendizagem
description Este artigo tem a finalidade de apresentar um projeto de pesquisa em fase final de investigação, através de revisão literária, sobre a influência do lúdico no desenvolvimento da criança e principalmente como recurso metodológico na Educação Infantil. Historicamente o lúdico sempre esteve presente na formação cultural dos povos e é interpretado em suas diversas manifestações. Podendo ser reconhecido como objeto de estudo na área de Educação Física, especificamente na Educação Infantil. Considerando os aspectos da ludicidade, analisaremos os elementos que podem desencadear este processo e ativar o lúdico, resultando numa aprendizagem significativa. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e a construção do conhecimento. Neste sentido o professor de Educação Física poderá criar alternativas metodológicas utilizando a ludicidade para alcançar os objetivos da aprendizagem. Na escola quando os professores utilizam a ludicidade, usam como recurso para o descanso do adulto – (Enquanto eles brincam, eu sossego) ou nem mesmo como simples entretenimento para as crianças – (Coitadinha, com os brinquedos ela fica ocupada). Percebe-se a partir deste artigo que os elementos que desencadeiam o lúdico são importantes no trabalho educativo, busca-se a educação pelo prazer, com menos conflito. Ora, onde a criança apresenta-se mais disponível, acessível e compreensiva, nos instantes em que brinca, que joga. Devemos ter claro que a utilização dos elementos da ludicidade como princípio pedagógico devem vir acompanhados de um objetivo claro, conciso, que deixe evidente o objetivo de sua ação. Inúmeros professores reconhecem o valor pedagógico da ludicidade em sua prática, porém falta clareza em que momentos fazer o uso da mesma e que elementos utilizar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-15T12:05:09Z
2021-02-15T12:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7464
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771930442727424