ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7464 |
Resumo: | Este artigo tem a finalidade de apresentar um projeto de pesquisa em fase final de investigação, através de revisão literária, sobre a influência do lúdico no desenvolvimento da criança e principalmente como recurso metodológico na Educação Infantil. Historicamente o lúdico sempre esteve presente na formação cultural dos povos e é interpretado em suas diversas manifestações. Podendo ser reconhecido como objeto de estudo na área de Educação Física, especificamente na Educação Infantil. Considerando os aspectos da ludicidade, analisaremos os elementos que podem desencadear este processo e ativar o lúdico, resultando numa aprendizagem significativa. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e a construção do conhecimento. Neste sentido o professor de Educação Física poderá criar alternativas metodológicas utilizando a ludicidade para alcançar os objetivos da aprendizagem. Na escola quando os professores utilizam a ludicidade, usam como recurso para o descanso do adulto – (Enquanto eles brincam, eu sossego) ou nem mesmo como simples entretenimento para as crianças – (Coitadinha, com os brinquedos ela fica ocupada). Percebe-se a partir deste artigo que os elementos que desencadeiam o lúdico são importantes no trabalho educativo, busca-se a educação pelo prazer, com menos conflito. Ora, onde a criança apresenta-se mais disponível, acessível e compreensiva, nos instantes em que brinca, que joga. Devemos ter claro que a utilização dos elementos da ludicidade como princípio pedagógico devem vir acompanhados de um objetivo claro, conciso, que deixe evidente o objetivo de sua ação. Inúmeros professores reconhecem o valor pedagógico da ludicidade em sua prática, porém falta clareza em que momentos fazer o uso da mesma e que elementos utilizar. |
id |
UNICESU -1_146cb0b1db1929879f38afe066822a0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7464 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTILLúdicoMetodologiaEnsino aprendizagemEste artigo tem a finalidade de apresentar um projeto de pesquisa em fase final de investigação, através de revisão literária, sobre a influência do lúdico no desenvolvimento da criança e principalmente como recurso metodológico na Educação Infantil. Historicamente o lúdico sempre esteve presente na formação cultural dos povos e é interpretado em suas diversas manifestações. Podendo ser reconhecido como objeto de estudo na área de Educação Física, especificamente na Educação Infantil. Considerando os aspectos da ludicidade, analisaremos os elementos que podem desencadear este processo e ativar o lúdico, resultando numa aprendizagem significativa. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e a construção do conhecimento. Neste sentido o professor de Educação Física poderá criar alternativas metodológicas utilizando a ludicidade para alcançar os objetivos da aprendizagem. Na escola quando os professores utilizam a ludicidade, usam como recurso para o descanso do adulto – (Enquanto eles brincam, eu sossego) ou nem mesmo como simples entretenimento para as crianças – (Coitadinha, com os brinquedos ela fica ocupada). Percebe-se a partir deste artigo que os elementos que desencadeiam o lúdico são importantes no trabalho educativo, busca-se a educação pelo prazer, com menos conflito. Ora, onde a criança apresenta-se mais disponível, acessível e compreensiva, nos instantes em que brinca, que joga. Devemos ter claro que a utilização dos elementos da ludicidade como princípio pedagógico devem vir acompanhados de um objetivo claro, conciso, que deixe evidente o objetivo de sua ação. Inúmeros professores reconhecem o valor pedagógico da ludicidade em sua prática, porém falta clareza em que momentos fazer o uso da mesma e que elementos utilizar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T12:05:09Z2005-10-192021-02-15T12:05:09Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7464porCORTEZ, Luiz Cláudio dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:58ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos Lúdico Metodologia Ensino aprendizagem |
title_short |
ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
ABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos |
author_facet |
CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Metodologia Ensino aprendizagem |
topic |
Lúdico Metodologia Ensino aprendizagem |
description |
Este artigo tem a finalidade de apresentar um projeto de pesquisa em fase final de investigação, através de revisão literária, sobre a influência do lúdico no desenvolvimento da criança e principalmente como recurso metodológico na Educação Infantil. Historicamente o lúdico sempre esteve presente na formação cultural dos povos e é interpretado em suas diversas manifestações. Podendo ser reconhecido como objeto de estudo na área de Educação Física, especificamente na Educação Infantil. Considerando os aspectos da ludicidade, analisaremos os elementos que podem desencadear este processo e ativar o lúdico, resultando numa aprendizagem significativa. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e a construção do conhecimento. Neste sentido o professor de Educação Física poderá criar alternativas metodológicas utilizando a ludicidade para alcançar os objetivos da aprendizagem. Na escola quando os professores utilizam a ludicidade, usam como recurso para o descanso do adulto – (Enquanto eles brincam, eu sossego) ou nem mesmo como simples entretenimento para as crianças – (Coitadinha, com os brinquedos ela fica ocupada). Percebe-se a partir deste artigo que os elementos que desencadeiam o lúdico são importantes no trabalho educativo, busca-se a educação pelo prazer, com menos conflito. Ora, onde a criança apresenta-se mais disponível, acessível e compreensiva, nos instantes em que brinca, que joga. Devemos ter claro que a utilização dos elementos da ludicidade como princípio pedagógico devem vir acompanhados de um objetivo claro, conciso, que deixe evidente o objetivo de sua ação. Inúmeros professores reconhecem o valor pedagógico da ludicidade em sua prática, porém falta clareza em que momentos fazer o uso da mesma e que elementos utilizar. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-15T12:05:09Z 2021-02-15T12:05:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7464 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771930442727424 |