INCLUSÃO DO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NA CIDADE DE PONTA GROSSA, PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Igor Favaro da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SHIBUTA, Vallery, SANTOS, Fernanda Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4199
Resumo: Segundo a definição encontrada no DSM-IV (2002) o Transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo. Essas características prejudicam no processo de aprendizagem do individuo, fazendo- se necessário uma atenção maior por parte das instituições de ensino. Devido ao crescente número de autistas presentes no ensino superior fazem- se necessários materiais sobre o assunto de inclusão nas universidades. No decorrer deste trabalho iremos apresentar como é feito esse processo dentro de uma universidade pública na cidade de Ponta Grossa, se os profissionais e a instituição estão qualificados e preparados para receber essa demanda. Para o desenvolvimento deste trabalho será realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema juntamente com estudo de caso de um indivíduo diagnosticado com TEA, matriculado na universidade pública de Ponta Grossa. E por fim, contribuir para futuros estudos e melhorias da inclusão de autistas.
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