PERFIL DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA EM JUAZEIRO-DO-NORTE-CE EM 2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Carlos Antonio Ferreira de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7008
Resumo: Adotar novas tecnologias destinadas a melhorar processos e ampliar competências, adaptar-se a elas, aumentar a eficiência e controlar o desempenho, capacitar os recursos humanos e interagir totalmente com seus mercados em tempo real são as novas exigências para sobreviver e prosperar no cenário econômico mundial. Dentro desse contexto, este estudo tem como objetivo traçar o perfil da pequena e média empresa do ramo calçadista no ano de 2002 em Juazeiro do Norte-CE. Através de pesquisas bibliográfica e de campo, o tamanho das empresas foi classificado conforme Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foram obtidas informações cadastrais das empresas junto ao Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e Federação das Indústrias do Estado do Ceará, foi, portanto, acessível a aplicação de questionários a 75% das médias e 50% das pequenas empresas no referido município. Os principais resultados obtidos pela pesquisa são que a maioria (90)% estão no mercado numa faixa de 5 a 20 anos, as médias apontaram aspectos produtivos melhores, porém, apenas 33% delas fazem controle estatístico da produção, enquanto que as demais empresas é feito por via números de pedidos ou vendas. Tanto as médias como metade das pequenas empresas entrevistadas modernizam seus equipamentos em períodos menores que 12 meses. Quanto ao teste de qualidade 66% das médias e 62% das pequenas fazem do tipo durabilidade, conforto e resistência, mas, nenhumas das empresas entrevistadas dispõem do tipo ISO (padrão internacional de qualidade), como a maioria vende ao mercado local e regional (Região Nordeste) os padrões exigidos são os sinalizados pelas empresas líderes no mercado. Apenas, as médias empresas concentram vendas nas regiões Sul/Sudeste e só 33% delas exportam para o exterior. Não existem investimentos em pesquisa, não há interação entre elas com institutos de pesquisa e desenvolvimento ou universidades. A forma como divulgam seus produtos se dar através de feira de negócios, rádios, brindes, mostruários e por terceirização. No que diz respeito a gestão ambiental já existe uma preocupação principiante no sentido de ter um melhor aproveitamento dos resíduos. Em relação a mão-de-obra, tem-se que 75% dos gerentes de produção, têm nível de escolaridade correspondente ao ensino médio e apenas 25% têm nível superior. No treinamento com a mão-de-obra só as médias mantêm programas interno de qualificação, a maioria ou treina no ato da contratação, ou já faz aquisição com devido conhecimento técnico da função. Dos problemas citados, têm-se, falta de incentivos governamentais, de bons financiamentos, falsificação feita de seus produtos, carência de recursos para adotar técnicas e métodos que elevem a produtividade e qualidade dos produtos, altos custos de produção e elevada carga tributária. Já as estratégias apontadas foram: garantir prazos de entrega, atendimento das necessidades dos clientes assegurando a conformidade dos produtos as especificações técnicas, qualidades do produto procurando inovar e lançar novos produtos no mercado bem como reduzir preços. Conclui-se que, no ano de 2002, as referidas empresas apresentaram defasagens tecnológicas de modo que a maioria dos produtos só atingiram o mercado local e no máximo regional, e somente as médias apresentaram uma melhor estrutura organizacional e produtiva. Sugere-se, portanto, a adoção de novas tecnologias, bom relacionamento com fornecedor e cliente, bom índices de qualidade.
id UNICESU -1_1a75c07a9b7cd39605652212a8a5bdc3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7008
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PERFIL DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA EM JUAZEIRO-DO-NORTE-CE EM 2002Pequena e media empresaIndustria calçadistaCompetitividadeAdotar novas tecnologias destinadas a melhorar processos e ampliar competências, adaptar-se a elas, aumentar a eficiência e controlar o desempenho, capacitar os recursos humanos e interagir totalmente com seus mercados em tempo real são as novas exigências para sobreviver e prosperar no cenário econômico mundial. Dentro desse contexto, este estudo tem como objetivo traçar o perfil da pequena e média empresa do ramo calçadista no ano de 2002 em Juazeiro do Norte-CE. Através de pesquisas bibliográfica e de campo, o tamanho das empresas foi classificado conforme Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foram obtidas informações cadastrais das empresas junto ao Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e Federação das Indústrias do Estado do Ceará, foi, portanto, acessível a aplicação de questionários a 75% das médias e 50% das pequenas empresas no referido município. Os principais resultados obtidos pela pesquisa são que a maioria (90)% estão no mercado numa faixa de 5 a 20 anos, as médias apontaram aspectos produtivos melhores, porém, apenas 33% delas fazem controle estatístico da produção, enquanto que as demais empresas é feito por via números de pedidos ou vendas. Tanto as médias como metade das pequenas empresas entrevistadas modernizam seus equipamentos em períodos menores que 12 meses. Quanto ao teste de qualidade 66% das médias e 62% das pequenas fazem do tipo durabilidade, conforto e resistência, mas, nenhumas das empresas entrevistadas dispõem do tipo ISO (padrão internacional de qualidade), como a maioria vende ao mercado local e regional (Região Nordeste) os padrões exigidos são os sinalizados pelas empresas líderes no mercado. Apenas, as médias empresas concentram vendas nas regiões Sul/Sudeste e só 33% delas exportam para o exterior. Não existem investimentos em pesquisa, não há interação entre elas com institutos de pesquisa e desenvolvimento ou universidades. A forma como divulgam seus produtos se dar através de feira de negócios, rádios, brindes, mostruários e por terceirização. No que diz respeito a gestão ambiental já existe uma preocupação principiante no sentido de ter um melhor aproveitamento dos resíduos. Em relação a mão-de-obra, tem-se que 75% dos gerentes de produção, têm nível de escolaridade correspondente ao ensino médio e apenas 25% têm nível superior. No treinamento com a mão-de-obra só as médias mantêm programas interno de qualificação, a maioria ou treina no ato da contratação, ou já faz aquisição com devido conhecimento técnico da função. Dos problemas citados, têm-se, falta de incentivos governamentais, de bons financiamentos, falsificação feita de seus produtos, carência de recursos para adotar técnicas e métodos que elevem a produtividade e qualidade dos produtos, altos custos de produção e elevada carga tributária. Já as estratégias apontadas foram: garantir prazos de entrega, atendimento das necessidades dos clientes assegurando a conformidade dos produtos as especificações técnicas, qualidades do produto procurando inovar e lançar novos produtos no mercado bem como reduzir preços. Conclui-se que, no ano de 2002, as referidas empresas apresentaram defasagens tecnológicas de modo que a maioria dos produtos só atingiram o mercado local e no máximo regional, e somente as médias apresentaram uma melhor estrutura organizacional e produtiva. Sugere-se, portanto, a adoção de novas tecnologias, bom relacionamento com fornecedor e cliente, bom índices de qualidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-01T16:47:02Z2005-10-192021-02-01T16:47:02Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7008porSOUSA, Carlos Antonio Ferreira dePAIVA, Maria Jeanne Gonzaga deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-02T06:01:39ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA EM JUAZEIRO-DO-NORTE-CE EM 2002
title PERFIL DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA EM JUAZEIRO-DO-NORTE-CE EM 2002
spellingShingle PERFIL DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA EM JUAZEIRO-DO-NORTE-CE EM 2002
SOUSA, Carlos Antonio Ferreira de
Pequena e media empresa
Industria calçadista
Competitividade
title_short PERFIL DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA EM JUAZEIRO-DO-NORTE-CE EM 2002
title_full PERFIL DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA EM JUAZEIRO-DO-NORTE-CE EM 2002
title_fullStr PERFIL DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA EM JUAZEIRO-DO-NORTE-CE EM 2002
title_full_unstemmed PERFIL DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA EM JUAZEIRO-DO-NORTE-CE EM 2002
title_sort PERFIL DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA EM JUAZEIRO-DO-NORTE-CE EM 2002
author SOUSA, Carlos Antonio Ferreira de
author_facet SOUSA, Carlos Antonio Ferreira de
PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de
author_role author
author2 PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Carlos Antonio Ferreira de
PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de
dc.subject.por.fl_str_mv Pequena e media empresa
Industria calçadista
Competitividade
topic Pequena e media empresa
Industria calçadista
Competitividade
description Adotar novas tecnologias destinadas a melhorar processos e ampliar competências, adaptar-se a elas, aumentar a eficiência e controlar o desempenho, capacitar os recursos humanos e interagir totalmente com seus mercados em tempo real são as novas exigências para sobreviver e prosperar no cenário econômico mundial. Dentro desse contexto, este estudo tem como objetivo traçar o perfil da pequena e média empresa do ramo calçadista no ano de 2002 em Juazeiro do Norte-CE. Através de pesquisas bibliográfica e de campo, o tamanho das empresas foi classificado conforme Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foram obtidas informações cadastrais das empresas junto ao Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e Federação das Indústrias do Estado do Ceará, foi, portanto, acessível a aplicação de questionários a 75% das médias e 50% das pequenas empresas no referido município. Os principais resultados obtidos pela pesquisa são que a maioria (90)% estão no mercado numa faixa de 5 a 20 anos, as médias apontaram aspectos produtivos melhores, porém, apenas 33% delas fazem controle estatístico da produção, enquanto que as demais empresas é feito por via números de pedidos ou vendas. Tanto as médias como metade das pequenas empresas entrevistadas modernizam seus equipamentos em períodos menores que 12 meses. Quanto ao teste de qualidade 66% das médias e 62% das pequenas fazem do tipo durabilidade, conforto e resistência, mas, nenhumas das empresas entrevistadas dispõem do tipo ISO (padrão internacional de qualidade), como a maioria vende ao mercado local e regional (Região Nordeste) os padrões exigidos são os sinalizados pelas empresas líderes no mercado. Apenas, as médias empresas concentram vendas nas regiões Sul/Sudeste e só 33% delas exportam para o exterior. Não existem investimentos em pesquisa, não há interação entre elas com institutos de pesquisa e desenvolvimento ou universidades. A forma como divulgam seus produtos se dar através de feira de negócios, rádios, brindes, mostruários e por terceirização. No que diz respeito a gestão ambiental já existe uma preocupação principiante no sentido de ter um melhor aproveitamento dos resíduos. Em relação a mão-de-obra, tem-se que 75% dos gerentes de produção, têm nível de escolaridade correspondente ao ensino médio e apenas 25% têm nível superior. No treinamento com a mão-de-obra só as médias mantêm programas interno de qualificação, a maioria ou treina no ato da contratação, ou já faz aquisição com devido conhecimento técnico da função. Dos problemas citados, têm-se, falta de incentivos governamentais, de bons financiamentos, falsificação feita de seus produtos, carência de recursos para adotar técnicas e métodos que elevem a produtividade e qualidade dos produtos, altos custos de produção e elevada carga tributária. Já as estratégias apontadas foram: garantir prazos de entrega, atendimento das necessidades dos clientes assegurando a conformidade dos produtos as especificações técnicas, qualidades do produto procurando inovar e lançar novos produtos no mercado bem como reduzir preços. Conclui-se que, no ano de 2002, as referidas empresas apresentaram defasagens tecnológicas de modo que a maioria dos produtos só atingiram o mercado local e no máximo regional, e somente as médias apresentaram uma melhor estrutura organizacional e produtiva. Sugere-se, portanto, a adoção de novas tecnologias, bom relacionamento com fornecedor e cliente, bom índices de qualidade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-01T16:47:02Z
2021-02-01T16:47:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7008
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771963126841344