A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E O ESTEREÓTIPO EM RELAÇÃO A NEURODIVERSIDADE NO MEIO ACADÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOLSONI, Caroline Lopes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ANICETO, Beatriz Rocha, SILVA, Regiane Macuch da, BOLSONI, Ludmila Lopes
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3763
Resumo: A Neurodiversidade é um conceito recente que caracteriza uma classe de indivíduos com divergências neurais, como o autismo, TDAH, esquizofrenia, entre outros. Essas pessoas neuroatípicas fazem parte da sociedade, porém nem sempre são vistas e compreendidas da maneira adequada, o que pode implicar em perspectivas errôneas preconceituosas regidas de estereótipos. Esses estereótipos advém das representações sociais a respeito dessas pessoas e que podem variar segundo o contexto em que a sociedade se insere. Tendo em vista esses apontamentos, esse projeto objetiva compreender quais são essas representações sociais no âmbito acadêmico sobre pessoas neuroatípicas, logo, para que isso ocorra será utilizado um método qualitativo constituído de questionários semiestruturados nos quais se incluem a técnica TALP (Teoria de Associação Livre de Palavras).
id UNICESU -1_1ac63e8a8c016c3d020cca28c69b52fd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3763
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E O ESTEREÓTIPO EM RELAÇÃO A NEURODIVERSIDADE NO MEIO ACADÊMICOEnsino superiorNeurodiversidadeRepresentação socialA Neurodiversidade é um conceito recente que caracteriza uma classe de indivíduos com divergências neurais, como o autismo, TDAH, esquizofrenia, entre outros. Essas pessoas neuroatípicas fazem parte da sociedade, porém nem sempre são vistas e compreendidas da maneira adequada, o que pode implicar em perspectivas errôneas preconceituosas regidas de estereótipos. Esses estereótipos advém das representações sociais a respeito dessas pessoas e que podem variar segundo o contexto em que a sociedade se insere. Tendo em vista esses apontamentos, esse projeto objetiva compreender quais são essas representações sociais no âmbito acadêmico sobre pessoas neuroatípicas, logo, para que isso ocorra será utilizado um método qualitativo constituído de questionários semiestruturados nos quais se incluem a técnica TALP (Teoria de Associação Livre de Palavras).UniCesumar2020-01-02T20:07:27Z2020-01-02T20:07:27Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3763otherBOLSONI, Caroline LopesANICETO, Beatriz RochaSILVA, Regiane Macuch daBOLSONI, Ludmila Lopesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:46.317Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E O ESTEREÓTIPO EM RELAÇÃO A NEURODIVERSIDADE NO MEIO ACADÊMICO
title A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E O ESTEREÓTIPO EM RELAÇÃO A NEURODIVERSIDADE NO MEIO ACADÊMICO
spellingShingle A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E O ESTEREÓTIPO EM RELAÇÃO A NEURODIVERSIDADE NO MEIO ACADÊMICO
BOLSONI, Caroline Lopes
Ensino superior
Neurodiversidade
Representação social
title_short A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E O ESTEREÓTIPO EM RELAÇÃO A NEURODIVERSIDADE NO MEIO ACADÊMICO
title_full A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E O ESTEREÓTIPO EM RELAÇÃO A NEURODIVERSIDADE NO MEIO ACADÊMICO
title_fullStr A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E O ESTEREÓTIPO EM RELAÇÃO A NEURODIVERSIDADE NO MEIO ACADÊMICO
title_full_unstemmed A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E O ESTEREÓTIPO EM RELAÇÃO A NEURODIVERSIDADE NO MEIO ACADÊMICO
title_sort A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E O ESTEREÓTIPO EM RELAÇÃO A NEURODIVERSIDADE NO MEIO ACADÊMICO
author BOLSONI, Caroline Lopes
author_facet BOLSONI, Caroline Lopes
ANICETO, Beatriz Rocha
SILVA, Regiane Macuch da
BOLSONI, Ludmila Lopes
author_role author
author2 ANICETO, Beatriz Rocha
SILVA, Regiane Macuch da
BOLSONI, Ludmila Lopes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOLSONI, Caroline Lopes
ANICETO, Beatriz Rocha
SILVA, Regiane Macuch da
BOLSONI, Ludmila Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Neurodiversidade
Representação social
topic Ensino superior
Neurodiversidade
Representação social
dc.description.none.fl_txt_mv A Neurodiversidade é um conceito recente que caracteriza uma classe de indivíduos com divergências neurais, como o autismo, TDAH, esquizofrenia, entre outros. Essas pessoas neuroatípicas fazem parte da sociedade, porém nem sempre são vistas e compreendidas da maneira adequada, o que pode implicar em perspectivas errôneas preconceituosas regidas de estereótipos. Esses estereótipos advém das representações sociais a respeito dessas pessoas e que podem variar segundo o contexto em que a sociedade se insere. Tendo em vista esses apontamentos, esse projeto objetiva compreender quais são essas representações sociais no âmbito acadêmico sobre pessoas neuroatípicas, logo, para que isso ocorra será utilizado um método qualitativo constituído de questionários semiestruturados nos quais se incluem a técnica TALP (Teoria de Associação Livre de Palavras).
description A Neurodiversidade é um conceito recente que caracteriza uma classe de indivíduos com divergências neurais, como o autismo, TDAH, esquizofrenia, entre outros. Essas pessoas neuroatípicas fazem parte da sociedade, porém nem sempre são vistas e compreendidas da maneira adequada, o que pode implicar em perspectivas errôneas preconceituosas regidas de estereótipos. Esses estereótipos advém das representações sociais a respeito dessas pessoas e que podem variar segundo o contexto em que a sociedade se insere. Tendo em vista esses apontamentos, esse projeto objetiva compreender quais são essas representações sociais no âmbito acadêmico sobre pessoas neuroatípicas, logo, para que isso ocorra será utilizado um método qualitativo constituído de questionários semiestruturados nos quais se incluem a técnica TALP (Teoria de Associação Livre de Palavras).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-02T20:07:27Z
2020-01-02T20:07:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3763
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3763
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948626026102784