AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE Pereskia aculeata MILL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS FILHO, José Rivaldo dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FRASSON, Lorena Teixeira, SARTOR, Claudenice Francisca Providelo, MARTINS, Heber Amilcar
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3086
Resumo: Diversos fatores têm impulsionado a busca de novas drogas de origem vegetal, dentre elas a descoberta de drogas eficazes para o combate ao câncer, considerado o maior problema de saúde pública em diversos países, representando a segunda causa de morte no Brasil. Diante disto, Pereskia aculeata tem se mostrado promissora no campo fitoterapêutico, útil como ferramenta medicinal. O objetivo do trabalho é avaliar a atividade antitumoral de Pereskia aculeata Mill. A metodologia empregada será avaliar a atividade antitumoral sobre células tumorais de Walker-256, utilizando o duodeno e o jejuno de ratos adultos machos, da linhagem Wistar (Rattus norvegicus), variedade albinus. Os animais não tratados (grupos C e TW) receberão ração padrão balanceada Nuvilab enquanto nos animais tratados (grupos CG e TWG), a Pereskia aculeata será administrada por gavagem na dose de 2% e 5% de extrato bruto das folhas. Os resultados serão submetidos à análise estatística através dos programas Statistica 7.1 e GraphPad Prism 5.1, sendo expressos como média ± erro padrão. Para os dados quantitativos, será realizada análise de variância One-way ANOVA, seguida de Tukey. O nível de significância adotado foi de 5%. As micrografias serão preparadas usando o programa Adobe Photosho p 7.0. Tendo em vista a metodologia proposta, o presente trabalho procura mostrar o potencial antitumoral de Pereskia aculeata para a realização de futuras pesquisas, como formulações contendo extratos da mesma, para testar o que está sendo apresentado, assim como para obter outros dados relevantes na área da pesquisa.
id UNICESU -1_1d6ea326b2304cb51cb79c74eacfc9dc
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3086
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE Pereskia aculeata MILLCâncerFitoterápicoPotencial farmacológicoPereskia aculeataDiversos fatores têm impulsionado a busca de novas drogas de origem vegetal, dentre elas a descoberta de drogas eficazes para o combate ao câncer, considerado o maior problema de saúde pública em diversos países, representando a segunda causa de morte no Brasil. Diante disto, Pereskia aculeata tem se mostrado promissora no campo fitoterapêutico, útil como ferramenta medicinal. O objetivo do trabalho é avaliar a atividade antitumoral de Pereskia aculeata Mill. A metodologia empregada será avaliar a atividade antitumoral sobre células tumorais de Walker-256, utilizando o duodeno e o jejuno de ratos adultos machos, da linhagem Wistar (Rattus norvegicus), variedade albinus. Os animais não tratados (grupos C e TW) receberão ração padrão balanceada Nuvilab enquanto nos animais tratados (grupos CG e TWG), a Pereskia aculeata será administrada por gavagem na dose de 2% e 5% de extrato bruto das folhas. Os resultados serão submetidos à análise estatística através dos programas Statistica 7.1 e GraphPad Prism 5.1, sendo expressos como média ± erro padrão. Para os dados quantitativos, será realizada análise de variância One-way ANOVA, seguida de Tukey. O nível de significância adotado foi de 5%. As micrografias serão preparadas usando o programa Adobe Photosho p 7.0. Tendo em vista a metodologia proposta, o presente trabalho procura mostrar o potencial antitumoral de Pereskia aculeata para a realização de futuras pesquisas, como formulações contendo extratos da mesma, para testar o que está sendo apresentado, assim como para obter outros dados relevantes na área da pesquisa.UniCesumar2019-11-26T16:30:56Z2019-11-26T16:30:56Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3086otherSANTOS FILHO, José Rivaldo dosFRASSON, Lorena TeixeiraSARTOR, Claudenice Francisca ProvideloMARTINS, Heber Amilcarreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:10.493Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE Pereskia aculeata MILL
title AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE Pereskia aculeata MILL
spellingShingle AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE Pereskia aculeata MILL
SANTOS FILHO, José Rivaldo dos
Câncer
Fitoterápico
Potencial farmacológico
Pereskia aculeata
title_short AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE Pereskia aculeata MILL
title_full AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE Pereskia aculeata MILL
title_fullStr AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE Pereskia aculeata MILL
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE Pereskia aculeata MILL
title_sort AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE Pereskia aculeata MILL
author SANTOS FILHO, José Rivaldo dos
author_facet SANTOS FILHO, José Rivaldo dos
FRASSON, Lorena Teixeira
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
MARTINS, Heber Amilcar
author_role author
author2 FRASSON, Lorena Teixeira
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
MARTINS, Heber Amilcar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS FILHO, José Rivaldo dos
FRASSON, Lorena Teixeira
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
MARTINS, Heber Amilcar
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer
Fitoterápico
Potencial farmacológico
Pereskia aculeata
topic Câncer
Fitoterápico
Potencial farmacológico
Pereskia aculeata
dc.description.none.fl_txt_mv Diversos fatores têm impulsionado a busca de novas drogas de origem vegetal, dentre elas a descoberta de drogas eficazes para o combate ao câncer, considerado o maior problema de saúde pública em diversos países, representando a segunda causa de morte no Brasil. Diante disto, Pereskia aculeata tem se mostrado promissora no campo fitoterapêutico, útil como ferramenta medicinal. O objetivo do trabalho é avaliar a atividade antitumoral de Pereskia aculeata Mill. A metodologia empregada será avaliar a atividade antitumoral sobre células tumorais de Walker-256, utilizando o duodeno e o jejuno de ratos adultos machos, da linhagem Wistar (Rattus norvegicus), variedade albinus. Os animais não tratados (grupos C e TW) receberão ração padrão balanceada Nuvilab enquanto nos animais tratados (grupos CG e TWG), a Pereskia aculeata será administrada por gavagem na dose de 2% e 5% de extrato bruto das folhas. Os resultados serão submetidos à análise estatística através dos programas Statistica 7.1 e GraphPad Prism 5.1, sendo expressos como média ± erro padrão. Para os dados quantitativos, será realizada análise de variância One-way ANOVA, seguida de Tukey. O nível de significância adotado foi de 5%. As micrografias serão preparadas usando o programa Adobe Photosho p 7.0. Tendo em vista a metodologia proposta, o presente trabalho procura mostrar o potencial antitumoral de Pereskia aculeata para a realização de futuras pesquisas, como formulações contendo extratos da mesma, para testar o que está sendo apresentado, assim como para obter outros dados relevantes na área da pesquisa.
description Diversos fatores têm impulsionado a busca de novas drogas de origem vegetal, dentre elas a descoberta de drogas eficazes para o combate ao câncer, considerado o maior problema de saúde pública em diversos países, representando a segunda causa de morte no Brasil. Diante disto, Pereskia aculeata tem se mostrado promissora no campo fitoterapêutico, útil como ferramenta medicinal. O objetivo do trabalho é avaliar a atividade antitumoral de Pereskia aculeata Mill. A metodologia empregada será avaliar a atividade antitumoral sobre células tumorais de Walker-256, utilizando o duodeno e o jejuno de ratos adultos machos, da linhagem Wistar (Rattus norvegicus), variedade albinus. Os animais não tratados (grupos C e TW) receberão ração padrão balanceada Nuvilab enquanto nos animais tratados (grupos CG e TWG), a Pereskia aculeata será administrada por gavagem na dose de 2% e 5% de extrato bruto das folhas. Os resultados serão submetidos à análise estatística através dos programas Statistica 7.1 e GraphPad Prism 5.1, sendo expressos como média ± erro padrão. Para os dados quantitativos, será realizada análise de variância One-way ANOVA, seguida de Tukey. O nível de significância adotado foi de 5%. As micrografias serão preparadas usando o programa Adobe Photosho p 7.0. Tendo em vista a metodologia proposta, o presente trabalho procura mostrar o potencial antitumoral de Pereskia aculeata para a realização de futuras pesquisas, como formulações contendo extratos da mesma, para testar o que está sendo apresentado, assim como para obter outros dados relevantes na área da pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-26T16:30:56Z
2019-11-26T16:30:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3086
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3086
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948585653829632