Conhecimento dos profissionais de saúde de um Município do Paraná sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massulo, Andressa Caroline
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Scarano, Janine Knabach
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/639
Resumo: Artigo apresentado ao curso de graduação em Enfermagem da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel(a) em enfermagem, sob a orientação da Profª Me. Viviane Sousa Oliveira.
id UNICESU -1_1da6485e7e333cfca3c8ba2956068956
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/639
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling Conhecimento dos profissionais de saúde de um Município do Paraná sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)EmergênciaServiços Médicos de EmergênciaRelações InterpessoaisArtigo apresentado ao curso de graduação em Enfermagem da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel(a) em enfermagem, sob a orientação da Profª Me. Viviane Sousa Oliveira.NTRODUÇÃO: Com o aumento dos incidentes de trânsito e hostilidades, observase a falta de entendimento de alguns profissionais da saúde nas situações de urgência e emergência e a diferenciação das mesmas. OBJETIVOS: Avaliar o conhecimento dos profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS); METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento descritivo e exploratório. O cenário de pesquisa foi o posto de serviço hospitalar e o serviço de APS de um município de pequeno porte populacional localizado na região noroeste do Paraná. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais enfermeiros, técnicos em enfermagem que atuam nesses serviços. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista gravada orientada por um roteiro semiestruturado. RESULTADO: Das doze pessoas entrevistadas, 9% é homem e 91% é mulher com idades entre 32 e 60 anos. Quanto à formação 8% é enfermeiro, 50% é técnico em enfermagem e 42% é auxiliar de enfermagem. A análise dos dados possibilitou o desenvolvimento de três categorias: Estranheza sobre o assunto urgência e emergência; Dificuldade/resistência de participar de treinamentos; Falta de recursos humanos e materiais. CONCLUSÃO: Os resultados demonstraram grande estranheza por parte dos profissionais da equipe de enfermagem frente às situações de urgência e emergência. Tal situação é agravada pela ausência de atualizações e protocolos de atendimento, fatores que somados a falta de estrutura física e de materiais prejudicam, o atendimento do paciente. Assim, percebe-se que o investimento em educação continuada, espaço físico adequado e recursos materiais e humanos são essenciais para a qualificação desses profissionais.Unicesumar2019-01-30T16:14:46Z2019-01-30T16:14:46Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/639otherMassulo, Andressa CarolineScarano, Janine Knabachreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:40.021Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento dos profissionais de saúde de um Município do Paraná sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
title Conhecimento dos profissionais de saúde de um Município do Paraná sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
spellingShingle Conhecimento dos profissionais de saúde de um Município do Paraná sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Massulo, Andressa Caroline
Emergência
Serviços Médicos de Emergência
Relações Interpessoais
title_short Conhecimento dos profissionais de saúde de um Município do Paraná sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
title_full Conhecimento dos profissionais de saúde de um Município do Paraná sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
title_fullStr Conhecimento dos profissionais de saúde de um Município do Paraná sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
title_full_unstemmed Conhecimento dos profissionais de saúde de um Município do Paraná sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
title_sort Conhecimento dos profissionais de saúde de um Município do Paraná sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
author Massulo, Andressa Caroline
author_facet Massulo, Andressa Caroline
Scarano, Janine Knabach
author_role author
author2 Scarano, Janine Knabach
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massulo, Andressa Caroline
Scarano, Janine Knabach
dc.subject.por.fl_str_mv Emergência
Serviços Médicos de Emergência
Relações Interpessoais
topic Emergência
Serviços Médicos de Emergência
Relações Interpessoais
dc.description.none.fl_txt_mv Artigo apresentado ao curso de graduação em Enfermagem da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel(a) em enfermagem, sob a orientação da Profª Me. Viviane Sousa Oliveira.
NTRODUÇÃO: Com o aumento dos incidentes de trânsito e hostilidades, observase a falta de entendimento de alguns profissionais da saúde nas situações de urgência e emergência e a diferenciação das mesmas. OBJETIVOS: Avaliar o conhecimento dos profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS); METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento descritivo e exploratório. O cenário de pesquisa foi o posto de serviço hospitalar e o serviço de APS de um município de pequeno porte populacional localizado na região noroeste do Paraná. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais enfermeiros, técnicos em enfermagem que atuam nesses serviços. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista gravada orientada por um roteiro semiestruturado. RESULTADO: Das doze pessoas entrevistadas, 9% é homem e 91% é mulher com idades entre 32 e 60 anos. Quanto à formação 8% é enfermeiro, 50% é técnico em enfermagem e 42% é auxiliar de enfermagem. A análise dos dados possibilitou o desenvolvimento de três categorias: Estranheza sobre o assunto urgência e emergência; Dificuldade/resistência de participar de treinamentos; Falta de recursos humanos e materiais. CONCLUSÃO: Os resultados demonstraram grande estranheza por parte dos profissionais da equipe de enfermagem frente às situações de urgência e emergência. Tal situação é agravada pela ausência de atualizações e protocolos de atendimento, fatores que somados a falta de estrutura física e de materiais prejudicam, o atendimento do paciente. Assim, percebe-se que o investimento em educação continuada, espaço físico adequado e recursos materiais e humanos são essenciais para a qualificação desses profissionais.
description Artigo apresentado ao curso de graduação em Enfermagem da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel(a) em enfermagem, sob a orientação da Profª Me. Viviane Sousa Oliveira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12
2019-01-30T16:14:46Z
2019-01-30T16:14:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/639
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/639
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948588034097152