ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palaoro, Greyze Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, Pamela, Oliveira, Verônica Rosemary de, Malacarne, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1587
Resumo: Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca do processo de construção social do papel assumido pelo ambiente escolar. É nesse espaço que a maioria das pessoas passam longos anos de sua vida, e nas discussões pertinentes à educação a arquitetura escolar nem sempre este presente. Na maioria das vezes, realizam-se pesquisas que abrangem metodologia, formação de professores, material didático, avaliação, entre outros, enquanto que as questões referentes ao espaço escolar são deixadas em segundo plano. Com objetivo de conhecer um pouco mais sobre a influência da arquitetura escolar no processo de aprendizagem dos alunos, buscou-se levantar o processo de evolução do ambiente escolar e suas atribuições no aprendizado dos alunos na realidade escolar brasileira. Nesta perspectiva foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam do histórico da arquitetura escolar, para reconhecer as transformações pelas quais está passou durante os séculos. Percebemos que a relação da arquitetura escolar está intimamente ligada às questões sociais, favorecendo a uma determinada classe social. Outro aspecto relevante, é que, mesmo tendo uma demanda crescente, devido ao aumento populacional, a busca por suprir o número de vagas nas escolas, fez com que os aspectos arquitetônicos, relevantes ao aprendizado, fossem deixados de lado, dando lugar ao improviso na implantação de escolas sendo, esta realidade, algo ainda presente.
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