PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mioto, Silvia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rosa, Rosani Saleti da, Oyama, Tsugie Kawano, Souza, Anderson Wesley de Lima
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2474
Resumo: O presente estudo trata dos desafios e contradições intrínsecas ao desenvolvimento da prática profissional socioeducativa. O objetivo geral é estudar o processo de ensino e aprendizagem na socioeducação visando à compreensão da realidade destes educandos, no sentido de estabelecer estratégias de intervenção para o professor na privação de liberdade enquanto mediador de conflitos. Abordando os limites e as possibilidades de desenvolvimento de uma prática profissional de educação para o convívio social que promova a autonomia e fortaleça as relações interpessoais entre os sujeitos, bem como deve ser a ação do educador no cotidiano da socioeducação e a superação do estereótipo do educando. A intervenção pedagógica do professor na socioeducação é realizada através da modalidade de ensino EJA – Educação de Jovens e Adultos conforme estipulada pela Constituição Federal. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e documental de leis e normativas internacionais por meio da análise qualitativa e quantitativa. A conclusão afirma que as leis que fundamentam o atendimento dos adolescentes em privação de liberdade têm como premissa em seu trabalho a real possibilidade em fazer com que o educando seja capaz de conduzir-se a uma formação integral, pois não são privados em desenvolver suas possibilidades físicas, intelectuais e culturais. No intuito de atender e formar o adolescente autor de atos infracionais, o educador deve ser um orientador e um motivador para a aprendizagem, deixando margens às atividades complementares da socioeducação, que devem incluir e ultrapassar a dimensão da educação geral e profissional.
id UNICESU -1_1e8411a160842b6c708f326088ae26b6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2474
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃOAprendizagemEducandoProfessorSocieducaçãoO presente estudo trata dos desafios e contradições intrínsecas ao desenvolvimento da prática profissional socioeducativa. O objetivo geral é estudar o processo de ensino e aprendizagem na socioeducação visando à compreensão da realidade destes educandos, no sentido de estabelecer estratégias de intervenção para o professor na privação de liberdade enquanto mediador de conflitos. Abordando os limites e as possibilidades de desenvolvimento de uma prática profissional de educação para o convívio social que promova a autonomia e fortaleça as relações interpessoais entre os sujeitos, bem como deve ser a ação do educador no cotidiano da socioeducação e a superação do estereótipo do educando. A intervenção pedagógica do professor na socioeducação é realizada através da modalidade de ensino EJA – Educação de Jovens e Adultos conforme estipulada pela Constituição Federal. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e documental de leis e normativas internacionais por meio da análise qualitativa e quantitativa. A conclusão afirma que as leis que fundamentam o atendimento dos adolescentes em privação de liberdade têm como premissa em seu trabalho a real possibilidade em fazer com que o educando seja capaz de conduzir-se a uma formação integral, pois não são privados em desenvolver suas possibilidades físicas, intelectuais e culturais. No intuito de atender e formar o adolescente autor de atos infracionais, o educador deve ser um orientador e um motivador para a aprendizagem, deixando margens às atividades complementares da socioeducação, que devem incluir e ultrapassar a dimensão da educação geral e profissional.Unicesumar2019-09-13T13:25:32Z2019-09-13T13:25:32Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2474otherMioto, SilviaRosa, Rosani Saleti daOyama, Tsugie KawanoSouza, Anderson Wesley de Limareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:26Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:38.719Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO
title PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO
spellingShingle PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO
Mioto, Silvia
Aprendizagem
Educando
Professor
Socieducação
title_short PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO
title_full PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO
title_fullStr PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO
title_full_unstemmed PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO
title_sort PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO
author Mioto, Silvia
author_facet Mioto, Silvia
Rosa, Rosani Saleti da
Oyama, Tsugie Kawano
Souza, Anderson Wesley de Lima
author_role author
author2 Rosa, Rosani Saleti da
Oyama, Tsugie Kawano
Souza, Anderson Wesley de Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mioto, Silvia
Rosa, Rosani Saleti da
Oyama, Tsugie Kawano
Souza, Anderson Wesley de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educando
Professor
Socieducação
topic Aprendizagem
Educando
Professor
Socieducação
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo trata dos desafios e contradições intrínsecas ao desenvolvimento da prática profissional socioeducativa. O objetivo geral é estudar o processo de ensino e aprendizagem na socioeducação visando à compreensão da realidade destes educandos, no sentido de estabelecer estratégias de intervenção para o professor na privação de liberdade enquanto mediador de conflitos. Abordando os limites e as possibilidades de desenvolvimento de uma prática profissional de educação para o convívio social que promova a autonomia e fortaleça as relações interpessoais entre os sujeitos, bem como deve ser a ação do educador no cotidiano da socioeducação e a superação do estereótipo do educando. A intervenção pedagógica do professor na socioeducação é realizada através da modalidade de ensino EJA – Educação de Jovens e Adultos conforme estipulada pela Constituição Federal. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e documental de leis e normativas internacionais por meio da análise qualitativa e quantitativa. A conclusão afirma que as leis que fundamentam o atendimento dos adolescentes em privação de liberdade têm como premissa em seu trabalho a real possibilidade em fazer com que o educando seja capaz de conduzir-se a uma formação integral, pois não são privados em desenvolver suas possibilidades físicas, intelectuais e culturais. No intuito de atender e formar o adolescente autor de atos infracionais, o educador deve ser um orientador e um motivador para a aprendizagem, deixando margens às atividades complementares da socioeducação, que devem incluir e ultrapassar a dimensão da educação geral e profissional.
description O presente estudo trata dos desafios e contradições intrínsecas ao desenvolvimento da prática profissional socioeducativa. O objetivo geral é estudar o processo de ensino e aprendizagem na socioeducação visando à compreensão da realidade destes educandos, no sentido de estabelecer estratégias de intervenção para o professor na privação de liberdade enquanto mediador de conflitos. Abordando os limites e as possibilidades de desenvolvimento de uma prática profissional de educação para o convívio social que promova a autonomia e fortaleça as relações interpessoais entre os sujeitos, bem como deve ser a ação do educador no cotidiano da socioeducação e a superação do estereótipo do educando. A intervenção pedagógica do professor na socioeducação é realizada através da modalidade de ensino EJA – Educação de Jovens e Adultos conforme estipulada pela Constituição Federal. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e documental de leis e normativas internacionais por meio da análise qualitativa e quantitativa. A conclusão afirma que as leis que fundamentam o atendimento dos adolescentes em privação de liberdade têm como premissa em seu trabalho a real possibilidade em fazer com que o educando seja capaz de conduzir-se a uma formação integral, pois não são privados em desenvolver suas possibilidades físicas, intelectuais e culturais. No intuito de atender e formar o adolescente autor de atos infracionais, o educador deve ser um orientador e um motivador para a aprendizagem, deixando margens às atividades complementares da socioeducação, que devem incluir e ultrapassar a dimensão da educação geral e profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T13:25:32Z
2019-09-13T13:25:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2474
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2474
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948614213894144