PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2474 |
Resumo: | O presente estudo trata dos desafios e contradições intrínsecas ao desenvolvimento da prática profissional socioeducativa. O objetivo geral é estudar o processo de ensino e aprendizagem na socioeducação visando à compreensão da realidade destes educandos, no sentido de estabelecer estratégias de intervenção para o professor na privação de liberdade enquanto mediador de conflitos. Abordando os limites e as possibilidades de desenvolvimento de uma prática profissional de educação para o convívio social que promova a autonomia e fortaleça as relações interpessoais entre os sujeitos, bem como deve ser a ação do educador no cotidiano da socioeducação e a superação do estereótipo do educando. A intervenção pedagógica do professor na socioeducação é realizada através da modalidade de ensino EJA – Educação de Jovens e Adultos conforme estipulada pela Constituição Federal. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e documental de leis e normativas internacionais por meio da análise qualitativa e quantitativa. A conclusão afirma que as leis que fundamentam o atendimento dos adolescentes em privação de liberdade têm como premissa em seu trabalho a real possibilidade em fazer com que o educando seja capaz de conduzir-se a uma formação integral, pois não são privados em desenvolver suas possibilidades físicas, intelectuais e culturais. No intuito de atender e formar o adolescente autor de atos infracionais, o educador deve ser um orientador e um motivador para a aprendizagem, deixando margens às atividades complementares da socioeducação, que devem incluir e ultrapassar a dimensão da educação geral e profissional. |
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