O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rejane Rodrigues da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: RODRIGUES, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7670
Resumo: Neste trabalho pretende-se fazer uma reflexão a respeito do ensino na era da tecnologia, aplicando como elemento de materialização das possibilidades de emprego das várias linguagens e da tecnologia, o hipertexto. Hipertexto é caracterizado como um suporte lingüistíco - semiótico utilizado para interações através do computador. Configura-se em forma de texto verbal e é ligado em forma de teia a vários outros textos, traçando uma rede infindável de conexões. Objetiva-se fazer uma reflexão a respeito do hipertexto, suas possibilidades e sobre as transformações que pode causar no ensino e na aprendizagem. Utilizamos como metodologia a análise qualitativa desta forma textual internética. Os resultados evidenciaram os seguintes pontos de análise do hipertexto:- Apresenta-se como um novo veículo para transmissão do saber de todas as áreas; - O hipertexto mostra-se como uma criação conjunta entre o seu autor e seu leitor. - A leitura torna-se associativa e não linear de acordo com as informações que lhe parecem mais importantes - Leitura não mais pautada apenas no formato verbal, mas também em imagens,sons que ampliam os significados do seu conteúdo, dando uma nova dimensão ao ato da leitura. - Maior autonomia para o aluno ajudar a construir seu aprendizado, através de um link pode-se acessar imagens, ler a descrição verbal, traçar seu trajeto de pesquisa; Constata-se com o estudo: - Aumento da responsabilidade do leitor perante o texto; - Funciona como um agente colaborador da criatividade, da transmissão de informações e de desenvolvimento de novas maneiras de se aprender; - Possibilita a divisão de um texto em partes coerentes e relativamente curtas, auxiliando o educando na organização e compreensão dos sentidos do texto. - Traz o lúdico para o espaço escolar; - Mostra-se como fator de motivação e receptividade; - Devem ser claros os objetivos de se incluir a utilização do computador ou hipertexto na escola, pois eles em si mesmos não produzem uma mudança no ensino; - Serve como instrumento para melhoria da qualidade de ensino, não resolvendo sozinho o problema de aprendizagem.
id UNICESU -1_2165544d9a39ac713527cce36b163912
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7670
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONALTecnologiaEnsinoLeituraNeste trabalho pretende-se fazer uma reflexão a respeito do ensino na era da tecnologia, aplicando como elemento de materialização das possibilidades de emprego das várias linguagens e da tecnologia, o hipertexto. Hipertexto é caracterizado como um suporte lingüistíco - semiótico utilizado para interações através do computador. Configura-se em forma de texto verbal e é ligado em forma de teia a vários outros textos, traçando uma rede infindável de conexões. Objetiva-se fazer uma reflexão a respeito do hipertexto, suas possibilidades e sobre as transformações que pode causar no ensino e na aprendizagem. Utilizamos como metodologia a análise qualitativa desta forma textual internética. Os resultados evidenciaram os seguintes pontos de análise do hipertexto:- Apresenta-se como um novo veículo para transmissão do saber de todas as áreas; - O hipertexto mostra-se como uma criação conjunta entre o seu autor e seu leitor. - A leitura torna-se associativa e não linear de acordo com as informações que lhe parecem mais importantes - Leitura não mais pautada apenas no formato verbal, mas também em imagens,sons que ampliam os significados do seu conteúdo, dando uma nova dimensão ao ato da leitura. - Maior autonomia para o aluno ajudar a construir seu aprendizado, através de um link pode-se acessar imagens, ler a descrição verbal, traçar seu trajeto de pesquisa; Constata-se com o estudo: - Aumento da responsabilidade do leitor perante o texto; - Funciona como um agente colaborador da criatividade, da transmissão de informações e de desenvolvimento de novas maneiras de se aprender; - Possibilita a divisão de um texto em partes coerentes e relativamente curtas, auxiliando o educando na organização e compreensão dos sentidos do texto. - Traz o lúdico para o espaço escolar; - Mostra-se como fator de motivação e receptividade; - Devem ser claros os objetivos de se incluir a utilização do computador ou hipertexto na escola, pois eles em si mesmos não produzem uma mudança no ensino; - Serve como instrumento para melhoria da qualidade de ensino, não resolvendo sozinho o problema de aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-17T11:44:35Z2005-10-192021-02-17T11:44:35Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7670porSILVA, Rejane Rodrigues daRODRIGUES, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-18T06:02:02ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
title O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
spellingShingle O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
SILVA, Rejane Rodrigues da
Tecnologia
Ensino
Leitura
title_short O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
title_full O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
title_fullStr O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
title_full_unstemmed O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
title_sort O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
author SILVA, Rejane Rodrigues da
author_facet SILVA, Rejane Rodrigues da
RODRIGUES, Simone
author_role author
author2 RODRIGUES, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rejane Rodrigues da
RODRIGUES, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Ensino
Leitura
topic Tecnologia
Ensino
Leitura
description Neste trabalho pretende-se fazer uma reflexão a respeito do ensino na era da tecnologia, aplicando como elemento de materialização das possibilidades de emprego das várias linguagens e da tecnologia, o hipertexto. Hipertexto é caracterizado como um suporte lingüistíco - semiótico utilizado para interações através do computador. Configura-se em forma de texto verbal e é ligado em forma de teia a vários outros textos, traçando uma rede infindável de conexões. Objetiva-se fazer uma reflexão a respeito do hipertexto, suas possibilidades e sobre as transformações que pode causar no ensino e na aprendizagem. Utilizamos como metodologia a análise qualitativa desta forma textual internética. Os resultados evidenciaram os seguintes pontos de análise do hipertexto:- Apresenta-se como um novo veículo para transmissão do saber de todas as áreas; - O hipertexto mostra-se como uma criação conjunta entre o seu autor e seu leitor. - A leitura torna-se associativa e não linear de acordo com as informações que lhe parecem mais importantes - Leitura não mais pautada apenas no formato verbal, mas também em imagens,sons que ampliam os significados do seu conteúdo, dando uma nova dimensão ao ato da leitura. - Maior autonomia para o aluno ajudar a construir seu aprendizado, através de um link pode-se acessar imagens, ler a descrição verbal, traçar seu trajeto de pesquisa; Constata-se com o estudo: - Aumento da responsabilidade do leitor perante o texto; - Funciona como um agente colaborador da criatividade, da transmissão de informações e de desenvolvimento de novas maneiras de se aprender; - Possibilita a divisão de um texto em partes coerentes e relativamente curtas, auxiliando o educando na organização e compreensão dos sentidos do texto. - Traz o lúdico para o espaço escolar; - Mostra-se como fator de motivação e receptividade; - Devem ser claros os objetivos de se incluir a utilização do computador ou hipertexto na escola, pois eles em si mesmos não produzem uma mudança no ensino; - Serve como instrumento para melhoria da qualidade de ensino, não resolvendo sozinho o problema de aprendizagem.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-17T11:44:35Z
2021-02-17T11:44:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7670
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771959905615872