ESTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DO CITRUS TRISTEZA VÍRUS EM PLANTAS DE LARANJA ‘PÊRA’, AVALIADO PELA ANÁLISE SSCP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Larissa Siqueira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: SOUZA, Inaiara de, ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves, NOCCHI, Paula Thais Requena, ZANUTTO, Carlos Alexa ndre, NUNES, William Mário de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4477
Resumo: O Citrus tristeza virus (CTV), agente causal da tristeza dos citros, é um Closterovirus que existe como um complexo de isolados que diferem nas suas propriedades biológicas e imunológicas e induzem variados sintomas. Múltiplas inoculações do vírus pelo afídeo vetor e a movimentação de material infectado com isolados severos entre as regiões citrícolas, favorecem a disseminação da virose e promovem ocorrência de mutações e recombinações gênicas. Essas modificações podem afetar a estabilidade e a variabilidade genética do complexo viral dentro do hospedeiro. O presente estudo teve como objetivo investigar a estabilidade por padrão de bandas geradas por SSCP (Single Strand Conformational Polymorphism), do gene da proteína do capsídeo do CTV, nos diferentes quadrantes de plantas selecionadas, ao longo do tempo. Os resultados obtidos apontaram uma manutenção dos perfis eletroforéticos dos padrões SSCP das amostras obtidas nos quadrantes e no topo de cada uma das plantas analisadas ao longo do tempo indicando estabilidade do complexo viral dentro da planta. Entretanto diferenças nos padrões SSCP foram encontradas ao comparar os padrões obtidos entre as plantas analisadas, fato provavelmente resultante da transmissão de diversos haplótipos de CTV por afídeos ocasionando variações nas populações de RNA do CTV.
id UNICESU -1_223cbab42491e5d6d3a4ed69bb4812e7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4477
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DO CITRUS TRISTEZA VÍRUS EM PLANTAS DE LARANJA ‘PÊRA’, AVALIADO PELA ANÁLISE SSCP.Citrus sinensisHaplótiposVírusTristeza dos citrosO Citrus tristeza virus (CTV), agente causal da tristeza dos citros, é um Closterovirus que existe como um complexo de isolados que diferem nas suas propriedades biológicas e imunológicas e induzem variados sintomas. Múltiplas inoculações do vírus pelo afídeo vetor e a movimentação de material infectado com isolados severos entre as regiões citrícolas, favorecem a disseminação da virose e promovem ocorrência de mutações e recombinações gênicas. Essas modificações podem afetar a estabilidade e a variabilidade genética do complexo viral dentro do hospedeiro. O presente estudo teve como objetivo investigar a estabilidade por padrão de bandas geradas por SSCP (Single Strand Conformational Polymorphism), do gene da proteína do capsídeo do CTV, nos diferentes quadrantes de plantas selecionadas, ao longo do tempo. Os resultados obtidos apontaram uma manutenção dos perfis eletroforéticos dos padrões SSCP das amostras obtidas nos quadrantes e no topo de cada uma das plantas analisadas ao longo do tempo indicando estabilidade do complexo viral dentro da planta. Entretanto diferenças nos padrões SSCP foram encontradas ao comparar os padrões obtidos entre as plantas analisadas, fato provavelmente resultante da transmissão de diversos haplótipos de CTV por afídeos ocasionando variações nas populações de RNA do CTV.UniCesumar2020-01-21T19:59:38Z2020-01-21T19:59:38Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4477otherSOARES, Larissa SiqueiraSOUZA, Inaiara deZULIANI, Aline Maria Orbolato GonçalvesNOCCHI, Paula Thais RequenaZANUTTO, Carlos Alexa ndreNUNES, William Mário de Carvalhoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:47Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:54.88Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DO CITRUS TRISTEZA VÍRUS EM PLANTAS DE LARANJA ‘PÊRA’, AVALIADO PELA ANÁLISE SSCP.
title ESTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DO CITRUS TRISTEZA VÍRUS EM PLANTAS DE LARANJA ‘PÊRA’, AVALIADO PELA ANÁLISE SSCP.
spellingShingle ESTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DO CITRUS TRISTEZA VÍRUS EM PLANTAS DE LARANJA ‘PÊRA’, AVALIADO PELA ANÁLISE SSCP.
SOARES, Larissa Siqueira
Citrus sinensis
Haplótipos
Vírus
Tristeza dos citros
title_short ESTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DO CITRUS TRISTEZA VÍRUS EM PLANTAS DE LARANJA ‘PÊRA’, AVALIADO PELA ANÁLISE SSCP.
title_full ESTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DO CITRUS TRISTEZA VÍRUS EM PLANTAS DE LARANJA ‘PÊRA’, AVALIADO PELA ANÁLISE SSCP.
title_fullStr ESTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DO CITRUS TRISTEZA VÍRUS EM PLANTAS DE LARANJA ‘PÊRA’, AVALIADO PELA ANÁLISE SSCP.
title_full_unstemmed ESTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DO CITRUS TRISTEZA VÍRUS EM PLANTAS DE LARANJA ‘PÊRA’, AVALIADO PELA ANÁLISE SSCP.
title_sort ESTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DO CITRUS TRISTEZA VÍRUS EM PLANTAS DE LARANJA ‘PÊRA’, AVALIADO PELA ANÁLISE SSCP.
author SOARES, Larissa Siqueira
author_facet SOARES, Larissa Siqueira
SOUZA, Inaiara de
ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
NOCCHI, Paula Thais Requena
ZANUTTO, Carlos Alexa ndre
NUNES, William Mário de Carvalho
author_role author
author2 SOUZA, Inaiara de
ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
NOCCHI, Paula Thais Requena
ZANUTTO, Carlos Alexa ndre
NUNES, William Mário de Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Larissa Siqueira
SOUZA, Inaiara de
ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
NOCCHI, Paula Thais Requena
ZANUTTO, Carlos Alexa ndre
NUNES, William Mário de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Citrus sinensis
Haplótipos
Vírus
Tristeza dos citros
topic Citrus sinensis
Haplótipos
Vírus
Tristeza dos citros
dc.description.none.fl_txt_mv O Citrus tristeza virus (CTV), agente causal da tristeza dos citros, é um Closterovirus que existe como um complexo de isolados que diferem nas suas propriedades biológicas e imunológicas e induzem variados sintomas. Múltiplas inoculações do vírus pelo afídeo vetor e a movimentação de material infectado com isolados severos entre as regiões citrícolas, favorecem a disseminação da virose e promovem ocorrência de mutações e recombinações gênicas. Essas modificações podem afetar a estabilidade e a variabilidade genética do complexo viral dentro do hospedeiro. O presente estudo teve como objetivo investigar a estabilidade por padrão de bandas geradas por SSCP (Single Strand Conformational Polymorphism), do gene da proteína do capsídeo do CTV, nos diferentes quadrantes de plantas selecionadas, ao longo do tempo. Os resultados obtidos apontaram uma manutenção dos perfis eletroforéticos dos padrões SSCP das amostras obtidas nos quadrantes e no topo de cada uma das plantas analisadas ao longo do tempo indicando estabilidade do complexo viral dentro da planta. Entretanto diferenças nos padrões SSCP foram encontradas ao comparar os padrões obtidos entre as plantas analisadas, fato provavelmente resultante da transmissão de diversos haplótipos de CTV por afídeos ocasionando variações nas populações de RNA do CTV.
description O Citrus tristeza virus (CTV), agente causal da tristeza dos citros, é um Closterovirus que existe como um complexo de isolados que diferem nas suas propriedades biológicas e imunológicas e induzem variados sintomas. Múltiplas inoculações do vírus pelo afídeo vetor e a movimentação de material infectado com isolados severos entre as regiões citrícolas, favorecem a disseminação da virose e promovem ocorrência de mutações e recombinações gênicas. Essas modificações podem afetar a estabilidade e a variabilidade genética do complexo viral dentro do hospedeiro. O presente estudo teve como objetivo investigar a estabilidade por padrão de bandas geradas por SSCP (Single Strand Conformational Polymorphism), do gene da proteína do capsídeo do CTV, nos diferentes quadrantes de plantas selecionadas, ao longo do tempo. Os resultados obtidos apontaram uma manutenção dos perfis eletroforéticos dos padrões SSCP das amostras obtidas nos quadrantes e no topo de cada uma das plantas analisadas ao longo do tempo indicando estabilidade do complexo viral dentro da planta. Entretanto diferenças nos padrões SSCP foram encontradas ao comparar os padrões obtidos entre as plantas analisadas, fato provavelmente resultante da transmissão de diversos haplótipos de CTV por afídeos ocasionando variações nas populações de RNA do CTV.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-21T19:59:38Z
2020-01-21T19:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4477
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4477
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948639236063232