Propriedade funcionais do Hibiscus Sabdariffa, aplicações clínicas e contraindicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Giovana Sabriny
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/842
Resumo: Artigo apresentado ao curso de graduação em Nutrição da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel(a) em Nutrição, sob a orientação da Prof. Dra. Karine Zanoli Bernuci.
id UNICESU -1_237c725fa7e4c79de9d2b654b8469a1a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/842
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling Propriedade funcionais do Hibiscus Sabdariffa, aplicações clínicas e contraindicaçõesHibiscoAlimento funcionalAntioxidanteFlavonoidesAntocianinaArtigo apresentado ao curso de graduação em Nutrição da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel(a) em Nutrição, sob a orientação da Prof. Dra. Karine Zanoli Bernuci.O chá é hoje considerado a segunda bebida mais consumida no mundo, deixando a água em primeiro lugar. O hibisco (Hibiscus sabdariffa) é uma flor e seu chá é consumido devido a diversas propriedades funcionais comprovadas cientificamente. É rico em substâncias antioxidantes, que são importantes por combater o estresse oxidativo decorrente do acúmulo de radicais livres no organismo humano. O uso de Hibiscus sabdariffa se torna crescente dia após dia, sendo utilizado no tratamento do colesterol, hipertensão arterial, doenças bacterianas e principalmente no emagrecimento. O presente trabalho teve o objetivo de realizar uma revisão da literatura sobre os benefícios funcionais do Hibiscus sabdariffa na saúde humana, para tal foram realizadas pesquisas e consultas de artigos científicos nas seguintes plataformas: Scielo, Plataforma Ebsco, bibliotecas virtuais, páginas da organização mundial da saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conclui-se através dessa revisão que a utilização de Hibiscus sabdariffa pode contribuir como um importante auxiliador no controle de diversas patologias como obesidade, colesterol alto, hipertensão, entre outras. Porém há uma necessidade de intensificar ainda mais estudos para real comprovação de efeitos terapêuticos, além de definir as melhores doses a serem utilizadas de acordo com cada patologia.Unicesumar2019-04-09T12:28:26Z2019-04-09T12:28:26Z2018-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/842otherCarvalho, Giovana Sabrinyreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:37Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:38.716Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Propriedade funcionais do Hibiscus Sabdariffa, aplicações clínicas e contraindicações
title Propriedade funcionais do Hibiscus Sabdariffa, aplicações clínicas e contraindicações
spellingShingle Propriedade funcionais do Hibiscus Sabdariffa, aplicações clínicas e contraindicações
Carvalho, Giovana Sabriny
Hibisco
Alimento funcional
Antioxidante
Flavonoides
Antocianina
title_short Propriedade funcionais do Hibiscus Sabdariffa, aplicações clínicas e contraindicações
title_full Propriedade funcionais do Hibiscus Sabdariffa, aplicações clínicas e contraindicações
title_fullStr Propriedade funcionais do Hibiscus Sabdariffa, aplicações clínicas e contraindicações
title_full_unstemmed Propriedade funcionais do Hibiscus Sabdariffa, aplicações clínicas e contraindicações
title_sort Propriedade funcionais do Hibiscus Sabdariffa, aplicações clínicas e contraindicações
author Carvalho, Giovana Sabriny
author_facet Carvalho, Giovana Sabriny
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Giovana Sabriny
dc.subject.por.fl_str_mv Hibisco
Alimento funcional
Antioxidante
Flavonoides
Antocianina
topic Hibisco
Alimento funcional
Antioxidante
Flavonoides
Antocianina
dc.description.none.fl_txt_mv Artigo apresentado ao curso de graduação em Nutrição da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel(a) em Nutrição, sob a orientação da Prof. Dra. Karine Zanoli Bernuci.
O chá é hoje considerado a segunda bebida mais consumida no mundo, deixando a água em primeiro lugar. O hibisco (Hibiscus sabdariffa) é uma flor e seu chá é consumido devido a diversas propriedades funcionais comprovadas cientificamente. É rico em substâncias antioxidantes, que são importantes por combater o estresse oxidativo decorrente do acúmulo de radicais livres no organismo humano. O uso de Hibiscus sabdariffa se torna crescente dia após dia, sendo utilizado no tratamento do colesterol, hipertensão arterial, doenças bacterianas e principalmente no emagrecimento. O presente trabalho teve o objetivo de realizar uma revisão da literatura sobre os benefícios funcionais do Hibiscus sabdariffa na saúde humana, para tal foram realizadas pesquisas e consultas de artigos científicos nas seguintes plataformas: Scielo, Plataforma Ebsco, bibliotecas virtuais, páginas da organização mundial da saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conclui-se através dessa revisão que a utilização de Hibiscus sabdariffa pode contribuir como um importante auxiliador no controle de diversas patologias como obesidade, colesterol alto, hipertensão, entre outras. Porém há uma necessidade de intensificar ainda mais estudos para real comprovação de efeitos terapêuticos, além de definir as melhores doses a serem utilizadas de acordo com cada patologia.
description Artigo apresentado ao curso de graduação em Nutrição da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel(a) em Nutrição, sob a orientação da Prof. Dra. Karine Zanoli Bernuci.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-05
2019-04-09T12:28:26Z
2019-04-09T12:28:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/842
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/842
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948635588067328