RESÍDUO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS SOLÚVEIS AVALIADOS POR CULTIVO SUCESSIVO COM PLANTAS DE MILHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONEGLIAN, Carolina Fedrigo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MUNIZ, Antônio Saraiva
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2665
Resumo: A adição de fertilizantes no solo tem-se uma forte interação fósforo – solo, caracterizada por reações de precipitação e adsorção, que resultam em produtos com diferentes graus de solubilidade no solo. O presente experimento teve como objetivo avaliar o resíduo de fósforo do superfosfato triplo (ST), do fosfato monoamônio (MAP) e superfosfato triplo associado á uréia (ST + N), fornecendo N equivalente ao fornecido pelo MAP, no crescimento de plantas de milho, em função do modo de aplicação e do tempo de contato do adubo antes da semeadura, em experimentos conduzidos em casa de vegetação, em solo argiloso, que recebeu 300 mg.kg-1 de P. Os menores acúmulos de matéria seca e fósforo foram observados nos tratamento que não receberam fertilizantes fosfatados. O resíduo de fósforo efluído, volume total e sulco + efluído proporcionaram maiores produções de massa seca e acúmulo de fósforo na parte aérea de plantas de milho.
id UNICESU -1_237d8c1a3d5426b8cc5694840db74ce7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2665
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling RESÍDUO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS SOLÚVEIS AVALIADOS POR CULTIVO SUCESSIVO COM PLANTAS DE MILHOFertilizantes fosfatadosResíduo de fósforoZea maysA adição de fertilizantes no solo tem-se uma forte interação fósforo – solo, caracterizada por reações de precipitação e adsorção, que resultam em produtos com diferentes graus de solubilidade no solo. O presente experimento teve como objetivo avaliar o resíduo de fósforo do superfosfato triplo (ST), do fosfato monoamônio (MAP) e superfosfato triplo associado á uréia (ST + N), fornecendo N equivalente ao fornecido pelo MAP, no crescimento de plantas de milho, em função do modo de aplicação e do tempo de contato do adubo antes da semeadura, em experimentos conduzidos em casa de vegetação, em solo argiloso, que recebeu 300 mg.kg-1 de P. Os menores acúmulos de matéria seca e fósforo foram observados nos tratamento que não receberam fertilizantes fosfatados. O resíduo de fósforo efluído, volume total e sulco + efluído proporcionaram maiores produções de massa seca e acúmulo de fósforo na parte aérea de plantas de milho.UniCesumar2019-11-12T13:25:14Z2019-11-12T13:25:14Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2665otherCONEGLIAN, Carolina FedrigoMUNIZ, Antônio Saraivareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:02.943Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv RESÍDUO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS SOLÚVEIS AVALIADOS POR CULTIVO SUCESSIVO COM PLANTAS DE MILHO
title RESÍDUO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS SOLÚVEIS AVALIADOS POR CULTIVO SUCESSIVO COM PLANTAS DE MILHO
spellingShingle RESÍDUO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS SOLÚVEIS AVALIADOS POR CULTIVO SUCESSIVO COM PLANTAS DE MILHO
CONEGLIAN, Carolina Fedrigo
Fertilizantes fosfatados
Resíduo de fósforo
Zea mays
title_short RESÍDUO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS SOLÚVEIS AVALIADOS POR CULTIVO SUCESSIVO COM PLANTAS DE MILHO
title_full RESÍDUO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS SOLÚVEIS AVALIADOS POR CULTIVO SUCESSIVO COM PLANTAS DE MILHO
title_fullStr RESÍDUO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS SOLÚVEIS AVALIADOS POR CULTIVO SUCESSIVO COM PLANTAS DE MILHO
title_full_unstemmed RESÍDUO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS SOLÚVEIS AVALIADOS POR CULTIVO SUCESSIVO COM PLANTAS DE MILHO
title_sort RESÍDUO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS SOLÚVEIS AVALIADOS POR CULTIVO SUCESSIVO COM PLANTAS DE MILHO
author CONEGLIAN, Carolina Fedrigo
author_facet CONEGLIAN, Carolina Fedrigo
MUNIZ, Antônio Saraiva
author_role author
author2 MUNIZ, Antônio Saraiva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CONEGLIAN, Carolina Fedrigo
MUNIZ, Antônio Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Fertilizantes fosfatados
Resíduo de fósforo
Zea mays
topic Fertilizantes fosfatados
Resíduo de fósforo
Zea mays
dc.description.none.fl_txt_mv A adição de fertilizantes no solo tem-se uma forte interação fósforo – solo, caracterizada por reações de precipitação e adsorção, que resultam em produtos com diferentes graus de solubilidade no solo. O presente experimento teve como objetivo avaliar o resíduo de fósforo do superfosfato triplo (ST), do fosfato monoamônio (MAP) e superfosfato triplo associado á uréia (ST + N), fornecendo N equivalente ao fornecido pelo MAP, no crescimento de plantas de milho, em função do modo de aplicação e do tempo de contato do adubo antes da semeadura, em experimentos conduzidos em casa de vegetação, em solo argiloso, que recebeu 300 mg.kg-1 de P. Os menores acúmulos de matéria seca e fósforo foram observados nos tratamento que não receberam fertilizantes fosfatados. O resíduo de fósforo efluído, volume total e sulco + efluído proporcionaram maiores produções de massa seca e acúmulo de fósforo na parte aérea de plantas de milho.
description A adição de fertilizantes no solo tem-se uma forte interação fósforo – solo, caracterizada por reações de precipitação e adsorção, que resultam em produtos com diferentes graus de solubilidade no solo. O presente experimento teve como objetivo avaliar o resíduo de fósforo do superfosfato triplo (ST), do fosfato monoamônio (MAP) e superfosfato triplo associado á uréia (ST + N), fornecendo N equivalente ao fornecido pelo MAP, no crescimento de plantas de milho, em função do modo de aplicação e do tempo de contato do adubo antes da semeadura, em experimentos conduzidos em casa de vegetação, em solo argiloso, que recebeu 300 mg.kg-1 de P. Os menores acúmulos de matéria seca e fósforo foram observados nos tratamento que não receberam fertilizantes fosfatados. O resíduo de fósforo efluído, volume total e sulco + efluído proporcionaram maiores produções de massa seca e acúmulo de fósforo na parte aérea de plantas de milho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-12T13:25:14Z
2019-11-12T13:25:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2665
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2665
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948590470987776