DIFERENTES TRATAMENTOS EM SEMENTES DE MILHO COM OU SEM POLÍMERO DE REVESTIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Naielen de Lara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, Daniela Oliveira, SOARES, Débora Fernanda Del Moura, KROHN, Nádia Gracielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1127
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito dos diferentes tratamentos associados ou não a polímero de revestimento, visando observar o efeito quanto ao desenvolvimento inicial de plântulas de milho, germinação, emergência e a interação com patógenos. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual de Maringá (UEM) Campus Regional de Umuarama-PR, no Laboratório de Tecnologia de Sementes, conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 2x5, resultando em dez tratamentos. Para o teste de germinação foi utilizado quatro repetições de 50 sementes por tratamento, utilizando papel de germinação, onde foram colocados no germinador com temperatura 25±2 °C. Duas contagens foram realizadas, uma ao quinto dia determinando o vigor e a outra contagem ao sétimo dia determinando a viabilidade das sementes. Em caixa do tipo gerbox foram distribuídas 25 sementes por caixa, transferindo-as a BOD, ao sétimo dia foi realizada a avaliação de estruturas de fungos e a identificação de espécies. Em casa de vegetação avaliou-se a emergência de plântulas de milho, onde foram semeadas quatro repetições de 50 sementes por tratamento, com a contagem ao décimo quinto dia após a semeadura, em seguida, determinou-se o comprimento e massa seca. Os resultados foram submetidos á análise de variância (teste F) e as médias comparadas pelo teste de Tukey, utilizando o programa estatístico SISVAR ? Versão 5.3 (Ferreira, 2000). Espera-se, que o polímero de revestimento associado aos outros tratamentos resulte em benefícios contra o ataque de patógenos e no desenvolvimento da plântula.
id UNICESU -1_261c24e9ab32851cefe6d00285c5620a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1127
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DIFERENTES TRATAMENTOS EM SEMENTES DE MILHO COM OU SEM POLÍMERO DE REVESTIMENTOAzospirillum brasilenseemergênciagerminação de plântulasTrichoderma harzianumZea mays LO objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito dos diferentes tratamentos associados ou não a polímero de revestimento, visando observar o efeito quanto ao desenvolvimento inicial de plântulas de milho, germinação, emergência e a interação com patógenos. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual de Maringá (UEM) Campus Regional de Umuarama-PR, no Laboratório de Tecnologia de Sementes, conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 2x5, resultando em dez tratamentos. Para o teste de germinação foi utilizado quatro repetições de 50 sementes por tratamento, utilizando papel de germinação, onde foram colocados no germinador com temperatura 25±2 °C. Duas contagens foram realizadas, uma ao quinto dia determinando o vigor e a outra contagem ao sétimo dia determinando a viabilidade das sementes. Em caixa do tipo gerbox foram distribuídas 25 sementes por caixa, transferindo-as a BOD, ao sétimo dia foi realizada a avaliação de estruturas de fungos e a identificação de espécies. Em casa de vegetação avaliou-se a emergência de plântulas de milho, onde foram semeadas quatro repetições de 50 sementes por tratamento, com a contagem ao décimo quinto dia após a semeadura, em seguida, determinou-se o comprimento e massa seca. Os resultados foram submetidos á análise de variância (teste F) e as médias comparadas pelo teste de Tukey, utilizando o programa estatístico SISVAR ? Versão 5.3 (Ferreira, 2000). Espera-se, que o polímero de revestimento associado aos outros tratamentos resulte em benefícios contra o ataque de patógenos e no desenvolvimento da plântula.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-05T17:17:55Z2019-08-05T17:17:55Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1127porLOPES, Naielen de LaraSILVA, Daniela OliveiraSOARES, Débora Fernanda Del MouraKROHN, Nádia Gracielleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:12:43ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv DIFERENTES TRATAMENTOS EM SEMENTES DE MILHO COM OU SEM POLÍMERO DE REVESTIMENTO
title DIFERENTES TRATAMENTOS EM SEMENTES DE MILHO COM OU SEM POLÍMERO DE REVESTIMENTO
spellingShingle DIFERENTES TRATAMENTOS EM SEMENTES DE MILHO COM OU SEM POLÍMERO DE REVESTIMENTO
LOPES, Naielen de Lara
Azospirillum brasilense
emergência
germinação de plântulas
Trichoderma harzianum
Zea mays L
title_short DIFERENTES TRATAMENTOS EM SEMENTES DE MILHO COM OU SEM POLÍMERO DE REVESTIMENTO
title_full DIFERENTES TRATAMENTOS EM SEMENTES DE MILHO COM OU SEM POLÍMERO DE REVESTIMENTO
title_fullStr DIFERENTES TRATAMENTOS EM SEMENTES DE MILHO COM OU SEM POLÍMERO DE REVESTIMENTO
title_full_unstemmed DIFERENTES TRATAMENTOS EM SEMENTES DE MILHO COM OU SEM POLÍMERO DE REVESTIMENTO
title_sort DIFERENTES TRATAMENTOS EM SEMENTES DE MILHO COM OU SEM POLÍMERO DE REVESTIMENTO
author LOPES, Naielen de Lara
author_facet LOPES, Naielen de Lara
SILVA, Daniela Oliveira
SOARES, Débora Fernanda Del Moura
KROHN, Nádia Gracielle
author_role author
author2 SILVA, Daniela Oliveira
SOARES, Débora Fernanda Del Moura
KROHN, Nádia Gracielle
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Naielen de Lara
SILVA, Daniela Oliveira
SOARES, Débora Fernanda Del Moura
KROHN, Nádia Gracielle
dc.subject.por.fl_str_mv Azospirillum brasilense
emergência
germinação de plântulas
Trichoderma harzianum
Zea mays L
topic Azospirillum brasilense
emergência
germinação de plântulas
Trichoderma harzianum
Zea mays L
description O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito dos diferentes tratamentos associados ou não a polímero de revestimento, visando observar o efeito quanto ao desenvolvimento inicial de plântulas de milho, germinação, emergência e a interação com patógenos. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual de Maringá (UEM) Campus Regional de Umuarama-PR, no Laboratório de Tecnologia de Sementes, conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 2x5, resultando em dez tratamentos. Para o teste de germinação foi utilizado quatro repetições de 50 sementes por tratamento, utilizando papel de germinação, onde foram colocados no germinador com temperatura 25±2 °C. Duas contagens foram realizadas, uma ao quinto dia determinando o vigor e a outra contagem ao sétimo dia determinando a viabilidade das sementes. Em caixa do tipo gerbox foram distribuídas 25 sementes por caixa, transferindo-as a BOD, ao sétimo dia foi realizada a avaliação de estruturas de fungos e a identificação de espécies. Em casa de vegetação avaliou-se a emergência de plântulas de milho, onde foram semeadas quatro repetições de 50 sementes por tratamento, com a contagem ao décimo quinto dia após a semeadura, em seguida, determinou-se o comprimento e massa seca. Os resultados foram submetidos á análise de variância (teste F) e as médias comparadas pelo teste de Tukey, utilizando o programa estatístico SISVAR ? Versão 5.3 (Ferreira, 2000). Espera-se, que o polímero de revestimento associado aos outros tratamentos resulte em benefícios contra o ataque de patógenos e no desenvolvimento da plântula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-05T17:17:55Z
2019-08-05T17:17:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1127
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771961303367680