INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3219 |
Resumo: | Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência da tecnologia sobre a motricidade na infância. Metodologia: A amostra foi composta por 35 crianças de ambos os gêneros,entre 07 e 08 anos de idade, inseridas em duas instituições de ensino privado, sendo uma na cidade de Maringá/PR e outra na cidade de Sarandi/PR com prévia autorização dos responsáveis pelas respectivas instituições. Sendo aplicado as crianças um questionário para identificar o tempo diário de utilização das tecnologias (tablets, vídeo games, computadores e celulares) e o tempo diário destinado as brincadeiras sem o uso desses recursos. Os mesmos, foram avaliados pela Bateria Psicomotora de Fonseca que através de escalas de desenvolvimento, permite identificar déficits funcionais psicomotores.A análise dos dados será realizada através do coeficiente de correlação de Pearson, entre as variáveis frequência de utilização dos aparatos tecnológicos da amostra, e o perfil psicomotor da amostra. Resultados: Até o presente momento, observou-se que 100% da amostra faz uso de algum meio de tecnologia, com média de pelo dois períodos do dia, em três vezes na semana.Em relação a prática esportiva, 82,8% da amostra realiza algum tipo de esporte, sendo o mais destacado as artes marciais. Na avaliação da Bateria Psicomotora de Fonseca, observou-se o predomínio do perfil eupráxico. Conclusão: Com os resultados parciais, concluímos que 74,2% das crianças foram consideradas no perfil eupráxico, devido a prática de atividade física estimulada pela escola que frequentam. Embora 22,8% da amostra, apresentam uma dificuldade no controle do movimento em seu perfil psicomotor, sugerimos a hipótese de alguma influência sobre o período de uso dos aparatos tecnológicos e a inatividade física. Após a análise dos resultados serão entregues por meio de foulders orientações à família, sobre os benefícios da atividade física na infância. |
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