INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Tamires Teixeira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ARAÚJO, Rhaiany Lazari, YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá, SANTANA, Larissa
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3219
Resumo: Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência da tecnologia sobre a motricidade na infância. Metodologia: A amostra foi composta por 35 crianças de ambos os gêneros,entre 07 e 08 anos de idade, inseridas em duas instituições de ensino privado, sendo uma na cidade de Maringá/PR e outra na cidade de Sarandi/PR com prévia autorização dos responsáveis pelas respectivas instituições. Sendo aplicado as crianças um questionário para identificar o tempo diário de utilização das tecnologias (tablets, vídeo games, computadores e celulares) e o tempo diário destinado as brincadeiras sem o uso desses recursos. Os mesmos, foram avaliados pela Bateria Psicomotora de Fonseca que através de escalas de desenvolvimento, permite identificar déficits funcionais psicomotores.A análise dos dados será realizada através do coeficiente de correlação de Pearson, entre as variáveis frequência de utilização dos aparatos tecnológicos da amostra, e o perfil psicomotor da amostra. Resultados: Até o presente momento, observou-se que 100% da amostra faz uso de algum meio de tecnologia, com média de pelo dois períodos do dia, em três vezes na semana.Em relação a prática esportiva, 82,8% da amostra realiza algum tipo de esporte, sendo o mais destacado as artes marciais. Na avaliação da Bateria Psicomotora de Fonseca, observou-se o predomínio do perfil eupráxico. Conclusão: Com os resultados parciais, concluímos que 74,2% das crianças foram consideradas no perfil eupráxico, devido a prática de atividade física estimulada pela escola que frequentam. Embora 22,8% da amostra, apresentam uma dificuldade no controle do movimento em seu perfil psicomotor, sugerimos a hipótese de alguma influência sobre o período de uso dos aparatos tecnológicos e a inatividade física. Após a análise dos resultados serão entregues por meio de foulders orientações à família, sobre os benefícios da atividade física na infância.
id UNICESU -1_67ea47c6b9045604a122cb42e317f69d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3219
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIATecnologia da informaçãoAtividade motoraCriançaObjetivo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência da tecnologia sobre a motricidade na infância. Metodologia: A amostra foi composta por 35 crianças de ambos os gêneros,entre 07 e 08 anos de idade, inseridas em duas instituições de ensino privado, sendo uma na cidade de Maringá/PR e outra na cidade de Sarandi/PR com prévia autorização dos responsáveis pelas respectivas instituições. Sendo aplicado as crianças um questionário para identificar o tempo diário de utilização das tecnologias (tablets, vídeo games, computadores e celulares) e o tempo diário destinado as brincadeiras sem o uso desses recursos. Os mesmos, foram avaliados pela Bateria Psicomotora de Fonseca que através de escalas de desenvolvimento, permite identificar déficits funcionais psicomotores.A análise dos dados será realizada através do coeficiente de correlação de Pearson, entre as variáveis frequência de utilização dos aparatos tecnológicos da amostra, e o perfil psicomotor da amostra. Resultados: Até o presente momento, observou-se que 100% da amostra faz uso de algum meio de tecnologia, com média de pelo dois períodos do dia, em três vezes na semana.Em relação a prática esportiva, 82,8% da amostra realiza algum tipo de esporte, sendo o mais destacado as artes marciais. Na avaliação da Bateria Psicomotora de Fonseca, observou-se o predomínio do perfil eupráxico. Conclusão: Com os resultados parciais, concluímos que 74,2% das crianças foram consideradas no perfil eupráxico, devido a prática de atividade física estimulada pela escola que frequentam. Embora 22,8% da amostra, apresentam uma dificuldade no controle do movimento em seu perfil psicomotor, sugerimos a hipótese de alguma influência sobre o período de uso dos aparatos tecnológicos e a inatividade física. Após a análise dos resultados serão entregues por meio de foulders orientações à família, sobre os benefícios da atividade física na infância.UniCesumar2019-11-28T11:43:10Z2019-11-28T11:43:10Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3219otherCOSTA, Tamires TeixeiraARAÚJO, Rhaiany LazariYAMAZAKI, Ana Lúcia de SáSANTANA, Larissareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:33Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:35.198Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIA
title INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIA
spellingShingle INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIA
COSTA, Tamires Teixeira
Tecnologia da informação
Atividade motora
Criança
title_short INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIA
title_full INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIA
title_fullStr INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIA
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIA
title_sort INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIA
author COSTA, Tamires Teixeira
author_facet COSTA, Tamires Teixeira
ARAÚJO, Rhaiany Lazari
YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
SANTANA, Larissa
author_role author
author2 ARAÚJO, Rhaiany Lazari
YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
SANTANA, Larissa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Tamires Teixeira
ARAÚJO, Rhaiany Lazari
YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
SANTANA, Larissa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Atividade motora
Criança
topic Tecnologia da informação
Atividade motora
Criança
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência da tecnologia sobre a motricidade na infância. Metodologia: A amostra foi composta por 35 crianças de ambos os gêneros,entre 07 e 08 anos de idade, inseridas em duas instituições de ensino privado, sendo uma na cidade de Maringá/PR e outra na cidade de Sarandi/PR com prévia autorização dos responsáveis pelas respectivas instituições. Sendo aplicado as crianças um questionário para identificar o tempo diário de utilização das tecnologias (tablets, vídeo games, computadores e celulares) e o tempo diário destinado as brincadeiras sem o uso desses recursos. Os mesmos, foram avaliados pela Bateria Psicomotora de Fonseca que através de escalas de desenvolvimento, permite identificar déficits funcionais psicomotores.A análise dos dados será realizada através do coeficiente de correlação de Pearson, entre as variáveis frequência de utilização dos aparatos tecnológicos da amostra, e o perfil psicomotor da amostra. Resultados: Até o presente momento, observou-se que 100% da amostra faz uso de algum meio de tecnologia, com média de pelo dois períodos do dia, em três vezes na semana.Em relação a prática esportiva, 82,8% da amostra realiza algum tipo de esporte, sendo o mais destacado as artes marciais. Na avaliação da Bateria Psicomotora de Fonseca, observou-se o predomínio do perfil eupráxico. Conclusão: Com os resultados parciais, concluímos que 74,2% das crianças foram consideradas no perfil eupráxico, devido a prática de atividade física estimulada pela escola que frequentam. Embora 22,8% da amostra, apresentam uma dificuldade no controle do movimento em seu perfil psicomotor, sugerimos a hipótese de alguma influência sobre o período de uso dos aparatos tecnológicos e a inatividade física. Após a análise dos resultados serão entregues por meio de foulders orientações à família, sobre os benefícios da atividade física na infância.
description Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência da tecnologia sobre a motricidade na infância. Metodologia: A amostra foi composta por 35 crianças de ambos os gêneros,entre 07 e 08 anos de idade, inseridas em duas instituições de ensino privado, sendo uma na cidade de Maringá/PR e outra na cidade de Sarandi/PR com prévia autorização dos responsáveis pelas respectivas instituições. Sendo aplicado as crianças um questionário para identificar o tempo diário de utilização das tecnologias (tablets, vídeo games, computadores e celulares) e o tempo diário destinado as brincadeiras sem o uso desses recursos. Os mesmos, foram avaliados pela Bateria Psicomotora de Fonseca que através de escalas de desenvolvimento, permite identificar déficits funcionais psicomotores.A análise dos dados será realizada através do coeficiente de correlação de Pearson, entre as variáveis frequência de utilização dos aparatos tecnológicos da amostra, e o perfil psicomotor da amostra. Resultados: Até o presente momento, observou-se que 100% da amostra faz uso de algum meio de tecnologia, com média de pelo dois períodos do dia, em três vezes na semana.Em relação a prática esportiva, 82,8% da amostra realiza algum tipo de esporte, sendo o mais destacado as artes marciais. Na avaliação da Bateria Psicomotora de Fonseca, observou-se o predomínio do perfil eupráxico. Conclusão: Com os resultados parciais, concluímos que 74,2% das crianças foram consideradas no perfil eupráxico, devido a prática de atividade física estimulada pela escola que frequentam. Embora 22,8% da amostra, apresentam uma dificuldade no controle do movimento em seu perfil psicomotor, sugerimos a hipótese de alguma influência sobre o período de uso dos aparatos tecnológicos e a inatividade física. Após a análise dos resultados serão entregues por meio de foulders orientações à família, sobre os benefícios da atividade física na infância.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-28T11:43:10Z
2019-11-28T11:43:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3219
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3219
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948602734084096