LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOYAMA, Debora Kaio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7052
Resumo: Atualmente Tem Se Dado Muita Ênfase Ao Envolvimento Da Comunidade No Ambiente Escolar, Dessa Forma, O Projeto Em Questão É Uma Demonstração De Que O Ensino De Língua Espanhola Através Da Literatura Pode Ser Capaz De Unir Alunos E Comunidade. O Objetivo Do Projeto Era Fazer Com Que Os Alunos Pudessem Ler Livros Na Língua Alvo, Colocando-os Em Contato Com A Mesma, Fugindo Também Dos Textos De Livros Didáticos. O Trabalho Foi Realizado Em Grupo: Desde A Aquisição De Livros Didáticos Bem Como Sua Apresentação Escrita E Oral. O Presente Projeto Foi Desenvolvido Na Escola Estadual Barbosa Ferraz, Na CIDADE DE ANDIRÁ COM OS ALUNOS DO CELEM DE 2o E 4o PERÍODOS; VISANDO, EM UM Primeiro Momento, Estabelecer Uma Ponte Entre O Aluno E A Literatura No Ensino De Língua Espanhola. O Projeto Teve Início No Primeiro Semestre Do Ano De 2004. Para Tanto, Durante O Projeto Houve A Necessidade De Envolver A Comunidade (Pais) Para A Aquisição De Livros Literários (Alunos Do Último Período)e De Histórias Policiais (Alunos Iniciantes). Os Livros, No Entanto, São Livros Da Editora Edelsa, Impressos Na Espanha, E Por Isso Custam Mais Caro Que Livros Literários Daqui, Houve Então Um Trabalho De Conscientização Dos Alunos Para Que Estes Pudessem Explicar A Seus Pais Sobre A Importância Do Mesmo. Adquiriram-se, Então, As Seguintes Obras: Don Quijote De La Mancha I, Don Quijote De La Mancha Ii, Tradiciones Peruanas, Sangre Y Arena, El Casamiento Engañoso Y El Coloquio De Los Perros (Todas Obras Adaptadas), Lola, Una Morena Y Una Rubia, ¿Dónde Está La Marquesa?, Do De Pecho. Em Seguida Os Alunos Fizeram Apresentações Sobre Os Livros Lidos Contendo Informações Sobre: Autor, Obra, Conclusão. A Apresentação Foi Feita Aos Alunos Dos Outros Períodos De Língua Espanhola, E Foi Toda Em Espanhol. Depois Da Leitura, Os Alunos Doaram Os Livros À Biblioteca Da Escola Para Que Outros Alunos Pudessem Fazer Uso Do Material Posteriormente. As Apresentações Dos Livros Foram Feitas Também Aos Pais Dos Alunos Que Puderam Ver O Valor Do Seu Investimento. O Resultado Obtido Foi Bastante Satisfatório: Os Alunos Puderam Ter Conhecimento De Obras Clássicas Que Fazem Parte Da Literatura Espanhola; Desenvolveram Visivelmente A Oralidade E Contribuíram Para O Enriquecimento Do Acervo Da Biblioteca (Que Não Continha Nenhuma Obra Em Espanhol). Hoje, Alunos Dos Outros Períodos Já Estão Fazendo Uso Desses Livros Adquiridos Pelos Alunos Anteriores E Têm Realizado Um Trabalho Semelhante Em Sala De Aula. Os Livros Estão À Disposição De Todos Os Alunos Da Escola Na Biblioteca Do Colégio. É Possível Perceber Que Os Alunos Amadurecem Depois Da Leitura E Apresentação Dos Livros, E É Importante Ver Que Aqueles Que Contribuíram Há Um Ano Atrás Ainda São Lembrados Pela Aquisição Dos Materiais.
id UNICESU -1_28dfc677a3b5ef10983f1e43d39fb9b9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7052
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLALiteraturaLíngua espanholaEscolaAtualmente Tem Se Dado Muita Ênfase Ao Envolvimento Da Comunidade No Ambiente Escolar, Dessa Forma, O Projeto Em Questão É Uma Demonstração De Que O Ensino De Língua Espanhola Através Da Literatura Pode Ser Capaz De Unir Alunos E Comunidade. O Objetivo Do Projeto Era Fazer Com Que Os Alunos Pudessem Ler Livros Na Língua Alvo, Colocando-os Em Contato Com A Mesma, Fugindo Também Dos Textos De Livros Didáticos. O Trabalho Foi Realizado Em Grupo: Desde A Aquisição De Livros Didáticos Bem Como Sua Apresentação Escrita E Oral. O Presente Projeto Foi Desenvolvido Na Escola Estadual Barbosa Ferraz, Na CIDADE DE ANDIRÁ COM OS ALUNOS DO CELEM DE 2o E 4o PERÍODOS; VISANDO, EM UM Primeiro Momento, Estabelecer Uma Ponte Entre O Aluno E A Literatura No Ensino De Língua Espanhola. O Projeto Teve Início No Primeiro Semestre Do Ano De 2004. Para Tanto, Durante O Projeto Houve A Necessidade De Envolver A Comunidade (Pais) Para A Aquisição De Livros Literários (Alunos Do Último Período)e De Histórias Policiais (Alunos Iniciantes). Os Livros, No Entanto, São Livros Da Editora Edelsa, Impressos Na Espanha, E Por Isso Custam Mais Caro Que Livros Literários Daqui, Houve Então Um Trabalho De Conscientização Dos Alunos Para Que Estes Pudessem Explicar A Seus Pais Sobre A Importância Do Mesmo. Adquiriram-se, Então, As Seguintes Obras: Don Quijote De La Mancha I, Don Quijote De La Mancha Ii, Tradiciones Peruanas, Sangre Y Arena, El Casamiento Engañoso Y El Coloquio De Los Perros (Todas Obras Adaptadas), Lola, Una Morena Y Una Rubia, ¿Dónde Está La Marquesa?, Do De Pecho. Em Seguida Os Alunos Fizeram Apresentações Sobre Os Livros Lidos Contendo Informações Sobre: Autor, Obra, Conclusão. A Apresentação Foi Feita Aos Alunos Dos Outros Períodos De Língua Espanhola, E Foi Toda Em Espanhol. Depois Da Leitura, Os Alunos Doaram Os Livros À Biblioteca Da Escola Para Que Outros Alunos Pudessem Fazer Uso Do Material Posteriormente. As Apresentações Dos Livros Foram Feitas Também Aos Pais Dos Alunos Que Puderam Ver O Valor Do Seu Investimento. O Resultado Obtido Foi Bastante Satisfatório: Os Alunos Puderam Ter Conhecimento De Obras Clássicas Que Fazem Parte Da Literatura Espanhola; Desenvolveram Visivelmente A Oralidade E Contribuíram Para O Enriquecimento Do Acervo Da Biblioteca (Que Não Continha Nenhuma Obra Em Espanhol). Hoje, Alunos Dos Outros Períodos Já Estão Fazendo Uso Desses Livros Adquiridos Pelos Alunos Anteriores E Têm Realizado Um Trabalho Semelhante Em Sala De Aula. Os Livros Estão À Disposição De Todos Os Alunos Da Escola Na Biblioteca Do Colégio. É Possível Perceber Que Os Alunos Amadurecem Depois Da Leitura E Apresentação Dos Livros, E É Importante Ver Que Aqueles Que Contribuíram Há Um Ano Atrás Ainda São Lembrados Pela Aquisição Dos Materiais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-02T13:12:10Z2005-10-192021-02-02T13:12:10Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7052porTOYAMA, Debora Kaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-03T06:01:29ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA
title LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA
spellingShingle LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA
TOYAMA, Debora Kaio
Literatura
Língua espanhola
Escola
title_short LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA
title_full LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA
title_fullStr LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA
title_full_unstemmed LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA
title_sort LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA
author TOYAMA, Debora Kaio
author_facet TOYAMA, Debora Kaio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TOYAMA, Debora Kaio
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Língua espanhola
Escola
topic Literatura
Língua espanhola
Escola
description Atualmente Tem Se Dado Muita Ênfase Ao Envolvimento Da Comunidade No Ambiente Escolar, Dessa Forma, O Projeto Em Questão É Uma Demonstração De Que O Ensino De Língua Espanhola Através Da Literatura Pode Ser Capaz De Unir Alunos E Comunidade. O Objetivo Do Projeto Era Fazer Com Que Os Alunos Pudessem Ler Livros Na Língua Alvo, Colocando-os Em Contato Com A Mesma, Fugindo Também Dos Textos De Livros Didáticos. O Trabalho Foi Realizado Em Grupo: Desde A Aquisição De Livros Didáticos Bem Como Sua Apresentação Escrita E Oral. O Presente Projeto Foi Desenvolvido Na Escola Estadual Barbosa Ferraz, Na CIDADE DE ANDIRÁ COM OS ALUNOS DO CELEM DE 2o E 4o PERÍODOS; VISANDO, EM UM Primeiro Momento, Estabelecer Uma Ponte Entre O Aluno E A Literatura No Ensino De Língua Espanhola. O Projeto Teve Início No Primeiro Semestre Do Ano De 2004. Para Tanto, Durante O Projeto Houve A Necessidade De Envolver A Comunidade (Pais) Para A Aquisição De Livros Literários (Alunos Do Último Período)e De Histórias Policiais (Alunos Iniciantes). Os Livros, No Entanto, São Livros Da Editora Edelsa, Impressos Na Espanha, E Por Isso Custam Mais Caro Que Livros Literários Daqui, Houve Então Um Trabalho De Conscientização Dos Alunos Para Que Estes Pudessem Explicar A Seus Pais Sobre A Importância Do Mesmo. Adquiriram-se, Então, As Seguintes Obras: Don Quijote De La Mancha I, Don Quijote De La Mancha Ii, Tradiciones Peruanas, Sangre Y Arena, El Casamiento Engañoso Y El Coloquio De Los Perros (Todas Obras Adaptadas), Lola, Una Morena Y Una Rubia, ¿Dónde Está La Marquesa?, Do De Pecho. Em Seguida Os Alunos Fizeram Apresentações Sobre Os Livros Lidos Contendo Informações Sobre: Autor, Obra, Conclusão. A Apresentação Foi Feita Aos Alunos Dos Outros Períodos De Língua Espanhola, E Foi Toda Em Espanhol. Depois Da Leitura, Os Alunos Doaram Os Livros À Biblioteca Da Escola Para Que Outros Alunos Pudessem Fazer Uso Do Material Posteriormente. As Apresentações Dos Livros Foram Feitas Também Aos Pais Dos Alunos Que Puderam Ver O Valor Do Seu Investimento. O Resultado Obtido Foi Bastante Satisfatório: Os Alunos Puderam Ter Conhecimento De Obras Clássicas Que Fazem Parte Da Literatura Espanhola; Desenvolveram Visivelmente A Oralidade E Contribuíram Para O Enriquecimento Do Acervo Da Biblioteca (Que Não Continha Nenhuma Obra Em Espanhol). Hoje, Alunos Dos Outros Períodos Já Estão Fazendo Uso Desses Livros Adquiridos Pelos Alunos Anteriores E Têm Realizado Um Trabalho Semelhante Em Sala De Aula. Os Livros Estão À Disposição De Todos Os Alunos Da Escola Na Biblioteca Do Colégio. É Possível Perceber Que Os Alunos Amadurecem Depois Da Leitura E Apresentação Dos Livros, E É Importante Ver Que Aqueles Que Contribuíram Há Um Ano Atrás Ainda São Lembrados Pela Aquisição Dos Materiais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-02T13:12:10Z
2021-02-02T13:12:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7052
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771960773836800