LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7052 |
Resumo: | Atualmente Tem Se Dado Muita Ênfase Ao Envolvimento Da Comunidade No Ambiente Escolar, Dessa Forma, O Projeto Em Questão É Uma Demonstração De Que O Ensino De Língua Espanhola Através Da Literatura Pode Ser Capaz De Unir Alunos E Comunidade. O Objetivo Do Projeto Era Fazer Com Que Os Alunos Pudessem Ler Livros Na Língua Alvo, Colocando-os Em Contato Com A Mesma, Fugindo Também Dos Textos De Livros Didáticos. O Trabalho Foi Realizado Em Grupo: Desde A Aquisição De Livros Didáticos Bem Como Sua Apresentação Escrita E Oral. O Presente Projeto Foi Desenvolvido Na Escola Estadual Barbosa Ferraz, Na CIDADE DE ANDIRÁ COM OS ALUNOS DO CELEM DE 2o E 4o PERÍODOS; VISANDO, EM UM Primeiro Momento, Estabelecer Uma Ponte Entre O Aluno E A Literatura No Ensino De Língua Espanhola. O Projeto Teve Início No Primeiro Semestre Do Ano De 2004. Para Tanto, Durante O Projeto Houve A Necessidade De Envolver A Comunidade (Pais) Para A Aquisição De Livros Literários (Alunos Do Último Período)e De Histórias Policiais (Alunos Iniciantes). Os Livros, No Entanto, São Livros Da Editora Edelsa, Impressos Na Espanha, E Por Isso Custam Mais Caro Que Livros Literários Daqui, Houve Então Um Trabalho De Conscientização Dos Alunos Para Que Estes Pudessem Explicar A Seus Pais Sobre A Importância Do Mesmo. Adquiriram-se, Então, As Seguintes Obras: Don Quijote De La Mancha I, Don Quijote De La Mancha Ii, Tradiciones Peruanas, Sangre Y Arena, El Casamiento Engañoso Y El Coloquio De Los Perros (Todas Obras Adaptadas), Lola, Una Morena Y Una Rubia, ¿Dónde Está La Marquesa?, Do De Pecho. Em Seguida Os Alunos Fizeram Apresentações Sobre Os Livros Lidos Contendo Informações Sobre: Autor, Obra, Conclusão. A Apresentação Foi Feita Aos Alunos Dos Outros Períodos De Língua Espanhola, E Foi Toda Em Espanhol. Depois Da Leitura, Os Alunos Doaram Os Livros À Biblioteca Da Escola Para Que Outros Alunos Pudessem Fazer Uso Do Material Posteriormente. As Apresentações Dos Livros Foram Feitas Também Aos Pais Dos Alunos Que Puderam Ver O Valor Do Seu Investimento. O Resultado Obtido Foi Bastante Satisfatório: Os Alunos Puderam Ter Conhecimento De Obras Clássicas Que Fazem Parte Da Literatura Espanhola; Desenvolveram Visivelmente A Oralidade E Contribuíram Para O Enriquecimento Do Acervo Da Biblioteca (Que Não Continha Nenhuma Obra Em Espanhol). Hoje, Alunos Dos Outros Períodos Já Estão Fazendo Uso Desses Livros Adquiridos Pelos Alunos Anteriores E Têm Realizado Um Trabalho Semelhante Em Sala De Aula. Os Livros Estão À Disposição De Todos Os Alunos Da Escola Na Biblioteca Do Colégio. É Possível Perceber Que Os Alunos Amadurecem Depois Da Leitura E Apresentação Dos Livros, E É Importante Ver Que Aqueles Que Contribuíram Há Um Ano Atrás Ainda São Lembrados Pela Aquisição Dos Materiais. |
id |
UNICESU -1_28dfc677a3b5ef10983f1e43d39fb9b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7052 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLALiteraturaLíngua espanholaEscolaAtualmente Tem Se Dado Muita Ênfase Ao Envolvimento Da Comunidade No Ambiente Escolar, Dessa Forma, O Projeto Em Questão É Uma Demonstração De Que O Ensino De Língua Espanhola Através Da Literatura Pode Ser Capaz De Unir Alunos E Comunidade. O Objetivo Do Projeto Era Fazer Com Que Os Alunos Pudessem Ler Livros Na Língua Alvo, Colocando-os Em Contato Com A Mesma, Fugindo Também Dos Textos De Livros Didáticos. O Trabalho Foi Realizado Em Grupo: Desde A Aquisição De Livros Didáticos Bem Como Sua Apresentação Escrita E Oral. O Presente Projeto Foi Desenvolvido Na Escola Estadual Barbosa Ferraz, Na CIDADE DE ANDIRÁ COM OS ALUNOS DO CELEM DE 2o E 4o PERÍODOS; VISANDO, EM UM Primeiro Momento, Estabelecer Uma Ponte Entre O Aluno E A Literatura No Ensino De Língua Espanhola. O Projeto Teve Início No Primeiro Semestre Do Ano De 2004. Para Tanto, Durante O Projeto Houve A Necessidade De Envolver A Comunidade (Pais) Para A Aquisição De Livros Literários (Alunos Do Último Período)e De Histórias Policiais (Alunos Iniciantes). Os Livros, No Entanto, São Livros Da Editora Edelsa, Impressos Na Espanha, E Por Isso Custam Mais Caro Que Livros Literários Daqui, Houve Então Um Trabalho De Conscientização Dos Alunos Para Que Estes Pudessem Explicar A Seus Pais Sobre A Importância Do Mesmo. Adquiriram-se, Então, As Seguintes Obras: Don Quijote De La Mancha I, Don Quijote De La Mancha Ii, Tradiciones Peruanas, Sangre Y Arena, El Casamiento Engañoso Y El Coloquio De Los Perros (Todas Obras Adaptadas), Lola, Una Morena Y Una Rubia, ¿Dónde Está La Marquesa?, Do De Pecho. Em Seguida Os Alunos Fizeram Apresentações Sobre Os Livros Lidos Contendo Informações Sobre: Autor, Obra, Conclusão. A Apresentação Foi Feita Aos Alunos Dos Outros Períodos De Língua Espanhola, E Foi Toda Em Espanhol. Depois Da Leitura, Os Alunos Doaram Os Livros À Biblioteca Da Escola Para Que Outros Alunos Pudessem Fazer Uso Do Material Posteriormente. As Apresentações Dos Livros Foram Feitas Também Aos Pais Dos Alunos Que Puderam Ver O Valor Do Seu Investimento. O Resultado Obtido Foi Bastante Satisfatório: Os Alunos Puderam Ter Conhecimento De Obras Clássicas Que Fazem Parte Da Literatura Espanhola; Desenvolveram Visivelmente A Oralidade E Contribuíram Para O Enriquecimento Do Acervo Da Biblioteca (Que Não Continha Nenhuma Obra Em Espanhol). Hoje, Alunos Dos Outros Períodos Já Estão Fazendo Uso Desses Livros Adquiridos Pelos Alunos Anteriores E Têm Realizado Um Trabalho Semelhante Em Sala De Aula. Os Livros Estão À Disposição De Todos Os Alunos Da Escola Na Biblioteca Do Colégio. É Possível Perceber Que Os Alunos Amadurecem Depois Da Leitura E Apresentação Dos Livros, E É Importante Ver Que Aqueles Que Contribuíram Há Um Ano Atrás Ainda São Lembrados Pela Aquisição Dos Materiais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-02T13:12:10Z2005-10-192021-02-02T13:12:10Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7052porTOYAMA, Debora Kaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-03T06:01:29ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA |
title |
LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA |
spellingShingle |
LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA TOYAMA, Debora Kaio Literatura Língua espanhola Escola |
title_short |
LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA |
title_full |
LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA |
title_fullStr |
LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA |
title_sort |
LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA |
author |
TOYAMA, Debora Kaio |
author_facet |
TOYAMA, Debora Kaio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TOYAMA, Debora Kaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Língua espanhola Escola |
topic |
Literatura Língua espanhola Escola |
description |
Atualmente Tem Se Dado Muita Ênfase Ao Envolvimento Da Comunidade No Ambiente Escolar, Dessa Forma, O Projeto Em Questão É Uma Demonstração De Que O Ensino De Língua Espanhola Através Da Literatura Pode Ser Capaz De Unir Alunos E Comunidade. O Objetivo Do Projeto Era Fazer Com Que Os Alunos Pudessem Ler Livros Na Língua Alvo, Colocando-os Em Contato Com A Mesma, Fugindo Também Dos Textos De Livros Didáticos. O Trabalho Foi Realizado Em Grupo: Desde A Aquisição De Livros Didáticos Bem Como Sua Apresentação Escrita E Oral. O Presente Projeto Foi Desenvolvido Na Escola Estadual Barbosa Ferraz, Na CIDADE DE ANDIRÁ COM OS ALUNOS DO CELEM DE 2o E 4o PERÍODOS; VISANDO, EM UM Primeiro Momento, Estabelecer Uma Ponte Entre O Aluno E A Literatura No Ensino De Língua Espanhola. O Projeto Teve Início No Primeiro Semestre Do Ano De 2004. Para Tanto, Durante O Projeto Houve A Necessidade De Envolver A Comunidade (Pais) Para A Aquisição De Livros Literários (Alunos Do Último Período)e De Histórias Policiais (Alunos Iniciantes). Os Livros, No Entanto, São Livros Da Editora Edelsa, Impressos Na Espanha, E Por Isso Custam Mais Caro Que Livros Literários Daqui, Houve Então Um Trabalho De Conscientização Dos Alunos Para Que Estes Pudessem Explicar A Seus Pais Sobre A Importância Do Mesmo. Adquiriram-se, Então, As Seguintes Obras: Don Quijote De La Mancha I, Don Quijote De La Mancha Ii, Tradiciones Peruanas, Sangre Y Arena, El Casamiento Engañoso Y El Coloquio De Los Perros (Todas Obras Adaptadas), Lola, Una Morena Y Una Rubia, ¿Dónde Está La Marquesa?, Do De Pecho. Em Seguida Os Alunos Fizeram Apresentações Sobre Os Livros Lidos Contendo Informações Sobre: Autor, Obra, Conclusão. A Apresentação Foi Feita Aos Alunos Dos Outros Períodos De Língua Espanhola, E Foi Toda Em Espanhol. Depois Da Leitura, Os Alunos Doaram Os Livros À Biblioteca Da Escola Para Que Outros Alunos Pudessem Fazer Uso Do Material Posteriormente. As Apresentações Dos Livros Foram Feitas Também Aos Pais Dos Alunos Que Puderam Ver O Valor Do Seu Investimento. O Resultado Obtido Foi Bastante Satisfatório: Os Alunos Puderam Ter Conhecimento De Obras Clássicas Que Fazem Parte Da Literatura Espanhola; Desenvolveram Visivelmente A Oralidade E Contribuíram Para O Enriquecimento Do Acervo Da Biblioteca (Que Não Continha Nenhuma Obra Em Espanhol). Hoje, Alunos Dos Outros Períodos Já Estão Fazendo Uso Desses Livros Adquiridos Pelos Alunos Anteriores E Têm Realizado Um Trabalho Semelhante Em Sala De Aula. Os Livros Estão À Disposição De Todos Os Alunos Da Escola Na Biblioteca Do Colégio. É Possível Perceber Que Os Alunos Amadurecem Depois Da Leitura E Apresentação Dos Livros, E É Importante Ver Que Aqueles Que Contribuíram Há Um Ano Atrás Ainda São Lembrados Pela Aquisição Dos Materiais. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-02T13:12:10Z 2021-02-02T13:12:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7052 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771960773836800 |