CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3586 |
Resumo: | O profissional da área da saúde está cada vez mais especializado, o humano nesta área é comumente entendido como várias peças desassociadas. A necessidade atual de se pensar o ser humano de forma holística desafia os currículos e disciplinas, quais estratégias de ensino e aprendizagem adotar para formar um profissional mais humano e que consiga atuar em colaboração com outros profissionais? Diante desses desafios este estudo tem como objetivo verificar as contribuições da aprendizagem colaborativa na apropriação do conteúdo e na formação do profissional massoterapeuta.A turma investigada é formada por 40 estudantes do curso técnico em massoterapia, os estudantes tem idades entre 17 e 71 anos, na sala tem alunos com deficiência visual, surdocegueira, estrangeiros e formados em diferentes áreas. As atividades baseadas na aprendizagem colaborativa foram propostas dentro da disciplina de Introdução a Massoterapia, em colaboração os alunos construíram cartazes táteis, catálogos visuais e áudios catálogos de preços dos materiais utilizado na massagem, produziram um ambiente de atendimento da massoterapia e dramatizaram um atendimento. Ao final da disciplina os alunos foram convidados a criarem um minilivro sobre os conhecimentos apropriados durante a disciplina. Através do mini livro conseguimos verificar a apropriação do conteúdo da disciplina pelos alunos, eles representaram através de desenhos, frases curtas e palavras chaves o conhecimento adquirido na disciplina. Perceber que a aprendizagem colaborativa proporciona a apropriação do conteúdo pelo aluno e prepara para a atuação profissional, pois possibilita o contato humano, em uma atmosfera de aprendizagem, solidariedade e humanismo. |
id |
UNICESU -1_294d408ebdbe66d386460091d17c4aff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3586 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTAAprendizagem colaborativaMassoterapiaProfissional da saúdeO profissional da área da saúde está cada vez mais especializado, o humano nesta área é comumente entendido como várias peças desassociadas. A necessidade atual de se pensar o ser humano de forma holística desafia os currículos e disciplinas, quais estratégias de ensino e aprendizagem adotar para formar um profissional mais humano e que consiga atuar em colaboração com outros profissionais? Diante desses desafios este estudo tem como objetivo verificar as contribuições da aprendizagem colaborativa na apropriação do conteúdo e na formação do profissional massoterapeuta.A turma investigada é formada por 40 estudantes do curso técnico em massoterapia, os estudantes tem idades entre 17 e 71 anos, na sala tem alunos com deficiência visual, surdocegueira, estrangeiros e formados em diferentes áreas. As atividades baseadas na aprendizagem colaborativa foram propostas dentro da disciplina de Introdução a Massoterapia, em colaboração os alunos construíram cartazes táteis, catálogos visuais e áudios catálogos de preços dos materiais utilizado na massagem, produziram um ambiente de atendimento da massoterapia e dramatizaram um atendimento. Ao final da disciplina os alunos foram convidados a criarem um minilivro sobre os conhecimentos apropriados durante a disciplina. Através do mini livro conseguimos verificar a apropriação do conteúdo da disciplina pelos alunos, eles representaram através de desenhos, frases curtas e palavras chaves o conhecimento adquirido na disciplina. Perceber que a aprendizagem colaborativa proporciona a apropriação do conteúdo pelo aluno e prepara para a atuação profissional, pois possibilita o contato humano, em uma atmosfera de aprendizagem, solidariedade e humanismo.UniCesumar2019-12-12T14:09:59Z2019-12-12T14:09:59Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3586otherALVES, Suelen Priscila FerreiraALVES, Suelen Priscila FerreiraFERNANDES, Juliana GomesBRAZ, Ana Carolina de Athayde RaymundiPEREIRA, Rafael MendesPINTO, Roberta RamosCARDEAL, Adriane de Limareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:08.051Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA ALVES, Suelen Priscila Ferreira Aprendizagem colaborativa Massoterapia Profissional da saúde |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA |
author |
ALVES, Suelen Priscila Ferreira |
author_facet |
ALVES, Suelen Priscila Ferreira FERNANDES, Juliana Gomes BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi PEREIRA, Rafael Mendes PINTO, Roberta Ramos CARDEAL, Adriane de Lima |
author_role |
author |
author2 |
FERNANDES, Juliana Gomes BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi PEREIRA, Rafael Mendes PINTO, Roberta Ramos CARDEAL, Adriane de Lima |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Suelen Priscila Ferreira ALVES, Suelen Priscila Ferreira FERNANDES, Juliana Gomes BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi PEREIRA, Rafael Mendes PINTO, Roberta Ramos CARDEAL, Adriane de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa Massoterapia Profissional da saúde |
topic |
Aprendizagem colaborativa Massoterapia Profissional da saúde |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O profissional da área da saúde está cada vez mais especializado, o humano nesta área é comumente entendido como várias peças desassociadas. A necessidade atual de se pensar o ser humano de forma holística desafia os currículos e disciplinas, quais estratégias de ensino e aprendizagem adotar para formar um profissional mais humano e que consiga atuar em colaboração com outros profissionais? Diante desses desafios este estudo tem como objetivo verificar as contribuições da aprendizagem colaborativa na apropriação do conteúdo e na formação do profissional massoterapeuta.A turma investigada é formada por 40 estudantes do curso técnico em massoterapia, os estudantes tem idades entre 17 e 71 anos, na sala tem alunos com deficiência visual, surdocegueira, estrangeiros e formados em diferentes áreas. As atividades baseadas na aprendizagem colaborativa foram propostas dentro da disciplina de Introdução a Massoterapia, em colaboração os alunos construíram cartazes táteis, catálogos visuais e áudios catálogos de preços dos materiais utilizado na massagem, produziram um ambiente de atendimento da massoterapia e dramatizaram um atendimento. Ao final da disciplina os alunos foram convidados a criarem um minilivro sobre os conhecimentos apropriados durante a disciplina. Através do mini livro conseguimos verificar a apropriação do conteúdo da disciplina pelos alunos, eles representaram através de desenhos, frases curtas e palavras chaves o conhecimento adquirido na disciplina. Perceber que a aprendizagem colaborativa proporciona a apropriação do conteúdo pelo aluno e prepara para a atuação profissional, pois possibilita o contato humano, em uma atmosfera de aprendizagem, solidariedade e humanismo. |
description |
O profissional da área da saúde está cada vez mais especializado, o humano nesta área é comumente entendido como várias peças desassociadas. A necessidade atual de se pensar o ser humano de forma holística desafia os currículos e disciplinas, quais estratégias de ensino e aprendizagem adotar para formar um profissional mais humano e que consiga atuar em colaboração com outros profissionais? Diante desses desafios este estudo tem como objetivo verificar as contribuições da aprendizagem colaborativa na apropriação do conteúdo e na formação do profissional massoterapeuta.A turma investigada é formada por 40 estudantes do curso técnico em massoterapia, os estudantes tem idades entre 17 e 71 anos, na sala tem alunos com deficiência visual, surdocegueira, estrangeiros e formados em diferentes áreas. As atividades baseadas na aprendizagem colaborativa foram propostas dentro da disciplina de Introdução a Massoterapia, em colaboração os alunos construíram cartazes táteis, catálogos visuais e áudios catálogos de preços dos materiais utilizado na massagem, produziram um ambiente de atendimento da massoterapia e dramatizaram um atendimento. Ao final da disciplina os alunos foram convidados a criarem um minilivro sobre os conhecimentos apropriados durante a disciplina. Através do mini livro conseguimos verificar a apropriação do conteúdo da disciplina pelos alunos, eles representaram através de desenhos, frases curtas e palavras chaves o conhecimento adquirido na disciplina. Perceber que a aprendizagem colaborativa proporciona a apropriação do conteúdo pelo aluno e prepara para a atuação profissional, pois possibilita o contato humano, em uma atmosfera de aprendizagem, solidariedade e humanismo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12T14:09:59Z 2019-12-12T14:09:59Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3586 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948590523416576 |