CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Suelen Priscila Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FERNANDES, Juliana Gomes, BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi, PEREIRA, Rafael Mendes, PINTO, Roberta Ramos, CARDEAL, Adriane de Lima
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3586
Resumo: O profissional da área da saúde está cada vez mais especializado, o humano nesta área é comumente entendido como várias peças desassociadas. A necessidade atual de se pensar o ser humano de forma holística desafia os currículos e disciplinas, quais estratégias de ensino e aprendizagem adotar para formar um profissional mais humano e que consiga atuar em colaboração com outros profissionais? Diante desses desafios este estudo tem como objetivo verificar as contribuições da aprendizagem colaborativa na apropriação do conteúdo e na formação do profissional massoterapeuta.A turma investigada é formada por 40 estudantes do curso técnico em massoterapia, os estudantes tem idades entre 17 e 71 anos, na sala tem alunos com deficiência visual, surdocegueira, estrangeiros e formados em diferentes áreas. As atividades baseadas na aprendizagem colaborativa foram propostas dentro da disciplina de Introdução a Massoterapia, em colaboração os alunos construíram cartazes táteis, catálogos visuais e áudios catálogos de preços dos materiais utilizado na massagem, produziram um ambiente de atendimento da massoterapia e dramatizaram um atendimento. Ao final da disciplina os alunos foram convidados a criarem um minilivro sobre os conhecimentos apropriados durante a disciplina. Através do mini livro conseguimos verificar a apropriação do conteúdo da disciplina pelos alunos, eles representaram através de desenhos, frases curtas e palavras chaves o conhecimento adquirido na disciplina. Perceber que a aprendizagem colaborativa proporciona a apropriação do conteúdo pelo aluno e prepara para a atuação profissional, pois possibilita o contato humano, em uma atmosfera de aprendizagem, solidariedade e humanismo.
id UNICESU -1_294d408ebdbe66d386460091d17c4aff
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3586
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTAAprendizagem colaborativaMassoterapiaProfissional da saúdeO profissional da área da saúde está cada vez mais especializado, o humano nesta área é comumente entendido como várias peças desassociadas. A necessidade atual de se pensar o ser humano de forma holística desafia os currículos e disciplinas, quais estratégias de ensino e aprendizagem adotar para formar um profissional mais humano e que consiga atuar em colaboração com outros profissionais? Diante desses desafios este estudo tem como objetivo verificar as contribuições da aprendizagem colaborativa na apropriação do conteúdo e na formação do profissional massoterapeuta.A turma investigada é formada por 40 estudantes do curso técnico em massoterapia, os estudantes tem idades entre 17 e 71 anos, na sala tem alunos com deficiência visual, surdocegueira, estrangeiros e formados em diferentes áreas. As atividades baseadas na aprendizagem colaborativa foram propostas dentro da disciplina de Introdução a Massoterapia, em colaboração os alunos construíram cartazes táteis, catálogos visuais e áudios catálogos de preços dos materiais utilizado na massagem, produziram um ambiente de atendimento da massoterapia e dramatizaram um atendimento. Ao final da disciplina os alunos foram convidados a criarem um minilivro sobre os conhecimentos apropriados durante a disciplina. Através do mini livro conseguimos verificar a apropriação do conteúdo da disciplina pelos alunos, eles representaram através de desenhos, frases curtas e palavras chaves o conhecimento adquirido na disciplina. Perceber que a aprendizagem colaborativa proporciona a apropriação do conteúdo pelo aluno e prepara para a atuação profissional, pois possibilita o contato humano, em uma atmosfera de aprendizagem, solidariedade e humanismo.UniCesumar2019-12-12T14:09:59Z2019-12-12T14:09:59Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3586otherALVES, Suelen Priscila FerreiraALVES, Suelen Priscila FerreiraFERNANDES, Juliana GomesBRAZ, Ana Carolina de Athayde RaymundiPEREIRA, Rafael MendesPINTO, Roberta RamosCARDEAL, Adriane de Limareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:08.051Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA
title CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA
ALVES, Suelen Priscila Ferreira
Aprendizagem colaborativa
Massoterapia
Profissional da saúde
title_short CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA
title_full CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA
author ALVES, Suelen Priscila Ferreira
author_facet ALVES, Suelen Priscila Ferreira
FERNANDES, Juliana Gomes
BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
PEREIRA, Rafael Mendes
PINTO, Roberta Ramos
CARDEAL, Adriane de Lima
author_role author
author2 FERNANDES, Juliana Gomes
BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
PEREIRA, Rafael Mendes
PINTO, Roberta Ramos
CARDEAL, Adriane de Lima
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Suelen Priscila Ferreira
ALVES, Suelen Priscila Ferreira
FERNANDES, Juliana Gomes
BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
PEREIRA, Rafael Mendes
PINTO, Roberta Ramos
CARDEAL, Adriane de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Massoterapia
Profissional da saúde
topic Aprendizagem colaborativa
Massoterapia
Profissional da saúde
dc.description.none.fl_txt_mv O profissional da área da saúde está cada vez mais especializado, o humano nesta área é comumente entendido como várias peças desassociadas. A necessidade atual de se pensar o ser humano de forma holística desafia os currículos e disciplinas, quais estratégias de ensino e aprendizagem adotar para formar um profissional mais humano e que consiga atuar em colaboração com outros profissionais? Diante desses desafios este estudo tem como objetivo verificar as contribuições da aprendizagem colaborativa na apropriação do conteúdo e na formação do profissional massoterapeuta.A turma investigada é formada por 40 estudantes do curso técnico em massoterapia, os estudantes tem idades entre 17 e 71 anos, na sala tem alunos com deficiência visual, surdocegueira, estrangeiros e formados em diferentes áreas. As atividades baseadas na aprendizagem colaborativa foram propostas dentro da disciplina de Introdução a Massoterapia, em colaboração os alunos construíram cartazes táteis, catálogos visuais e áudios catálogos de preços dos materiais utilizado na massagem, produziram um ambiente de atendimento da massoterapia e dramatizaram um atendimento. Ao final da disciplina os alunos foram convidados a criarem um minilivro sobre os conhecimentos apropriados durante a disciplina. Através do mini livro conseguimos verificar a apropriação do conteúdo da disciplina pelos alunos, eles representaram através de desenhos, frases curtas e palavras chaves o conhecimento adquirido na disciplina. Perceber que a aprendizagem colaborativa proporciona a apropriação do conteúdo pelo aluno e prepara para a atuação profissional, pois possibilita o contato humano, em uma atmosfera de aprendizagem, solidariedade e humanismo.
description O profissional da área da saúde está cada vez mais especializado, o humano nesta área é comumente entendido como várias peças desassociadas. A necessidade atual de se pensar o ser humano de forma holística desafia os currículos e disciplinas, quais estratégias de ensino e aprendizagem adotar para formar um profissional mais humano e que consiga atuar em colaboração com outros profissionais? Diante desses desafios este estudo tem como objetivo verificar as contribuições da aprendizagem colaborativa na apropriação do conteúdo e na formação do profissional massoterapeuta.A turma investigada é formada por 40 estudantes do curso técnico em massoterapia, os estudantes tem idades entre 17 e 71 anos, na sala tem alunos com deficiência visual, surdocegueira, estrangeiros e formados em diferentes áreas. As atividades baseadas na aprendizagem colaborativa foram propostas dentro da disciplina de Introdução a Massoterapia, em colaboração os alunos construíram cartazes táteis, catálogos visuais e áudios catálogos de preços dos materiais utilizado na massagem, produziram um ambiente de atendimento da massoterapia e dramatizaram um atendimento. Ao final da disciplina os alunos foram convidados a criarem um minilivro sobre os conhecimentos apropriados durante a disciplina. Através do mini livro conseguimos verificar a apropriação do conteúdo da disciplina pelos alunos, eles representaram através de desenhos, frases curtas e palavras chaves o conhecimento adquirido na disciplina. Perceber que a aprendizagem colaborativa proporciona a apropriação do conteúdo pelo aluno e prepara para a atuação profissional, pois possibilita o contato humano, em uma atmosfera de aprendizagem, solidariedade e humanismo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T14:09:59Z
2019-12-12T14:09:59Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3586
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3586
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948590523416576