A nova perspectiva da execução penal no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/772
Resumo: Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Aplicadas da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Direito, sob a orientação do Prof. Me. Marlon Beraldo.
id UNICESU -1_2c0993fba7e05f79729e8a313dc7b7b7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/772
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A nova perspectiva da execução penal no BrasilExecuçãoPenaLeiBrasilTrabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Aplicadas da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Direito, sob a orientação do Prof. Me. Marlon Beraldo.O Objetivo deste artigo é analisar o projeto de Lei em trâmite no Congresso Nacional que modifica a Lei de Execução Penal no Brasil. Inicialmente buscar-se-á o estabelecimento de reflexões sobre algumas questões doutrinárias e práticas da Lei. A referida alteração provocará significativas mudanças das regras no sistema penitenciário, cujas normas constituem o chamado Direito Penitenciário, artigo24, I da Constituição Federal. Passa-se a um estudo do objetivo e aplicação da Lei de Execução Penal, as espécies de penas e estabelecimentos penais. Será analisado o projeto de Lei do Senado 513/13, em especial o inciso XXII do Art. 41 que traz a obtenção da progressão antecipada de regime, quando estiver em presídio superlotado, Art. 65, inciso V que impõe ao Juizo da Execução a realização de ofício ou a requerimento das partes, mutirões carcerários sempre que a capacidade da estabelecimento estiver superior a lotação e Art. 85 onde o estabelecimento penal deverá ter lotação compatível com sua estrutura e finalidade, vedando o recebimento de presos além da capacidade prevista.Unicesumar2019-02-11T12:35:34Z2019-02-11T12:35:34Z2018-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/772otherCardozo, Carlos Henriquereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:17.476Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A nova perspectiva da execução penal no Brasil
title A nova perspectiva da execução penal no Brasil
spellingShingle A nova perspectiva da execução penal no Brasil
Cardozo, Carlos Henrique
Execução
Pena
Lei
Brasil
title_short A nova perspectiva da execução penal no Brasil
title_full A nova perspectiva da execução penal no Brasil
title_fullStr A nova perspectiva da execução penal no Brasil
title_full_unstemmed A nova perspectiva da execução penal no Brasil
title_sort A nova perspectiva da execução penal no Brasil
author Cardozo, Carlos Henrique
author_facet Cardozo, Carlos Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo, Carlos Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Execução
Pena
Lei
Brasil
topic Execução
Pena
Lei
Brasil
dc.description.none.fl_txt_mv Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Aplicadas da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Direito, sob a orientação do Prof. Me. Marlon Beraldo.
O Objetivo deste artigo é analisar o projeto de Lei em trâmite no Congresso Nacional que modifica a Lei de Execução Penal no Brasil. Inicialmente buscar-se-á o estabelecimento de reflexões sobre algumas questões doutrinárias e práticas da Lei. A referida alteração provocará significativas mudanças das regras no sistema penitenciário, cujas normas constituem o chamado Direito Penitenciário, artigo24, I da Constituição Federal. Passa-se a um estudo do objetivo e aplicação da Lei de Execução Penal, as espécies de penas e estabelecimentos penais. Será analisado o projeto de Lei do Senado 513/13, em especial o inciso XXII do Art. 41 que traz a obtenção da progressão antecipada de regime, quando estiver em presídio superlotado, Art. 65, inciso V que impõe ao Juizo da Execução a realização de ofício ou a requerimento das partes, mutirões carcerários sempre que a capacidade da estabelecimento estiver superior a lotação e Art. 85 onde o estabelecimento penal deverá ter lotação compatível com sua estrutura e finalidade, vedando o recebimento de presos além da capacidade prevista.
description Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Aplicadas da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Direito, sob a orientação do Prof. Me. Marlon Beraldo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-14
2019-02-11T12:35:34Z
2019-02-11T12:35:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/772
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/772
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605256957952