A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5566 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar um aspecto do processo educativo na Grécia antiga, a saber, procura examinar e entender o papel e a relevância pedagógicos que os poetas, Hesíodo e Homero tiveram junto aos jovens gregos, por meio de suas obras: Ilíada e Odisséia, e Teogonia e Os trabalhos e os dias, respectivamente. Os gregos pela primeira vez formularam o conceito que nós temos hoje de educação liberal, ou seja, a educação digna, do homem livre; uma educação que habilita o homem a tirar proveito de sua liberdade que enfatiza sempre o desenvolvimento individual de cada cidadão enquanto ser humano. Com os gregos mais do que outro povo a educação englobou características semelhantes às nossas no século XXI. O modo grego de educar constitui o ponto de partida para todas as teorias educacionais até os nossos dias. A característica fundamental de valorizar o indivíduo enquanto homem e enquanto ser pertencente a uma comunidade é um dos principais aspectos discutidos ainda hoje quando se fala de educação. Hoje, muitos séculos depois, busca-se educar os jovens para fazerem parte ativa de uma civilização e ao mesmo tempo serem pessoas cada vez mais éticas e justas, enfim, melhores. Os gregos enquanto iniciadores dessas preocupações e criadores de um método educativo próprio se tornam para nós o melhor exemplo que aponta para possíveis resoluções inclusive para os problemas atuais. |
id |
UNICESU -1_2c680ed52f7dff8472f1f0fd3efc3c80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5566 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGACidadãoEducaçãoGréciaMitoA presente pesquisa tem como objetivo analisar um aspecto do processo educativo na Grécia antiga, a saber, procura examinar e entender o papel e a relevância pedagógicos que os poetas, Hesíodo e Homero tiveram junto aos jovens gregos, por meio de suas obras: Ilíada e Odisséia, e Teogonia e Os trabalhos e os dias, respectivamente. Os gregos pela primeira vez formularam o conceito que nós temos hoje de educação liberal, ou seja, a educação digna, do homem livre; uma educação que habilita o homem a tirar proveito de sua liberdade que enfatiza sempre o desenvolvimento individual de cada cidadão enquanto ser humano. Com os gregos mais do que outro povo a educação englobou características semelhantes às nossas no século XXI. O modo grego de educar constitui o ponto de partida para todas as teorias educacionais até os nossos dias. A característica fundamental de valorizar o indivíduo enquanto homem e enquanto ser pertencente a uma comunidade é um dos principais aspectos discutidos ainda hoje quando se fala de educação. Hoje, muitos séculos depois, busca-se educar os jovens para fazerem parte ativa de uma civilização e ao mesmo tempo serem pessoas cada vez mais éticas e justas, enfim, melhores. Os gregos enquanto iniciadores dessas preocupações e criadores de um método educativo próprio se tornam para nós o melhor exemplo que aponta para possíveis resoluções inclusive para os problemas atuais.UniCesumar2020-04-09T18:33:00Z2020-04-09T18:33:00Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5566otherWIEZEL, AugustoMURARI, JulianaCAPORALINI, José Belucireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:35Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:37.947Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA |
title |
A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA WIEZEL, Augusto Cidadão Educação Grécia Mito |
title_short |
A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA |
title_full |
A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA |
author |
WIEZEL, Augusto |
author_facet |
WIEZEL, Augusto MURARI, Juliana CAPORALINI, José Beluci |
author_role |
author |
author2 |
MURARI, Juliana CAPORALINI, José Beluci |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
WIEZEL, Augusto MURARI, Juliana CAPORALINI, José Beluci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadão Educação Grécia Mito |
topic |
Cidadão Educação Grécia Mito |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar um aspecto do processo educativo na Grécia antiga, a saber, procura examinar e entender o papel e a relevância pedagógicos que os poetas, Hesíodo e Homero tiveram junto aos jovens gregos, por meio de suas obras: Ilíada e Odisséia, e Teogonia e Os trabalhos e os dias, respectivamente. Os gregos pela primeira vez formularam o conceito que nós temos hoje de educação liberal, ou seja, a educação digna, do homem livre; uma educação que habilita o homem a tirar proveito de sua liberdade que enfatiza sempre o desenvolvimento individual de cada cidadão enquanto ser humano. Com os gregos mais do que outro povo a educação englobou características semelhantes às nossas no século XXI. O modo grego de educar constitui o ponto de partida para todas as teorias educacionais até os nossos dias. A característica fundamental de valorizar o indivíduo enquanto homem e enquanto ser pertencente a uma comunidade é um dos principais aspectos discutidos ainda hoje quando se fala de educação. Hoje, muitos séculos depois, busca-se educar os jovens para fazerem parte ativa de uma civilização e ao mesmo tempo serem pessoas cada vez mais éticas e justas, enfim, melhores. Os gregos enquanto iniciadores dessas preocupações e criadores de um método educativo próprio se tornam para nós o melhor exemplo que aponta para possíveis resoluções inclusive para os problemas atuais. |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar um aspecto do processo educativo na Grécia antiga, a saber, procura examinar e entender o papel e a relevância pedagógicos que os poetas, Hesíodo e Homero tiveram junto aos jovens gregos, por meio de suas obras: Ilíada e Odisséia, e Teogonia e Os trabalhos e os dias, respectivamente. Os gregos pela primeira vez formularam o conceito que nós temos hoje de educação liberal, ou seja, a educação digna, do homem livre; uma educação que habilita o homem a tirar proveito de sua liberdade que enfatiza sempre o desenvolvimento individual de cada cidadão enquanto ser humano. Com os gregos mais do que outro povo a educação englobou características semelhantes às nossas no século XXI. O modo grego de educar constitui o ponto de partida para todas as teorias educacionais até os nossos dias. A característica fundamental de valorizar o indivíduo enquanto homem e enquanto ser pertencente a uma comunidade é um dos principais aspectos discutidos ainda hoje quando se fala de educação. Hoje, muitos séculos depois, busca-se educar os jovens para fazerem parte ativa de uma civilização e ao mesmo tempo serem pessoas cada vez mais éticas e justas, enfim, melhores. Os gregos enquanto iniciadores dessas preocupações e criadores de um método educativo próprio se tornam para nós o melhor exemplo que aponta para possíveis resoluções inclusive para os problemas atuais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-04-09T18:33:00Z 2020-04-09T18:33:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-61091-05-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5566 |
identifier_str_mv |
978-85-61091-05-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948606480646144 |