A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WIEZEL, Augusto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MURARI, Juliana, CAPORALINI, José Beluci
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5566
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar um aspecto do processo educativo na Grécia antiga, a saber, procura examinar e entender o papel e a relevância pedagógicos que os poetas, Hesíodo e Homero tiveram junto aos jovens gregos, por meio de suas obras: Ilíada e Odisséia, e Teogonia e Os trabalhos e os dias, respectivamente. Os gregos pela primeira vez formularam o conceito que nós temos hoje de educação liberal, ou seja, a educação digna, do homem livre; uma educação que habilita o homem a tirar proveito de sua liberdade que enfatiza sempre o desenvolvimento individual de cada cidadão enquanto ser humano. Com os gregos mais do que outro povo a educação englobou características semelhantes às nossas no século XXI. O modo grego de educar constitui o ponto de partida para todas as teorias educacionais até os nossos dias. A característica fundamental de valorizar o indivíduo enquanto homem e enquanto ser pertencente a uma comunidade é um dos principais aspectos discutidos ainda hoje quando se fala de educação. Hoje, muitos séculos depois, busca-se educar os jovens para fazerem parte ativa de uma civilização e ao mesmo tempo serem pessoas cada vez mais éticas e justas, enfim, melhores. Os gregos enquanto iniciadores dessas preocupações e criadores de um método educativo próprio se tornam para nós o melhor exemplo que aponta para possíveis resoluções inclusive para os problemas atuais.
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