A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WIEZEL, Augusto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MURARI, Juliana, CAPORALINI, José Beluci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5566
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar um aspecto do processo educativo na Grécia antiga, a saber, procura examinar e entender o papel e a relevância pedagógicos que os poetas, Hesíodo e Homero tiveram junto aos jovens gregos, por meio de suas obras: Ilíada e Odisséia, e Teogonia e Os trabalhos e os dias, respectivamente. Os gregos pela primeira vez formularam o conceito que nós temos hoje de educação liberal, ou seja, a educação digna, do homem livre; uma educação que habilita o homem a tirar proveito de sua liberdade que enfatiza sempre o desenvolvimento individual de cada cidadão enquanto ser humano. Com os gregos mais do que outro povo a educação englobou características semelhantes às nossas no século XXI. O modo grego de educar constitui o ponto de partida para todas as teorias educacionais até os nossos dias. A característica fundamental de valorizar o indivíduo enquanto homem e enquanto ser pertencente a uma comunidade é um dos principais aspectos discutidos ainda hoje quando se fala de educação. Hoje, muitos séculos depois, busca-se educar os jovens para fazerem parte ativa de uma civilização e ao mesmo tempo serem pessoas cada vez mais éticas e justas, enfim, melhores. Os gregos enquanto iniciadores dessas preocupações e criadores de um método educativo próprio se tornam para nós o melhor exemplo que aponta para possíveis resoluções inclusive para os problemas atuais.
id UNICESU -1_95a0372c682c2969732299a873364e60
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5566
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGACidadãoEducaçãoGréciaMitoA presente pesquisa tem como objetivo analisar um aspecto do processo educativo na Grécia antiga, a saber, procura examinar e entender o papel e a relevância pedagógicos que os poetas, Hesíodo e Homero tiveram junto aos jovens gregos, por meio de suas obras: Ilíada e Odisséia, e Teogonia e Os trabalhos e os dias, respectivamente. Os gregos pela primeira vez formularam o conceito que nós temos hoje de educação liberal, ou seja, a educação digna, do homem livre; uma educação que habilita o homem a tirar proveito de sua liberdade que enfatiza sempre o desenvolvimento individual de cada cidadão enquanto ser humano. Com os gregos mais do que outro povo a educação englobou características semelhantes às nossas no século XXI. O modo grego de educar constitui o ponto de partida para todas as teorias educacionais até os nossos dias. A característica fundamental de valorizar o indivíduo enquanto homem e enquanto ser pertencente a uma comunidade é um dos principais aspectos discutidos ainda hoje quando se fala de educação. Hoje, muitos séculos depois, busca-se educar os jovens para fazerem parte ativa de uma civilização e ao mesmo tempo serem pessoas cada vez mais éticas e justas, enfim, melhores. Os gregos enquanto iniciadores dessas preocupações e criadores de um método educativo próprio se tornam para nós o melhor exemplo que aponta para possíveis resoluções inclusive para os problemas atuais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-09T18:33:00Z2020-04-09T18:33:00Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5566porWIEZEL, AugustoMURARI, JulianaCAPORALINI, José Beluciinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:46:47ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA
title A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA
spellingShingle A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA
WIEZEL, Augusto
Cidadão
Educação
Grécia
Mito
title_short A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA
title_full A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA
title_fullStr A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA
title_sort A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS POETAS HESÍODO E HOMERO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA GRÉCIA ANTIGA
author WIEZEL, Augusto
author_facet WIEZEL, Augusto
MURARI, Juliana
CAPORALINI, José Beluci
author_role author
author2 MURARI, Juliana
CAPORALINI, José Beluci
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv WIEZEL, Augusto
MURARI, Juliana
CAPORALINI, José Beluci
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadão
Educação
Grécia
Mito
topic Cidadão
Educação
Grécia
Mito
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar um aspecto do processo educativo na Grécia antiga, a saber, procura examinar e entender o papel e a relevância pedagógicos que os poetas, Hesíodo e Homero tiveram junto aos jovens gregos, por meio de suas obras: Ilíada e Odisséia, e Teogonia e Os trabalhos e os dias, respectivamente. Os gregos pela primeira vez formularam o conceito que nós temos hoje de educação liberal, ou seja, a educação digna, do homem livre; uma educação que habilita o homem a tirar proveito de sua liberdade que enfatiza sempre o desenvolvimento individual de cada cidadão enquanto ser humano. Com os gregos mais do que outro povo a educação englobou características semelhantes às nossas no século XXI. O modo grego de educar constitui o ponto de partida para todas as teorias educacionais até os nossos dias. A característica fundamental de valorizar o indivíduo enquanto homem e enquanto ser pertencente a uma comunidade é um dos principais aspectos discutidos ainda hoje quando se fala de educação. Hoje, muitos séculos depois, busca-se educar os jovens para fazerem parte ativa de uma civilização e ao mesmo tempo serem pessoas cada vez mais éticas e justas, enfim, melhores. Os gregos enquanto iniciadores dessas preocupações e criadores de um método educativo próprio se tornam para nós o melhor exemplo que aponta para possíveis resoluções inclusive para os problemas atuais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-09T18:33:00Z
2020-04-09T18:33:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5566
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771945604087808