Práticas educativas parentais e metas académicas: um estudo com alunos do 5º e do 6º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galamba, Maria Margarida Filipe Vilhena Vargas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9049
Resumo: Práticas educativas parentais e metas académicas em alunos do 5ºe 6º ano do Ensino Básico Resumo O presente estudo tem como objectivo conhecer e caracterizar as práticas educativas parentais utilizadas pelos progenitores bem como a percepção que os filhos têm dessas práticas. Neste sentido será identificada a relação existente entre as práticas educativas parentais e as metas de aprendizagem na infância/ adolescência. Amostra é constituída por 189 crianças/adolescentes 5.º e 6.º ano de escolaridade de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. Os alunos responderam ao Inventário de Metas Académicas (IMA) de Almeida e de Miranda (2005) e ao Questionário de Estilos Educativos (QEEP) de Barbosa-Ducharne; Cruz; Marinho & Grande (2006), sendo ambos os questionários de auto-relato e pretendem identificar, respectivamente, as percepções que os adolescentes têm das práticas educativas dos seus pais identificando o estilo educativo, utilizado por cada progenitor e metas de aprendizagem desenvolvidas pelos alunos. Os resultados indicam que as práticas educativas parentais de responsividade e de supervisão se encontram relacionadas positivamente com as metas académicas de aprendizagem ou objectivos concretos. Palavras-Chave: Família, Escola, Crianças/adolescentes, Práticas educativas Parentais, Metas Académicas; Parenting practices and academic goals for students in 5th and 6th year of Primary Education This study aims to understand and characterize the parenting practices used by parents as well as the perception that children have these practices. In this sense be identified educational predominant styles and the relationship between education and family learning goals in adolescence.Sample is constituted by 189 adolescent children/5.º and 6.º year of escolaridade of both the sex with ages understood between the 10 and 14 years. The pupils had answered to the Inventory of Academic Goals (IMA) of Almeida and Miranda (2005) and to the Questionnaire of Educative Parenting Styles (QEEP) of Barbosa- Ducharne; Cruz; Marinho & Grande (2006), being both the auto-story questionnaires and intend to identify, respectively, the perceptions that the adolescents have of practical educative of its parents identifying educative style, used for each ancestor and goals of learning developed by the pupils. The results indicate that parenting practices are positively correlated with academic goals. Keywords: Family, School, Children/Adolescence, Parental Educational Practices, Academic Goals
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