FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA COMPUTAÇÃO COGNITIVA E O CICLO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Secundo, Alan Vinicius
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bortolozzi, Flávio, Almeida, Iara Carnevale de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2009
Resumo: A computação cognitiva é uma subárea da Inteligência Artificial que apresenta soluções inovadoras no que se refere à capacidade de os computadores ‘pensarem’ como seres humanos. Um dos grandes objetivos dessa subárea é automatizar a geração de novo conhecimento sobre um grande volume de dados, permitindo assim, que os sistemas baseados em computação cognitiva possam tomar decisões mais precisas, rápidas e com baixa intervenção humana. Por sua vez, a Gestão do Conhecimento disponibiliza diferentes ciclos para que o conhecimento individual seja devidamente capturado, sistematizado e mantido a fim de ser aplicado dentro das organizações. Este resumo expandido tem o objetivo de investigar as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela computação cognitiva para apoiar os os ciclos da Gestão do Conhecimento. Quanto a sua natureza, esta pesquisa é aplicada e fundamentada sobre uma revisão sistemática das ferramentas já existentes relacionadas a computação cognitiva. São analisados 86 sistemas em 20 tendências do mercado, identificando-se as áreas em que contribuem, o tipo de ferramenta e como elas se relacionam com cada processo do ciclo da Gestão do Conhecimento. Portanto, a contribuição deste estudo é fazer com que as organizações tenham maior clareza de quais etapas do ciclo da GC, as ferramentas aqui identificadas podem apoiar a tomada de decisão.
id UNICESU -1_2fa4172499bd880846de4d49bf221504
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2009
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA COMPUTAÇÃO COGNITIVA E O CICLO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕESCiclo do conhecimentoFerramentas cognitivasFerramentas cognitivasA computação cognitiva é uma subárea da Inteligência Artificial que apresenta soluções inovadoras no que se refere à capacidade de os computadores ‘pensarem’ como seres humanos. Um dos grandes objetivos dessa subárea é automatizar a geração de novo conhecimento sobre um grande volume de dados, permitindo assim, que os sistemas baseados em computação cognitiva possam tomar decisões mais precisas, rápidas e com baixa intervenção humana. Por sua vez, a Gestão do Conhecimento disponibiliza diferentes ciclos para que o conhecimento individual seja devidamente capturado, sistematizado e mantido a fim de ser aplicado dentro das organizações. Este resumo expandido tem o objetivo de investigar as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela computação cognitiva para apoiar os os ciclos da Gestão do Conhecimento. Quanto a sua natureza, esta pesquisa é aplicada e fundamentada sobre uma revisão sistemática das ferramentas já existentes relacionadas a computação cognitiva. São analisados 86 sistemas em 20 tendências do mercado, identificando-se as áreas em que contribuem, o tipo de ferramenta e como elas se relacionam com cada processo do ciclo da Gestão do Conhecimento. Portanto, a contribuição deste estudo é fazer com que as organizações tenham maior clareza de quais etapas do ciclo da GC, as ferramentas aqui identificadas podem apoiar a tomada de decisão.Unicesumar2019-08-20T20:26:40Z2019-08-20T20:26:40Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2009otherSecundo, Alan ViniciusBortolozzi, FlávioAlmeida, Iara Carnevale dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:47Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:00.997Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA COMPUTAÇÃO COGNITIVA E O CICLO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
title FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA COMPUTAÇÃO COGNITIVA E O CICLO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
spellingShingle FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA COMPUTAÇÃO COGNITIVA E O CICLO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Secundo, Alan Vinicius
Ciclo do conhecimento
Ferramentas cognitivas
Ferramentas cognitivas
title_short FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA COMPUTAÇÃO COGNITIVA E O CICLO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
title_full FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA COMPUTAÇÃO COGNITIVA E O CICLO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
title_fullStr FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA COMPUTAÇÃO COGNITIVA E O CICLO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
title_full_unstemmed FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA COMPUTAÇÃO COGNITIVA E O CICLO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
title_sort FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA COMPUTAÇÃO COGNITIVA E O CICLO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
author Secundo, Alan Vinicius
author_facet Secundo, Alan Vinicius
Bortolozzi, Flávio
Almeida, Iara Carnevale de
author_role author
author2 Bortolozzi, Flávio
Almeida, Iara Carnevale de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Secundo, Alan Vinicius
Bortolozzi, Flávio
Almeida, Iara Carnevale de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo do conhecimento
Ferramentas cognitivas
Ferramentas cognitivas
topic Ciclo do conhecimento
Ferramentas cognitivas
Ferramentas cognitivas
dc.description.none.fl_txt_mv A computação cognitiva é uma subárea da Inteligência Artificial que apresenta soluções inovadoras no que se refere à capacidade de os computadores ‘pensarem’ como seres humanos. Um dos grandes objetivos dessa subárea é automatizar a geração de novo conhecimento sobre um grande volume de dados, permitindo assim, que os sistemas baseados em computação cognitiva possam tomar decisões mais precisas, rápidas e com baixa intervenção humana. Por sua vez, a Gestão do Conhecimento disponibiliza diferentes ciclos para que o conhecimento individual seja devidamente capturado, sistematizado e mantido a fim de ser aplicado dentro das organizações. Este resumo expandido tem o objetivo de investigar as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela computação cognitiva para apoiar os os ciclos da Gestão do Conhecimento. Quanto a sua natureza, esta pesquisa é aplicada e fundamentada sobre uma revisão sistemática das ferramentas já existentes relacionadas a computação cognitiva. São analisados 86 sistemas em 20 tendências do mercado, identificando-se as áreas em que contribuem, o tipo de ferramenta e como elas se relacionam com cada processo do ciclo da Gestão do Conhecimento. Portanto, a contribuição deste estudo é fazer com que as organizações tenham maior clareza de quais etapas do ciclo da GC, as ferramentas aqui identificadas podem apoiar a tomada de decisão.
description A computação cognitiva é uma subárea da Inteligência Artificial que apresenta soluções inovadoras no que se refere à capacidade de os computadores ‘pensarem’ como seres humanos. Um dos grandes objetivos dessa subárea é automatizar a geração de novo conhecimento sobre um grande volume de dados, permitindo assim, que os sistemas baseados em computação cognitiva possam tomar decisões mais precisas, rápidas e com baixa intervenção humana. Por sua vez, a Gestão do Conhecimento disponibiliza diferentes ciclos para que o conhecimento individual seja devidamente capturado, sistematizado e mantido a fim de ser aplicado dentro das organizações. Este resumo expandido tem o objetivo de investigar as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela computação cognitiva para apoiar os os ciclos da Gestão do Conhecimento. Quanto a sua natureza, esta pesquisa é aplicada e fundamentada sobre uma revisão sistemática das ferramentas já existentes relacionadas a computação cognitiva. São analisados 86 sistemas em 20 tendências do mercado, identificando-se as áreas em que contribuem, o tipo de ferramenta e como elas se relacionam com cada processo do ciclo da Gestão do Conhecimento. Portanto, a contribuição deste estudo é fazer com que as organizações tenham maior clareza de quais etapas do ciclo da GC, as ferramentas aqui identificadas podem apoiar a tomada de decisão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-20T20:26:40Z
2019-08-20T20:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2009
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2009
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948639268569088