ANÁLISE QUALITATIVA DOS REGISTROS PROFISSIONAIS EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES DO HIPERDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TRIACA, Leonardo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ROSA, Isleania Maria Marques Moreira, ZILLY, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6330
Resumo: Consideradas como pandemias, as DCNT, em especial a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM), constituem sério problema de saúde coletiva. São doenças de alto custo social e grande impacto na morbimortalidade da população mundial. O objetivo desse estudo foi analisar os registros profissionais em 20 prontuários de usuários cadastrados no Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos tipo 2 (HiperDia), de Foz do Iguaçu-PR, no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2009, em duas Unidades de Saúde da Família (USF). Identificamos que a categoria profissional predominantemente envolvida na assistência são os profissionais médicos. O enfermeiro também mostrou-se bastante presente na Atenção Básica. Com relação às estratégias de educação em saúde voltadas para HAS e/ou DM tipo 2, concentram-se em orientações individuais sobre medicamentos e alimentação saudável, controle glicêmico, medida de pressão arterial. As ações profissionais mostradas neste estudo são centradas na assistência e em orientações educativas básicas. Os registros apresentam-se de forma incompleta e superficiais em termos de informações dos atendimentos nas unidades. A formulação de práticas assistenciais e de políticas voltadas ao contexto coletivo de educação em saúde se faz necessária para melhorar a adesão ao tratamento, prevenção e controle do DM tipo 2 e/ou HAS.
id UNICESU -1_3099ba02cf023255c8c24eba4bdaa4c7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6330
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE QUALITATIVA DOS REGISTROS PROFISSIONAIS EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES DO HIPERDIAAtenção básicaEnfermagemHiperdiaConsideradas como pandemias, as DCNT, em especial a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM), constituem sério problema de saúde coletiva. São doenças de alto custo social e grande impacto na morbimortalidade da população mundial. O objetivo desse estudo foi analisar os registros profissionais em 20 prontuários de usuários cadastrados no Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos tipo 2 (HiperDia), de Foz do Iguaçu-PR, no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2009, em duas Unidades de Saúde da Família (USF). Identificamos que a categoria profissional predominantemente envolvida na assistência são os profissionais médicos. O enfermeiro também mostrou-se bastante presente na Atenção Básica. Com relação às estratégias de educação em saúde voltadas para HAS e/ou DM tipo 2, concentram-se em orientações individuais sobre medicamentos e alimentação saudável, controle glicêmico, medida de pressão arterial. As ações profissionais mostradas neste estudo são centradas na assistência e em orientações educativas básicas. Os registros apresentam-se de forma incompleta e superficiais em termos de informações dos atendimentos nas unidades. A formulação de práticas assistenciais e de políticas voltadas ao contexto coletivo de educação em saúde se faz necessária para melhorar a adesão ao tratamento, prevenção e controle do DM tipo 2 e/ou HAS.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-12-09T19:41:08Z2011-10-252020-12-09T19:41:08Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6330porTRIACA, LeonardoROSA, Isleania Maria Marques MoreiraZILLY, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-12-10T06:01:40ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE QUALITATIVA DOS REGISTROS PROFISSIONAIS EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES DO HIPERDIA
title ANÁLISE QUALITATIVA DOS REGISTROS PROFISSIONAIS EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES DO HIPERDIA
spellingShingle ANÁLISE QUALITATIVA DOS REGISTROS PROFISSIONAIS EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES DO HIPERDIA
TRIACA, Leonardo
Atenção básica
Enfermagem
Hiperdia
title_short ANÁLISE QUALITATIVA DOS REGISTROS PROFISSIONAIS EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES DO HIPERDIA
title_full ANÁLISE QUALITATIVA DOS REGISTROS PROFISSIONAIS EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES DO HIPERDIA
title_fullStr ANÁLISE QUALITATIVA DOS REGISTROS PROFISSIONAIS EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES DO HIPERDIA
title_full_unstemmed ANÁLISE QUALITATIVA DOS REGISTROS PROFISSIONAIS EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES DO HIPERDIA
title_sort ANÁLISE QUALITATIVA DOS REGISTROS PROFISSIONAIS EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES DO HIPERDIA
author TRIACA, Leonardo
author_facet TRIACA, Leonardo
ROSA, Isleania Maria Marques Moreira
ZILLY, Adriana
author_role author
author2 ROSA, Isleania Maria Marques Moreira
ZILLY, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TRIACA, Leonardo
ROSA, Isleania Maria Marques Moreira
ZILLY, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção básica
Enfermagem
Hiperdia
topic Atenção básica
Enfermagem
Hiperdia
description Consideradas como pandemias, as DCNT, em especial a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM), constituem sério problema de saúde coletiva. São doenças de alto custo social e grande impacto na morbimortalidade da população mundial. O objetivo desse estudo foi analisar os registros profissionais em 20 prontuários de usuários cadastrados no Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos tipo 2 (HiperDia), de Foz do Iguaçu-PR, no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2009, em duas Unidades de Saúde da Família (USF). Identificamos que a categoria profissional predominantemente envolvida na assistência são os profissionais médicos. O enfermeiro também mostrou-se bastante presente na Atenção Básica. Com relação às estratégias de educação em saúde voltadas para HAS e/ou DM tipo 2, concentram-se em orientações individuais sobre medicamentos e alimentação saudável, controle glicêmico, medida de pressão arterial. As ações profissionais mostradas neste estudo são centradas na assistência e em orientações educativas básicas. Os registros apresentam-se de forma incompleta e superficiais em termos de informações dos atendimentos nas unidades. A formulação de práticas assistenciais e de políticas voltadas ao contexto coletivo de educação em saúde se faz necessária para melhorar a adesão ao tratamento, prevenção e controle do DM tipo 2 e/ou HAS.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2011-10-25
2020-12-09T19:41:08Z
2020-12-09T19:41:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6330
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771934369644544