ANÁLISE DA SENSIBILIDADE PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE CANDIDÍASE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria Alice Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reis, Marcela Funaki dos
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1852
Resumo: Candidíase é uma micose oportunista causada por leveduras do gênero Candida, sendo a espécie Candida albicans prevalente. As espécies de Candida vivem como comensais benignos, porém podem causar dano ao organismo quando a flora comensal rompe a pele ou barreiras mucosas. A cavidade bucal é colonizada por Candida, esses fungos colonizam a mucosa em forma de levedura, sendo parte da microbiota normal. No entanto com o uso de próteses dentárias, tabagismo e alteração da mucosa a levedura pode se tornar patogênica sendo mais frequentes em crianças, idosos e pacientes imunodeprimidos. O diagnóstico convencional de candidíase é o exame micológico, no entanto devido as alterações morfológicas da levedura, o diagnóstico pode apresentar dificuldades de identificação. Nesse sentido, o diagnóstico molecular traz vantagens em relação ao diagnóstico convencional, pois é capaz de diminuir o tempo do exame e obter os resultados de forma qualitativa e quantitativa, identificando qual a espécie que está causando a doença com necessidade de pouca quantidade de amostra para a sua realização. Assim, o objetivo deste trabalho é estabelecer o limiar de sensibilidade para diagnóstico molecular de candidíase bucal, baseado em análise por marcador molecular. Para tanto serão coletados amostras biológicas em swab bucal de pacientes adultos que frequentam a clínica odontológica do Unicesumar. Os swabs serão mantidos em solução salina até o momento da extração de DNA que serão realizados pelo método de extração orgânica, seguida por PCR com dois round e eletroforese quantitativa. Desta forma, espera-se obter os resultados através de uma técnica molecular sensível.
id UNICESU -1_30c2154e2357ac30a2db85b277a8a1ae
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1852
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DA SENSIBILIDADE PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE CANDIDÍASECandida albicansEspecificidadeReação em Cadeia da PolimeraseCandidíase é uma micose oportunista causada por leveduras do gênero Candida, sendo a espécie Candida albicans prevalente. As espécies de Candida vivem como comensais benignos, porém podem causar dano ao organismo quando a flora comensal rompe a pele ou barreiras mucosas. A cavidade bucal é colonizada por Candida, esses fungos colonizam a mucosa em forma de levedura, sendo parte da microbiota normal. No entanto com o uso de próteses dentárias, tabagismo e alteração da mucosa a levedura pode se tornar patogênica sendo mais frequentes em crianças, idosos e pacientes imunodeprimidos. O diagnóstico convencional de candidíase é o exame micológico, no entanto devido as alterações morfológicas da levedura, o diagnóstico pode apresentar dificuldades de identificação. Nesse sentido, o diagnóstico molecular traz vantagens em relação ao diagnóstico convencional, pois é capaz de diminuir o tempo do exame e obter os resultados de forma qualitativa e quantitativa, identificando qual a espécie que está causando a doença com necessidade de pouca quantidade de amostra para a sua realização. Assim, o objetivo deste trabalho é estabelecer o limiar de sensibilidade para diagnóstico molecular de candidíase bucal, baseado em análise por marcador molecular. Para tanto serão coletados amostras biológicas em swab bucal de pacientes adultos que frequentam a clínica odontológica do Unicesumar. Os swabs serão mantidos em solução salina até o momento da extração de DNA que serão realizados pelo método de extração orgânica, seguida por PCR com dois round e eletroforese quantitativa. Desta forma, espera-se obter os resultados através de uma técnica molecular sensível.Unicesumar2019-08-19T18:02:16Z2019-08-19T18:02:16Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1852otherNunes, Maria Alice FerreiraReis, Marcela Funaki dosreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:16Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:22.641Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA SENSIBILIDADE PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE CANDIDÍASE
title ANÁLISE DA SENSIBILIDADE PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE CANDIDÍASE
spellingShingle ANÁLISE DA SENSIBILIDADE PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE CANDIDÍASE
Nunes, Maria Alice Ferreira
Candida albicans
Especificidade
Reação em Cadeia da Polimerase
title_short ANÁLISE DA SENSIBILIDADE PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE CANDIDÍASE
title_full ANÁLISE DA SENSIBILIDADE PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE CANDIDÍASE
title_fullStr ANÁLISE DA SENSIBILIDADE PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE CANDIDÍASE
title_full_unstemmed ANÁLISE DA SENSIBILIDADE PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE CANDIDÍASE
title_sort ANÁLISE DA SENSIBILIDADE PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE CANDIDÍASE
author Nunes, Maria Alice Ferreira
author_facet Nunes, Maria Alice Ferreira
Reis, Marcela Funaki dos
author_role author
author2 Reis, Marcela Funaki dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maria Alice Ferreira
Reis, Marcela Funaki dos
dc.subject.por.fl_str_mv Candida albicans
Especificidade
Reação em Cadeia da Polimerase
topic Candida albicans
Especificidade
Reação em Cadeia da Polimerase
dc.description.none.fl_txt_mv Candidíase é uma micose oportunista causada por leveduras do gênero Candida, sendo a espécie Candida albicans prevalente. As espécies de Candida vivem como comensais benignos, porém podem causar dano ao organismo quando a flora comensal rompe a pele ou barreiras mucosas. A cavidade bucal é colonizada por Candida, esses fungos colonizam a mucosa em forma de levedura, sendo parte da microbiota normal. No entanto com o uso de próteses dentárias, tabagismo e alteração da mucosa a levedura pode se tornar patogênica sendo mais frequentes em crianças, idosos e pacientes imunodeprimidos. O diagnóstico convencional de candidíase é o exame micológico, no entanto devido as alterações morfológicas da levedura, o diagnóstico pode apresentar dificuldades de identificação. Nesse sentido, o diagnóstico molecular traz vantagens em relação ao diagnóstico convencional, pois é capaz de diminuir o tempo do exame e obter os resultados de forma qualitativa e quantitativa, identificando qual a espécie que está causando a doença com necessidade de pouca quantidade de amostra para a sua realização. Assim, o objetivo deste trabalho é estabelecer o limiar de sensibilidade para diagnóstico molecular de candidíase bucal, baseado em análise por marcador molecular. Para tanto serão coletados amostras biológicas em swab bucal de pacientes adultos que frequentam a clínica odontológica do Unicesumar. Os swabs serão mantidos em solução salina até o momento da extração de DNA que serão realizados pelo método de extração orgânica, seguida por PCR com dois round e eletroforese quantitativa. Desta forma, espera-se obter os resultados através de uma técnica molecular sensível.
description Candidíase é uma micose oportunista causada por leveduras do gênero Candida, sendo a espécie Candida albicans prevalente. As espécies de Candida vivem como comensais benignos, porém podem causar dano ao organismo quando a flora comensal rompe a pele ou barreiras mucosas. A cavidade bucal é colonizada por Candida, esses fungos colonizam a mucosa em forma de levedura, sendo parte da microbiota normal. No entanto com o uso de próteses dentárias, tabagismo e alteração da mucosa a levedura pode se tornar patogênica sendo mais frequentes em crianças, idosos e pacientes imunodeprimidos. O diagnóstico convencional de candidíase é o exame micológico, no entanto devido as alterações morfológicas da levedura, o diagnóstico pode apresentar dificuldades de identificação. Nesse sentido, o diagnóstico molecular traz vantagens em relação ao diagnóstico convencional, pois é capaz de diminuir o tempo do exame e obter os resultados de forma qualitativa e quantitativa, identificando qual a espécie que está causando a doença com necessidade de pouca quantidade de amostra para a sua realização. Assim, o objetivo deste trabalho é estabelecer o limiar de sensibilidade para diagnóstico molecular de candidíase bucal, baseado em análise por marcador molecular. Para tanto serão coletados amostras biológicas em swab bucal de pacientes adultos que frequentam a clínica odontológica do Unicesumar. Os swabs serão mantidos em solução salina até o momento da extração de DNA que serão realizados pelo método de extração orgânica, seguida por PCR com dois round e eletroforese quantitativa. Desta forma, espera-se obter os resultados através de uma técnica molecular sensível.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T18:02:16Z
2019-08-19T18:02:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1852
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1852
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948640175587328