CULTO AO CORPO, DIETAS RESTRITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NICOLAO, Ana Carolina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FERRARI, Ariana, PIORNEDO, Gabriela Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2170
Resumo: Os transtornos alimentares apresentam etiologia multifatorial, envolvendo questões genéticas, psicológicas e socioculturais. O “culto ao corpo” tem sido amplamente difundido pelas mídias nos dias atuais, levando a prática indiscriminada de dietas restritivas e muitas vezes resultando em transtornos alimentares, que são quadros psiquiátricos que envolvem alterações no comportamento alimentar, afetam – em sua maioria – adolescentes e jovens adultas do sexo feminino. Os mesmos podem acarretar prejuízos biológicos e psicológicos, aumentando os riscos de morbidade e mortalidade. Os principais transtornos alimentares são a anorexia nervosa, bulimia nervosa e o transtorno da compulsão alimentar. Tendo em vista a crescente preocupação com a imagem corporal, o presente trabalho tem por objetivo demostrar a relação entre mulheres insatisfeitas com sua própria aparência, levando a prática de dietas cada vez mais restritivas que podem levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares. Esse tema representa a atual sociedade, que é exposta constantemente - através dos meios de comunicação - a um conceito de beleza irrealista. As mulheres são maioria entre as vítimas da mídia, restringindo sua alimentação em busca de um padrão de beleza inalcançável, um corpo perfeito que não respeita os diferentes fenótipos. Considerando essa realidade, existe a necessidade de informar a sociedade sobre como dietas restritivas podem desencadear transtornos alimentares em adolescentes e jovens adultas. A metodologia a ser utilizada é a revisão bibliográfica, que consiste no levantamento, seleção, divisão e arquivamento de informações, utilizando livros, artigos científicos e base de dados disponíveis na internet. Este artigo de revisão será elaborado a partir de pesquisa em livros e nos bancos de dados MedLine, Lilacs, PubMed e Google Acadêmico. Espera-se com o desenvolvimento da pesquisa contribuir para a compreensão do ciclo: busca por um padrão estético inatingível através de dietas cada vez mais restritivas e como essa sequência possibilita o desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes e jovens mulheres. Ademais, objetiva-se oferecer uma revisão bibliográfica atualizada sobre essa temática vigente no cotidiano atual.
id UNICESU -1_30f0330dbf3e7bc97304fa6c357cd9c9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2170
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CULTO AO CORPO, DIETAS RESTRITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARESAnorexia nervosaBulimia nervosaCulto ao corpoDietas restritivasTranstornos alimentaresOs transtornos alimentares apresentam etiologia multifatorial, envolvendo questões genéticas, psicológicas e socioculturais. O “culto ao corpo” tem sido amplamente difundido pelas mídias nos dias atuais, levando a prática indiscriminada de dietas restritivas e muitas vezes resultando em transtornos alimentares, que são quadros psiquiátricos que envolvem alterações no comportamento alimentar, afetam – em sua maioria – adolescentes e jovens adultas do sexo feminino. Os mesmos podem acarretar prejuízos biológicos e psicológicos, aumentando os riscos de morbidade e mortalidade. Os principais transtornos alimentares são a anorexia nervosa, bulimia nervosa e o transtorno da compulsão alimentar. Tendo em vista a crescente preocupação com a imagem corporal, o presente trabalho tem por objetivo demostrar a relação entre mulheres insatisfeitas com sua própria aparência, levando a prática de dietas cada vez mais restritivas que podem levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares. Esse tema representa a atual sociedade, que é exposta constantemente - através dos meios de comunicação - a um conceito de beleza irrealista. As mulheres são maioria entre as vítimas da mídia, restringindo sua alimentação em busca de um padrão de beleza inalcançável, um corpo perfeito que não respeita os diferentes fenótipos. Considerando essa realidade, existe a necessidade de informar a sociedade sobre como dietas restritivas podem desencadear transtornos alimentares em adolescentes e jovens adultas. A metodologia a ser utilizada é a revisão bibliográfica, que consiste no levantamento, seleção, divisão e arquivamento de informações, utilizando livros, artigos científicos e base de dados disponíveis na internet. Este artigo de revisão será elaborado a partir de pesquisa em livros e nos bancos de dados MedLine, Lilacs, PubMed e Google Acadêmico. Espera-se com o desenvolvimento da pesquisa contribuir para a compreensão do ciclo: busca por um padrão estético inatingível através de dietas cada vez mais restritivas e como essa sequência possibilita o desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes e jovens mulheres. Ademais, objetiva-se oferecer uma revisão bibliográfica atualizada sobre essa temática vigente no cotidiano atual.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T14:04:37Z2019-08-26T14:04:37Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2170porNICOLAO, Ana CarolinaFERRARI, ArianaPIORNEDO, Gabriela Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:19ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CULTO AO CORPO, DIETAS RESTRITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES
title CULTO AO CORPO, DIETAS RESTRITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES
spellingShingle CULTO AO CORPO, DIETAS RESTRITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES
NICOLAO, Ana Carolina
Anorexia nervosa
Bulimia nervosa
Culto ao corpo
Dietas restritivas
Transtornos alimentares
title_short CULTO AO CORPO, DIETAS RESTRITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES
title_full CULTO AO CORPO, DIETAS RESTRITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES
title_fullStr CULTO AO CORPO, DIETAS RESTRITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES
title_full_unstemmed CULTO AO CORPO, DIETAS RESTRITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES
title_sort CULTO AO CORPO, DIETAS RESTRITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES
author NICOLAO, Ana Carolina
author_facet NICOLAO, Ana Carolina
FERRARI, Ariana
PIORNEDO, Gabriela Morais
author_role author
author2 FERRARI, Ariana
PIORNEDO, Gabriela Morais
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NICOLAO, Ana Carolina
FERRARI, Ariana
PIORNEDO, Gabriela Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Anorexia nervosa
Bulimia nervosa
Culto ao corpo
Dietas restritivas
Transtornos alimentares
topic Anorexia nervosa
Bulimia nervosa
Culto ao corpo
Dietas restritivas
Transtornos alimentares
description Os transtornos alimentares apresentam etiologia multifatorial, envolvendo questões genéticas, psicológicas e socioculturais. O “culto ao corpo” tem sido amplamente difundido pelas mídias nos dias atuais, levando a prática indiscriminada de dietas restritivas e muitas vezes resultando em transtornos alimentares, que são quadros psiquiátricos que envolvem alterações no comportamento alimentar, afetam – em sua maioria – adolescentes e jovens adultas do sexo feminino. Os mesmos podem acarretar prejuízos biológicos e psicológicos, aumentando os riscos de morbidade e mortalidade. Os principais transtornos alimentares são a anorexia nervosa, bulimia nervosa e o transtorno da compulsão alimentar. Tendo em vista a crescente preocupação com a imagem corporal, o presente trabalho tem por objetivo demostrar a relação entre mulheres insatisfeitas com sua própria aparência, levando a prática de dietas cada vez mais restritivas que podem levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares. Esse tema representa a atual sociedade, que é exposta constantemente - através dos meios de comunicação - a um conceito de beleza irrealista. As mulheres são maioria entre as vítimas da mídia, restringindo sua alimentação em busca de um padrão de beleza inalcançável, um corpo perfeito que não respeita os diferentes fenótipos. Considerando essa realidade, existe a necessidade de informar a sociedade sobre como dietas restritivas podem desencadear transtornos alimentares em adolescentes e jovens adultas. A metodologia a ser utilizada é a revisão bibliográfica, que consiste no levantamento, seleção, divisão e arquivamento de informações, utilizando livros, artigos científicos e base de dados disponíveis na internet. Este artigo de revisão será elaborado a partir de pesquisa em livros e nos bancos de dados MedLine, Lilacs, PubMed e Google Acadêmico. Espera-se com o desenvolvimento da pesquisa contribuir para a compreensão do ciclo: busca por um padrão estético inatingível através de dietas cada vez mais restritivas e como essa sequência possibilita o desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes e jovens mulheres. Ademais, objetiva-se oferecer uma revisão bibliográfica atualizada sobre essa temática vigente no cotidiano atual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T14:04:37Z
2019-08-26T14:04:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2170
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771951657517056