A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Verônica Rosemary de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Palaoro, Gonçalves, Pamela, Malacarne, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1606
Resumo: Este artigo tem por objetivo averiguar quais são as percepções que os professores de Física têm sobre o ensino do Som para alunos surdos do Ensino Médio, bem como as práticas destes professores em sala de aula. Para tanto, nesta pesquisa é utilizada como amostra, um grupo de cinco professores da disciplina de Física que atuam na rede estadual de ensino na cidade de Cascavel - PR. Para a análise dos dados utilizamos a abordagem de Bardin (2016) que se utiliza de categorias de análise. A análise da amostra investigada nesta pesquisa, está inserida nos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. A partir dos dados, podemos inferir que os professores de Física ainda enfrentam dificuldades na elaboração das aulas, de forma que sejam acessíveis aos surdos e também há dificuldade na avaliação destes alunos.
id UNICESU -1_3168b3578db47bd5f398ec3a06d78cac
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1606
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOSEnsino do SomFísicaAlunos SurdosProfessores de FísicaEste artigo tem por objetivo averiguar quais são as percepções que os professores de Física têm sobre o ensino do Som para alunos surdos do Ensino Médio, bem como as práticas destes professores em sala de aula. Para tanto, nesta pesquisa é utilizada como amostra, um grupo de cinco professores da disciplina de Física que atuam na rede estadual de ensino na cidade de Cascavel - PR. Para a análise dos dados utilizamos a abordagem de Bardin (2016) que se utiliza de categorias de análise. A análise da amostra investigada nesta pesquisa, está inserida nos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. A partir dos dados, podemos inferir que os professores de Física ainda enfrentam dificuldades na elaboração das aulas, de forma que sejam acessíveis aos surdos e também há dificuldade na avaliação destes alunos.Unicesumar2019-08-14T13:54:05Z2019-08-14T13:54:05Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1606otherOliveira, Verônica Rosemary dePalaoroGonçalves, PamelaMalacarne, Vilmarreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:25Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:27.255Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS
title A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS
spellingShingle A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS
Oliveira, Verônica Rosemary de
Ensino do Som
Física
Alunos Surdos
Professores de Física
title_short A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS
title_full A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS
title_fullStr A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS
title_sort A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS
author Oliveira, Verônica Rosemary de
author_facet Oliveira, Verônica Rosemary de
Palaoro
Gonçalves, Pamela
Malacarne, Vilmar
author_role author
author2 Palaoro
Gonçalves, Pamela
Malacarne, Vilmar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Verônica Rosemary de
Palaoro
Gonçalves, Pamela
Malacarne, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do Som
Física
Alunos Surdos
Professores de Física
topic Ensino do Som
Física
Alunos Surdos
Professores de Física
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem por objetivo averiguar quais são as percepções que os professores de Física têm sobre o ensino do Som para alunos surdos do Ensino Médio, bem como as práticas destes professores em sala de aula. Para tanto, nesta pesquisa é utilizada como amostra, um grupo de cinco professores da disciplina de Física que atuam na rede estadual de ensino na cidade de Cascavel - PR. Para a análise dos dados utilizamos a abordagem de Bardin (2016) que se utiliza de categorias de análise. A análise da amostra investigada nesta pesquisa, está inserida nos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. A partir dos dados, podemos inferir que os professores de Física ainda enfrentam dificuldades na elaboração das aulas, de forma que sejam acessíveis aos surdos e também há dificuldade na avaliação destes alunos.
description Este artigo tem por objetivo averiguar quais são as percepções que os professores de Física têm sobre o ensino do Som para alunos surdos do Ensino Médio, bem como as práticas destes professores em sala de aula. Para tanto, nesta pesquisa é utilizada como amostra, um grupo de cinco professores da disciplina de Física que atuam na rede estadual de ensino na cidade de Cascavel - PR. Para a análise dos dados utilizamos a abordagem de Bardin (2016) que se utiliza de categorias de análise. A análise da amostra investigada nesta pesquisa, está inserida nos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. A partir dos dados, podemos inferir que os professores de Física ainda enfrentam dificuldades na elaboração das aulas, de forma que sejam acessíveis aos surdos e também há dificuldade na avaliação destes alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T13:54:05Z
2019-08-14T13:54:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1606
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1606
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948582308872192