A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1606 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo averiguar quais são as percepções que os professores de Física têm sobre o ensino do Som para alunos surdos do Ensino Médio, bem como as práticas destes professores em sala de aula. Para tanto, nesta pesquisa é utilizada como amostra, um grupo de cinco professores da disciplina de Física que atuam na rede estadual de ensino na cidade de Cascavel - PR. Para a análise dos dados utilizamos a abordagem de Bardin (2016) que se utiliza de categorias de análise. A análise da amostra investigada nesta pesquisa, está inserida nos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. A partir dos dados, podemos inferir que os professores de Física ainda enfrentam dificuldades na elaboração das aulas, de forma que sejam acessíveis aos surdos e também há dificuldade na avaliação destes alunos. |
id |
UNICESU -1_3168b3578db47bd5f398ec3a06d78cac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1606 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOSEnsino do SomFísicaAlunos SurdosProfessores de FísicaEste artigo tem por objetivo averiguar quais são as percepções que os professores de Física têm sobre o ensino do Som para alunos surdos do Ensino Médio, bem como as práticas destes professores em sala de aula. Para tanto, nesta pesquisa é utilizada como amostra, um grupo de cinco professores da disciplina de Física que atuam na rede estadual de ensino na cidade de Cascavel - PR. Para a análise dos dados utilizamos a abordagem de Bardin (2016) que se utiliza de categorias de análise. A análise da amostra investigada nesta pesquisa, está inserida nos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. A partir dos dados, podemos inferir que os professores de Física ainda enfrentam dificuldades na elaboração das aulas, de forma que sejam acessíveis aos surdos e também há dificuldade na avaliação destes alunos.Unicesumar2019-08-14T13:54:05Z2019-08-14T13:54:05Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1606otherOliveira, Verônica Rosemary dePalaoroGonçalves, PamelaMalacarne, Vilmarreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:25Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:27.255Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS |
title |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS |
spellingShingle |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS Oliveira, Verônica Rosemary de Ensino do Som Física Alunos Surdos Professores de Física |
title_short |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS |
title_full |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS |
title_fullStr |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS |
title_full_unstemmed |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS |
title_sort |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA ACERCA DO ENSINO DO SOM PARA ALUNOS SURDOS |
author |
Oliveira, Verônica Rosemary de |
author_facet |
Oliveira, Verônica Rosemary de Palaoro Gonçalves, Pamela Malacarne, Vilmar |
author_role |
author |
author2 |
Palaoro Gonçalves, Pamela Malacarne, Vilmar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Verônica Rosemary de Palaoro Gonçalves, Pamela Malacarne, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino do Som Física Alunos Surdos Professores de Física |
topic |
Ensino do Som Física Alunos Surdos Professores de Física |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo tem por objetivo averiguar quais são as percepções que os professores de Física têm sobre o ensino do Som para alunos surdos do Ensino Médio, bem como as práticas destes professores em sala de aula. Para tanto, nesta pesquisa é utilizada como amostra, um grupo de cinco professores da disciplina de Física que atuam na rede estadual de ensino na cidade de Cascavel - PR. Para a análise dos dados utilizamos a abordagem de Bardin (2016) que se utiliza de categorias de análise. A análise da amostra investigada nesta pesquisa, está inserida nos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. A partir dos dados, podemos inferir que os professores de Física ainda enfrentam dificuldades na elaboração das aulas, de forma que sejam acessíveis aos surdos e também há dificuldade na avaliação destes alunos. |
description |
Este artigo tem por objetivo averiguar quais são as percepções que os professores de Física têm sobre o ensino do Som para alunos surdos do Ensino Médio, bem como as práticas destes professores em sala de aula. Para tanto, nesta pesquisa é utilizada como amostra, um grupo de cinco professores da disciplina de Física que atuam na rede estadual de ensino na cidade de Cascavel - PR. Para a análise dos dados utilizamos a abordagem de Bardin (2016) que se utiliza de categorias de análise. A análise da amostra investigada nesta pesquisa, está inserida nos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. A partir dos dados, podemos inferir que os professores de Física ainda enfrentam dificuldades na elaboração das aulas, de forma que sejam acessíveis aos surdos e também há dificuldade na avaliação destes alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T13:54:05Z 2019-08-14T13:54:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1606 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948582308872192 |