EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO ORÇAMENTO FAMILIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RINALDO, Sergio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MILANI, Berenice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2187
Resumo: O Brasil vem se arrastando em uma crise econômica e Política e há anos vem não só afetando a macroeconomia do país, mas também a vida privada de muitos brasileiros. A Educação Financeira tornou-se uma prioridade cada vez maior na vida da população, principalmente devido ao fato das empresas atraírem seus consumidores por facilidade de crédito e pelo apelo incisivo ao aumento do consumo. Consumir com planejamento não significa deixar de gastar ou restringir o que mais gosta de fazer, o que estamos falando é fazer melhor aquilo que é relevante aos anseios das famílias. Este artigo tem como objetivo demostrar a realização do planejamento financeiro e orçamento familiar. Sabe-se que pela falta de conhecimento a grande maioria da população possui dificuldade de gerenciar seus recursos, contraindo gastos maiores que suas receitas. Lembrando ainda que muitas vezes pela facilidade de crédito hoje disponível em nosso país acabam contraindo dívidas de longo prazo que consomem a maior parte da receita da família. Através de pesquisa bibliográfica, analisaremos os conceitos financeiros que possam contribuir com a realidade do tema e que obtenham fácil compreensão onde será realizado questionário para facilitar o diálogo e discussão do projeto. Embora ser organizado não pareça ser uma tarefa fácil e muitas vezes não seja, é algo essencial na vida familiar em qualquer classe social para se possuir uma vida financeira saudável. Por isso, no intuito de proporcionar vida financeira saudável, serão repassados conhecimentos de Educação Financeira como método de planejamento do orçamento familiar. O município de Campo Mourão será objeto da pesquisa e está localizado na região noroeste do Paraná com uma População 94.153 habitantes em 2017, conforme estimativa do IBGE. O minicurso será realizado no município de Campo Mourão, onde possui 21 (vinte uma) escolas municipais de ensino fundamenta/anos iniciais, 20 (vinte) CMEIS e 13 (treze) escolas estaduais que ofertam Ensino fundamental/anos finais e Ensino Médio. Nesta pesquisa será utilizado método indutivo, onde o projeto será feito através de uma pesquisa de campo, com análise dos resultados obtidos, com finalidade de poder desenvolver e modificar ideias. Com estudo profundo serão utilizadas informações qualitativas e quantitativas, onde serão coletados dados a partir de uma investigação a ser realizada em escolas municipais, estaduais com as comunidades escolares locais. A proposta se apoia em quatro dimensões, sendo: como formar um cidadão; ensinar a consumir e poupar; formar disseminadores; ensinar a planejar e proporcionar possibilidade de mudança da condição atual. Inicialmente será aplicado um questionário para saber qual nível de conhecimento a respeito da área financeira e após o desenvolvimento do minicurso será obtida a percepção do impacto causado, dos conhecimentos adquiridos com a realização do mesmo.
id UNICESU -1_32290cbf656c91f88fab8315e78a2379
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2187
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO ORÇAMENTO FAMILIAREducação FinanceiraOrçamento FamiliarPlanejamentoO Brasil vem se arrastando em uma crise econômica e Política e há anos vem não só afetando a macroeconomia do país, mas também a vida privada de muitos brasileiros. A Educação Financeira tornou-se uma prioridade cada vez maior na vida da população, principalmente devido ao fato das empresas atraírem seus consumidores por facilidade de crédito e pelo apelo incisivo ao aumento do consumo. Consumir com planejamento não significa deixar de gastar ou restringir o que mais gosta de fazer, o que estamos falando é fazer melhor aquilo que é relevante aos anseios das famílias. Este artigo tem como objetivo demostrar a realização do planejamento financeiro e orçamento familiar. Sabe-se que pela falta de conhecimento a grande maioria da população possui dificuldade de gerenciar seus recursos, contraindo gastos maiores que suas receitas. Lembrando ainda que muitas vezes pela facilidade de crédito hoje disponível em nosso país acabam contraindo dívidas de longo prazo que consomem a maior parte da receita da família. Através de pesquisa bibliográfica, analisaremos os conceitos financeiros que possam contribuir com a realidade do tema e que obtenham fácil compreensão onde será realizado questionário para facilitar o diálogo e discussão do projeto. Embora ser organizado não pareça ser uma tarefa fácil e muitas vezes não seja, é algo essencial na vida familiar em qualquer classe social para se possuir uma vida financeira saudável. Por isso, no intuito de proporcionar vida financeira saudável, serão repassados conhecimentos de Educação Financeira como método de planejamento do orçamento familiar. O município de Campo Mourão será objeto da pesquisa e está localizado na região noroeste do Paraná com uma População 94.153 habitantes em 2017, conforme estimativa do IBGE. O minicurso será realizado no município de Campo Mourão, onde possui 21 (vinte uma) escolas municipais de ensino fundamenta/anos iniciais, 20 (vinte) CMEIS e 13 (treze) escolas estaduais que ofertam Ensino fundamental/anos finais e Ensino Médio. Nesta pesquisa será utilizado método indutivo, onde o projeto será feito através de uma pesquisa de campo, com análise dos resultados obtidos, com finalidade de poder desenvolver e modificar ideias. Com estudo profundo serão utilizadas informações qualitativas e quantitativas, onde serão coletados dados a partir de uma investigação a ser realizada em escolas municipais, estaduais com as comunidades escolares locais. A proposta se apoia em quatro dimensões, sendo: como formar um cidadão; ensinar a consumir e poupar; formar disseminadores; ensinar a planejar e proporcionar possibilidade de mudança da condição atual. Inicialmente será aplicado um questionário para saber qual nível de conhecimento a respeito da área financeira e após o desenvolvimento do minicurso será obtida a percepção do impacto causado, dos conhecimentos adquiridos com a realização do mesmo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T17:01:12Z2019-08-26T17:01:12Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2187porRINALDO, SergioMILANI, Bereniceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:27ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO ORÇAMENTO FAMILIAR
title EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO ORÇAMENTO FAMILIAR
spellingShingle EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO ORÇAMENTO FAMILIAR
RINALDO, Sergio
Educação Financeira
Orçamento Familiar
Planejamento
title_short EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO ORÇAMENTO FAMILIAR
title_full EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO ORÇAMENTO FAMILIAR
title_fullStr EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO ORÇAMENTO FAMILIAR
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO ORÇAMENTO FAMILIAR
title_sort EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO ORÇAMENTO FAMILIAR
author RINALDO, Sergio
author_facet RINALDO, Sergio
MILANI, Berenice
author_role author
author2 MILANI, Berenice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RINALDO, Sergio
MILANI, Berenice
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira
Orçamento Familiar
Planejamento
topic Educação Financeira
Orçamento Familiar
Planejamento
description O Brasil vem se arrastando em uma crise econômica e Política e há anos vem não só afetando a macroeconomia do país, mas também a vida privada de muitos brasileiros. A Educação Financeira tornou-se uma prioridade cada vez maior na vida da população, principalmente devido ao fato das empresas atraírem seus consumidores por facilidade de crédito e pelo apelo incisivo ao aumento do consumo. Consumir com planejamento não significa deixar de gastar ou restringir o que mais gosta de fazer, o que estamos falando é fazer melhor aquilo que é relevante aos anseios das famílias. Este artigo tem como objetivo demostrar a realização do planejamento financeiro e orçamento familiar. Sabe-se que pela falta de conhecimento a grande maioria da população possui dificuldade de gerenciar seus recursos, contraindo gastos maiores que suas receitas. Lembrando ainda que muitas vezes pela facilidade de crédito hoje disponível em nosso país acabam contraindo dívidas de longo prazo que consomem a maior parte da receita da família. Através de pesquisa bibliográfica, analisaremos os conceitos financeiros que possam contribuir com a realidade do tema e que obtenham fácil compreensão onde será realizado questionário para facilitar o diálogo e discussão do projeto. Embora ser organizado não pareça ser uma tarefa fácil e muitas vezes não seja, é algo essencial na vida familiar em qualquer classe social para se possuir uma vida financeira saudável. Por isso, no intuito de proporcionar vida financeira saudável, serão repassados conhecimentos de Educação Financeira como método de planejamento do orçamento familiar. O município de Campo Mourão será objeto da pesquisa e está localizado na região noroeste do Paraná com uma População 94.153 habitantes em 2017, conforme estimativa do IBGE. O minicurso será realizado no município de Campo Mourão, onde possui 21 (vinte uma) escolas municipais de ensino fundamenta/anos iniciais, 20 (vinte) CMEIS e 13 (treze) escolas estaduais que ofertam Ensino fundamental/anos finais e Ensino Médio. Nesta pesquisa será utilizado método indutivo, onde o projeto será feito através de uma pesquisa de campo, com análise dos resultados obtidos, com finalidade de poder desenvolver e modificar ideias. Com estudo profundo serão utilizadas informações qualitativas e quantitativas, onde serão coletados dados a partir de uma investigação a ser realizada em escolas municipais, estaduais com as comunidades escolares locais. A proposta se apoia em quatro dimensões, sendo: como formar um cidadão; ensinar a consumir e poupar; formar disseminadores; ensinar a planejar e proporcionar possibilidade de mudança da condição atual. Inicialmente será aplicado um questionário para saber qual nível de conhecimento a respeito da área financeira e após o desenvolvimento do minicurso será obtida a percepção do impacto causado, dos conhecimentos adquiridos com a realização do mesmo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T17:01:12Z
2019-08-26T17:01:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2187
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943747059712