EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO ORÇAMENTO FAMILIAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2187 |
Resumo: | O Brasil vem se arrastando em uma crise econômica e Política e há anos vem não só afetando a macroeconomia do país, mas também a vida privada de muitos brasileiros. A Educação Financeira tornou-se uma prioridade cada vez maior na vida da população, principalmente devido ao fato das empresas atraírem seus consumidores por facilidade de crédito e pelo apelo incisivo ao aumento do consumo. Consumir com planejamento não significa deixar de gastar ou restringir o que mais gosta de fazer, o que estamos falando é fazer melhor aquilo que é relevante aos anseios das famílias. Este artigo tem como objetivo demostrar a realização do planejamento financeiro e orçamento familiar. Sabe-se que pela falta de conhecimento a grande maioria da população possui dificuldade de gerenciar seus recursos, contraindo gastos maiores que suas receitas. Lembrando ainda que muitas vezes pela facilidade de crédito hoje disponível em nosso país acabam contraindo dívidas de longo prazo que consomem a maior parte da receita da família. Através de pesquisa bibliográfica, analisaremos os conceitos financeiros que possam contribuir com a realidade do tema e que obtenham fácil compreensão onde será realizado questionário para facilitar o diálogo e discussão do projeto. Embora ser organizado não pareça ser uma tarefa fácil e muitas vezes não seja, é algo essencial na vida familiar em qualquer classe social para se possuir uma vida financeira saudável. Por isso, no intuito de proporcionar vida financeira saudável, serão repassados conhecimentos de Educação Financeira como método de planejamento do orçamento familiar. O município de Campo Mourão será objeto da pesquisa e está localizado na região noroeste do Paraná com uma População 94.153 habitantes em 2017, conforme estimativa do IBGE. O minicurso será realizado no município de Campo Mourão, onde possui 21 (vinte uma) escolas municipais de ensino fundamenta/anos iniciais, 20 (vinte) CMEIS e 13 (treze) escolas estaduais que ofertam Ensino fundamental/anos finais e Ensino Médio. Nesta pesquisa será utilizado método indutivo, onde o projeto será feito através de uma pesquisa de campo, com análise dos resultados obtidos, com finalidade de poder desenvolver e modificar ideias. Com estudo profundo serão utilizadas informações qualitativas e quantitativas, onde serão coletados dados a partir de uma investigação a ser realizada em escolas municipais, estaduais com as comunidades escolares locais. A proposta se apoia em quatro dimensões, sendo: como formar um cidadão; ensinar a consumir e poupar; formar disseminadores; ensinar a planejar e proporcionar possibilidade de mudança da condição atual. Inicialmente será aplicado um questionário para saber qual nível de conhecimento a respeito da área financeira e após o desenvolvimento do minicurso será obtida a percepção do impacto causado, dos conhecimentos adquiridos com a realização do mesmo. |
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