ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CREVELIM, Karoline Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, Débora Francisco, GDLA, Jéssica, SOUZA, Fernando de, MURAD, Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3836
Resumo: A metodologia de avaliação interativa apresentada se alinha a propostas mais inovadoras de ensino, baseadas em aprendizagem através de condutas ativas,a qual diversifica do método tradicional de avaliação, cujo professor é o centro do saber e espera- se dos alunos que o conhecimento seja apenas recebido, memorizado e reproduzido (SOUZA, 2015). O método tradicional de avaliação consiste na aplicação de provas somáticas após finalizada a exposição do conteúdo ou do tempo de convivência do aluno em determinada atividade médica. São aplicadas no regime tradicional, a partir de questões de múltipla escolha ou dissertativas a partir do conteúdo exposto. Este novo método de avaliação, O QUIZ IN TIME - MEDICINA (teste de tempo) é uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina através de provas aplicadas, utilizando-se exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidas na literatura adotada. Funciona como uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Auxilia no preparo e capacitação profissional do futuro médico na sua prática profissional vindoura, alicerçada em medicina baseada em evidências, mimetizando- se o mais próximo da sua realidade do futuro ambiente de exercício profissional, quais sejam,hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. (GONTIJO, 2015). Desse modo, a comparação entre turmas avaliadas através dos dois métodos, a tradicional e a interativa, tem como objetivo estudar o desempenho e o aproveitamento dos alunos submetidos aos dois sistemas de avaliação de aprendizado.
id UNICESU -1_322d2e8c7c9f0ec0b3d68c00d1945730
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3836
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEMAprendizagemMetodologia ativaEducação pré - médicaA metodologia de avaliação interativa apresentada se alinha a propostas mais inovadoras de ensino, baseadas em aprendizagem através de condutas ativas,a qual diversifica do método tradicional de avaliação, cujo professor é o centro do saber e espera- se dos alunos que o conhecimento seja apenas recebido, memorizado e reproduzido (SOUZA, 2015). O método tradicional de avaliação consiste na aplicação de provas somáticas após finalizada a exposição do conteúdo ou do tempo de convivência do aluno em determinada atividade médica. São aplicadas no regime tradicional, a partir de questões de múltipla escolha ou dissertativas a partir do conteúdo exposto. Este novo método de avaliação, O QUIZ IN TIME - MEDICINA (teste de tempo) é uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina através de provas aplicadas, utilizando-se exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidas na literatura adotada. Funciona como uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Auxilia no preparo e capacitação profissional do futuro médico na sua prática profissional vindoura, alicerçada em medicina baseada em evidências, mimetizando- se o mais próximo da sua realidade do futuro ambiente de exercício profissional, quais sejam,hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. (GONTIJO, 2015). Desse modo, a comparação entre turmas avaliadas através dos dois métodos, a tradicional e a interativa, tem como objetivo estudar o desempenho e o aproveitamento dos alunos submetidos aos dois sistemas de avaliação de aprendizado.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-06T18:01:22Z2020-01-06T18:01:22Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3836porCREVELIM, Karoline RodriguesSILVA, Débora FranciscoGDLA, JéssicaSOUZA, Fernando deMURAD, Ivaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:23:58ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
title ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
spellingShingle ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
CREVELIM, Karoline Rodrigues
Aprendizagem
Metodologia ativa
Educação pré - médica
title_short ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
title_full ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
title_fullStr ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
title_full_unstemmed ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
title_sort ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
author CREVELIM, Karoline Rodrigues
author_facet CREVELIM, Karoline Rodrigues
SILVA, Débora Francisco
GDLA, Jéssica
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
author_role author
author2 SILVA, Débora Francisco
GDLA, Jéssica
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CREVELIM, Karoline Rodrigues
SILVA, Débora Francisco
GDLA, Jéssica
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Metodologia ativa
Educação pré - médica
topic Aprendizagem
Metodologia ativa
Educação pré - médica
description A metodologia de avaliação interativa apresentada se alinha a propostas mais inovadoras de ensino, baseadas em aprendizagem através de condutas ativas,a qual diversifica do método tradicional de avaliação, cujo professor é o centro do saber e espera- se dos alunos que o conhecimento seja apenas recebido, memorizado e reproduzido (SOUZA, 2015). O método tradicional de avaliação consiste na aplicação de provas somáticas após finalizada a exposição do conteúdo ou do tempo de convivência do aluno em determinada atividade médica. São aplicadas no regime tradicional, a partir de questões de múltipla escolha ou dissertativas a partir do conteúdo exposto. Este novo método de avaliação, O QUIZ IN TIME - MEDICINA (teste de tempo) é uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina através de provas aplicadas, utilizando-se exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidas na literatura adotada. Funciona como uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Auxilia no preparo e capacitação profissional do futuro médico na sua prática profissional vindoura, alicerçada em medicina baseada em evidências, mimetizando- se o mais próximo da sua realidade do futuro ambiente de exercício profissional, quais sejam,hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. (GONTIJO, 2015). Desse modo, a comparação entre turmas avaliadas através dos dois métodos, a tradicional e a interativa, tem como objetivo estudar o desempenho e o aproveitamento dos alunos submetidos aos dois sistemas de avaliação de aprendizado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-06T18:01:22Z
2020-01-06T18:01:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3836
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943664222208