ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9492 |
Resumo: | A iluminação é uma ferramenta utilizada na arquitetura como estratégia bioclimática, quando usada corretamente possibilita uma melhor eficiência energética. Porém, em certos tipos de ambientes, como os ambientes de ensino, em especial as salas de aula requerem um nível de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades e evitar fadiga e demais problemas que comprometam o rendimento dos estudantes. Este trabalho toma como objetivo a caracterização a avaliação do desempenho da iluminação natural como estratégia Bioclimática, para isso será aferida a iluminância uma sala de aula, na Universidade Estadual de Maringá – PR, a partir da obtenção do nível de iluminância, diversidade e uniformidade e, verificação se encontra de acordo com à normativa vigente NBR 8995-1. Os resultados apresentaram-se fora dos níveis de iluminação exigidos pela norma, em razão disso foram realizadas simulações com diferentes tipos de dispositivos de proteção solar, para analisar qual melhor se adequa a área de estudo. |
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ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINOIluminaçãoArquitetura bioclimáticaEficiência energéticaAmbientes escolaresA iluminação é uma ferramenta utilizada na arquitetura como estratégia bioclimática, quando usada corretamente possibilita uma melhor eficiência energética. Porém, em certos tipos de ambientes, como os ambientes de ensino, em especial as salas de aula requerem um nível de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades e evitar fadiga e demais problemas que comprometam o rendimento dos estudantes. Este trabalho toma como objetivo a caracterização a avaliação do desempenho da iluminação natural como estratégia Bioclimática, para isso será aferida a iluminância uma sala de aula, na Universidade Estadual de Maringá – PR, a partir da obtenção do nível de iluminância, diversidade e uniformidade e, verificação se encontra de acordo com à normativa vigente NBR 8995-1. Os resultados apresentaram-se fora dos níveis de iluminação exigidos pela norma, em razão disso foram realizadas simulações com diferentes tipos de dispositivos de proteção solar, para analisar qual melhor se adequa a área de estudo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-06T20:25:51Z2022-04-06T20:25:51Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9492porEncontro Internacional de Produção CientíficaESTERCIO, Dayane Cristina LimaSILVA, Rafaela Vilas Boas daMIOTTO, José LuizSOARES, Paulo Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-07T06:01:59ZRepositório InstitucionalPRI |
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A iluminação é uma ferramenta utilizada na arquitetura como estratégia bioclimática, quando usada corretamente possibilita uma melhor eficiência energética. Porém, em certos tipos de ambientes, como os ambientes de ensino, em especial as salas de aula requerem um nível de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades e evitar fadiga e demais problemas que comprometam o rendimento dos estudantes. Este trabalho toma como objetivo a caracterização a avaliação do desempenho da iluminação natural como estratégia Bioclimática, para isso será aferida a iluminância uma sala de aula, na Universidade Estadual de Maringá – PR, a partir da obtenção do nível de iluminância, diversidade e uniformidade e, verificação se encontra de acordo com à normativa vigente NBR 8995-1. Os resultados apresentaram-se fora dos níveis de iluminação exigidos pela norma, em razão disso foram realizadas simulações com diferentes tipos de dispositivos de proteção solar, para analisar qual melhor se adequa a área de estudo. |
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