ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESTERCIO, Dayane Cristina Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SILVA, Rafaela Vilas Boas da, MIOTTO, José Luiz, SOARES, Paulo Fernando
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9492
Resumo: A iluminação é uma ferramenta utilizada na arquitetura como estratégia bioclimática, quando usada corretamente possibilita uma melhor eficiência energética. Porém, em certos tipos de ambientes, como os ambientes de ensino, em especial as salas de aula requerem um nível de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades e evitar fadiga e demais problemas que comprometam o rendimento dos estudantes. Este trabalho toma como objetivo a caracterização a avaliação do desempenho da iluminação natural como estratégia Bioclimática, para isso será aferida a iluminância uma sala de aula, na Universidade Estadual de Maringá – PR, a partir da obtenção do nível de iluminância, diversidade e uniformidade e, verificação se encontra de acordo com à normativa vigente NBR 8995-1. Os resultados apresentaram-se fora dos níveis de iluminação exigidos pela norma, em razão disso foram realizadas simulações com diferentes tipos de dispositivos de proteção solar, para analisar qual melhor se adequa a área de estudo.
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