ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESTERCIO, Dayane Cristina Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SILVA, Rafaela Vilas Boas da, MIOTTO, José Luiz, SOARES, Paulo Fernando
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9492
Resumo: A iluminação é uma ferramenta utilizada na arquitetura como estratégia bioclimática, quando usada corretamente possibilita uma melhor eficiência energética. Porém, em certos tipos de ambientes, como os ambientes de ensino, em especial as salas de aula requerem um nível de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades e evitar fadiga e demais problemas que comprometam o rendimento dos estudantes. Este trabalho toma como objetivo a caracterização a avaliação do desempenho da iluminação natural como estratégia Bioclimática, para isso será aferida a iluminância uma sala de aula, na Universidade Estadual de Maringá – PR, a partir da obtenção do nível de iluminância, diversidade e uniformidade e, verificação se encontra de acordo com à normativa vigente NBR 8995-1. Os resultados apresentaram-se fora dos níveis de iluminação exigidos pela norma, em razão disso foram realizadas simulações com diferentes tipos de dispositivos de proteção solar, para analisar qual melhor se adequa a área de estudo.
id UNICESU-1_33474935f4666bdc98e0fa83b68406e8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9492
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINOIluminaçãoArquitetura bioclimáticaEficiência energéticaAmbientes escolaresA iluminação é uma ferramenta utilizada na arquitetura como estratégia bioclimática, quando usada corretamente possibilita uma melhor eficiência energética. Porém, em certos tipos de ambientes, como os ambientes de ensino, em especial as salas de aula requerem um nível de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades e evitar fadiga e demais problemas que comprometam o rendimento dos estudantes. Este trabalho toma como objetivo a caracterização a avaliação do desempenho da iluminação natural como estratégia Bioclimática, para isso será aferida a iluminância uma sala de aula, na Universidade Estadual de Maringá – PR, a partir da obtenção do nível de iluminância, diversidade e uniformidade e, verificação se encontra de acordo com à normativa vigente NBR 8995-1. Os resultados apresentaram-se fora dos níveis de iluminação exigidos pela norma, em razão disso foram realizadas simulações com diferentes tipos de dispositivos de proteção solar, para analisar qual melhor se adequa a área de estudo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-06T20:25:51Z2022-04-06T20:25:51Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9492porEncontro Internacional de Produção CientíficaESTERCIO, Dayane Cristina LimaSILVA, Rafaela Vilas Boas daMIOTTO, José LuizSOARES, Paulo Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T12:10:05Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9492Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T12:10:05Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO
title ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO
spellingShingle ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO
ESTERCIO, Dayane Cristina Lima
Iluminação
Arquitetura bioclimática
Eficiência energética
Ambientes escolares
title_short ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO
title_full ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO
title_fullStr ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO
title_full_unstemmed ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO
title_sort ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO
author ESTERCIO, Dayane Cristina Lima
author_facet ESTERCIO, Dayane Cristina Lima
SILVA, Rafaela Vilas Boas da
MIOTTO, José Luiz
SOARES, Paulo Fernando
author_role author
author2 SILVA, Rafaela Vilas Boas da
MIOTTO, José Luiz
SOARES, Paulo Fernando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ESTERCIO, Dayane Cristina Lima
SILVA, Rafaela Vilas Boas da
MIOTTO, José Luiz
SOARES, Paulo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Iluminação
Arquitetura bioclimática
Eficiência energética
Ambientes escolares
topic Iluminação
Arquitetura bioclimática
Eficiência energética
Ambientes escolares
description A iluminação é uma ferramenta utilizada na arquitetura como estratégia bioclimática, quando usada corretamente possibilita uma melhor eficiência energética. Porém, em certos tipos de ambientes, como os ambientes de ensino, em especial as salas de aula requerem um nível de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades e evitar fadiga e demais problemas que comprometam o rendimento dos estudantes. Este trabalho toma como objetivo a caracterização a avaliação do desempenho da iluminação natural como estratégia Bioclimática, para isso será aferida a iluminância uma sala de aula, na Universidade Estadual de Maringá – PR, a partir da obtenção do nível de iluminância, diversidade e uniformidade e, verificação se encontra de acordo com à normativa vigente NBR 8995-1. Os resultados apresentaram-se fora dos níveis de iluminação exigidos pela norma, em razão disso foram realizadas simulações com diferentes tipos de dispositivos de proteção solar, para analisar qual melhor se adequa a área de estudo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-06T20:25:51Z
2022-04-06T20:25:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9492
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098721744781312