ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9492 |
Resumo: | A iluminação é uma ferramenta utilizada na arquitetura como estratégia bioclimática, quando usada corretamente possibilita uma melhor eficiência energética. Porém, em certos tipos de ambientes, como os ambientes de ensino, em especial as salas de aula requerem um nível de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades e evitar fadiga e demais problemas que comprometam o rendimento dos estudantes. Este trabalho toma como objetivo a caracterização a avaliação do desempenho da iluminação natural como estratégia Bioclimática, para isso será aferida a iluminância uma sala de aula, na Universidade Estadual de Maringá – PR, a partir da obtenção do nível de iluminância, diversidade e uniformidade e, verificação se encontra de acordo com à normativa vigente NBR 8995-1. Os resultados apresentaram-se fora dos níveis de iluminação exigidos pela norma, em razão disso foram realizadas simulações com diferentes tipos de dispositivos de proteção solar, para analisar qual melhor se adequa a área de estudo. |
id |
UNICESU-1_33474935f4666bdc98e0fa83b68406e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9492 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINOIluminaçãoArquitetura bioclimáticaEficiência energéticaAmbientes escolaresA iluminação é uma ferramenta utilizada na arquitetura como estratégia bioclimática, quando usada corretamente possibilita uma melhor eficiência energética. Porém, em certos tipos de ambientes, como os ambientes de ensino, em especial as salas de aula requerem um nível de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades e evitar fadiga e demais problemas que comprometam o rendimento dos estudantes. Este trabalho toma como objetivo a caracterização a avaliação do desempenho da iluminação natural como estratégia Bioclimática, para isso será aferida a iluminância uma sala de aula, na Universidade Estadual de Maringá – PR, a partir da obtenção do nível de iluminância, diversidade e uniformidade e, verificação se encontra de acordo com à normativa vigente NBR 8995-1. Os resultados apresentaram-se fora dos níveis de iluminação exigidos pela norma, em razão disso foram realizadas simulações com diferentes tipos de dispositivos de proteção solar, para analisar qual melhor se adequa a área de estudo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-06T20:25:51Z2022-04-06T20:25:51Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9492porEncontro Internacional de Produção CientíficaESTERCIO, Dayane Cristina LimaSILVA, Rafaela Vilas Boas daMIOTTO, José LuizSOARES, Paulo Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T12:10:05Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9492Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T12:10:05Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO |
title |
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO |
spellingShingle |
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO ESTERCIO, Dayane Cristina Lima Iluminação Arquitetura bioclimática Eficiência energética Ambientes escolares |
title_short |
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO |
title_full |
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO |
title_fullStr |
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO |
title_sort |
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: CARACTERIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES DE ENSINO |
author |
ESTERCIO, Dayane Cristina Lima |
author_facet |
ESTERCIO, Dayane Cristina Lima SILVA, Rafaela Vilas Boas da MIOTTO, José Luiz SOARES, Paulo Fernando |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Rafaela Vilas Boas da MIOTTO, José Luiz SOARES, Paulo Fernando |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ESTERCIO, Dayane Cristina Lima SILVA, Rafaela Vilas Boas da MIOTTO, José Luiz SOARES, Paulo Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iluminação Arquitetura bioclimática Eficiência energética Ambientes escolares |
topic |
Iluminação Arquitetura bioclimática Eficiência energética Ambientes escolares |
description |
A iluminação é uma ferramenta utilizada na arquitetura como estratégia bioclimática, quando usada corretamente possibilita uma melhor eficiência energética. Porém, em certos tipos de ambientes, como os ambientes de ensino, em especial as salas de aula requerem um nível de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades e evitar fadiga e demais problemas que comprometam o rendimento dos estudantes. Este trabalho toma como objetivo a caracterização a avaliação do desempenho da iluminação natural como estratégia Bioclimática, para isso será aferida a iluminância uma sala de aula, na Universidade Estadual de Maringá – PR, a partir da obtenção do nível de iluminância, diversidade e uniformidade e, verificação se encontra de acordo com à normativa vigente NBR 8995-1. Os resultados apresentaram-se fora dos níveis de iluminação exigidos pela norma, em razão disso foram realizadas simulações com diferentes tipos de dispositivos de proteção solar, para analisar qual melhor se adequa a área de estudo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19 2022-04-06T20:25:51Z 2022-04-06T20:25:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9492 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro Internacional de Produção Científica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098721744781312 |