CONSERVAÇÃO PÓS - COLHEITA DE AMEIXA EUROPEIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORRÊA, Daiane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: UBER, Suelen Cristina, HIPOLITO, Joseane de Souza, SILVEIRA, Fabiane Nunes, RUFATO, Leo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3995
Resumo: A colheita e o período de conservação de ameixas europeias em pós colheita ocorre de forma rápida no Brasil. Uma alternativa para prolongar o período de colheita e de armazenamento em câmara fria é a utilização de reguladores de crescimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efeito do aminoetoxivinilglicina (AVG) na conservação pós colheita de frutos de ameixa europeia. O experimento foi realizado com frutos de ameixa europeia cultivar Stanley, colhidas em pomar comercial, no município de Vacaria- RS. A aplicação de AVG foi realizada em janeiro, 15 dias antes do início da colheita. Os tratamentos foram compostos por 200 plantas, sendo 100 submetidas à pulverização de 90mg/L-1 de AVG, com o produto comercial ReTain® e 100 plantas pulverizadas apenas com água. Os frutos de cada tratamento foram colhidos com intervalos de 7 dias entre a primeira e a segunda colheita. Uma parte do frutos foram avaliados após a colheita e os demais foram armazenados em câmara fria à 0,3ºC, no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, localizado no município de Lages- SC, durante 20 dias. Foram avaliados o teor de sólidos solúveis totais (SST) o Brix de 50 frutos. Os resultados foram comparados pelo teste de Tukey (p<0,05). Os frutos que foram submetidos ao tratamento com AVG apresentaram maior período de conservação pós colheita, tanto em armazenamento em câmara fria como em período de exposição em temperatura ambiente.
id UNICESU -1_350520d7e52c462a5b430046366b5adf
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3995
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CONSERVAÇÃO PÓS - COLHEITA DE AMEIXA EUROPEIAPrunus domesticaCv. StanleyAminoetoxivinilglicinaA colheita e o período de conservação de ameixas europeias em pós colheita ocorre de forma rápida no Brasil. Uma alternativa para prolongar o período de colheita e de armazenamento em câmara fria é a utilização de reguladores de crescimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efeito do aminoetoxivinilglicina (AVG) na conservação pós colheita de frutos de ameixa europeia. O experimento foi realizado com frutos de ameixa europeia cultivar Stanley, colhidas em pomar comercial, no município de Vacaria- RS. A aplicação de AVG foi realizada em janeiro, 15 dias antes do início da colheita. Os tratamentos foram compostos por 200 plantas, sendo 100 submetidas à pulverização de 90mg/L-1 de AVG, com o produto comercial ReTain® e 100 plantas pulverizadas apenas com água. Os frutos de cada tratamento foram colhidos com intervalos de 7 dias entre a primeira e a segunda colheita. Uma parte do frutos foram avaliados após a colheita e os demais foram armazenados em câmara fria à 0,3ºC, no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, localizado no município de Lages- SC, durante 20 dias. Foram avaliados o teor de sólidos solúveis totais (SST) o Brix de 50 frutos. Os resultados foram comparados pelo teste de Tukey (p<0,05). Os frutos que foram submetidos ao tratamento com AVG apresentaram maior período de conservação pós colheita, tanto em armazenamento em câmara fria como em período de exposição em temperatura ambiente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-08T17:55:12Z2020-01-08T17:55:12Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3995porCORRÊA, DaianeUBER, Suelen CristinaHIPOLITO, Joseane de SouzaSILVEIRA, Fabiane NunesRUFATO, Leoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:26:06ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CONSERVAÇÃO PÓS - COLHEITA DE AMEIXA EUROPEIA
title CONSERVAÇÃO PÓS - COLHEITA DE AMEIXA EUROPEIA
spellingShingle CONSERVAÇÃO PÓS - COLHEITA DE AMEIXA EUROPEIA
CORRÊA, Daiane
Prunus domestica
Cv. Stanley
Aminoetoxivinilglicina
title_short CONSERVAÇÃO PÓS - COLHEITA DE AMEIXA EUROPEIA
title_full CONSERVAÇÃO PÓS - COLHEITA DE AMEIXA EUROPEIA
title_fullStr CONSERVAÇÃO PÓS - COLHEITA DE AMEIXA EUROPEIA
title_full_unstemmed CONSERVAÇÃO PÓS - COLHEITA DE AMEIXA EUROPEIA
title_sort CONSERVAÇÃO PÓS - COLHEITA DE AMEIXA EUROPEIA
author CORRÊA, Daiane
author_facet CORRÊA, Daiane
UBER, Suelen Cristina
HIPOLITO, Joseane de Souza
SILVEIRA, Fabiane Nunes
RUFATO, Leo
author_role author
author2 UBER, Suelen Cristina
HIPOLITO, Joseane de Souza
SILVEIRA, Fabiane Nunes
RUFATO, Leo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CORRÊA, Daiane
UBER, Suelen Cristina
HIPOLITO, Joseane de Souza
SILVEIRA, Fabiane Nunes
RUFATO, Leo
dc.subject.por.fl_str_mv Prunus domestica
Cv. Stanley
Aminoetoxivinilglicina
topic Prunus domestica
Cv. Stanley
Aminoetoxivinilglicina
description A colheita e o período de conservação de ameixas europeias em pós colheita ocorre de forma rápida no Brasil. Uma alternativa para prolongar o período de colheita e de armazenamento em câmara fria é a utilização de reguladores de crescimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efeito do aminoetoxivinilglicina (AVG) na conservação pós colheita de frutos de ameixa europeia. O experimento foi realizado com frutos de ameixa europeia cultivar Stanley, colhidas em pomar comercial, no município de Vacaria- RS. A aplicação de AVG foi realizada em janeiro, 15 dias antes do início da colheita. Os tratamentos foram compostos por 200 plantas, sendo 100 submetidas à pulverização de 90mg/L-1 de AVG, com o produto comercial ReTain® e 100 plantas pulverizadas apenas com água. Os frutos de cada tratamento foram colhidos com intervalos de 7 dias entre a primeira e a segunda colheita. Uma parte do frutos foram avaliados após a colheita e os demais foram armazenados em câmara fria à 0,3ºC, no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, localizado no município de Lages- SC, durante 20 dias. Foram avaliados o teor de sólidos solúveis totais (SST) o Brix de 50 frutos. Os resultados foram comparados pelo teste de Tukey (p<0,05). Os frutos que foram submetidos ao tratamento com AVG apresentaram maior período de conservação pós colheita, tanto em armazenamento em câmara fria como em período de exposição em temperatura ambiente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-08T17:55:12Z
2020-01-08T17:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3995
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771957643837440