DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Alexsandra da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CAMPOS, Ana Paula dos Santos, BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi, CARREIRA, Lígia
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4653
Resumo: O objetivo deste trabalho será investigar as demandas de ensino relativas ao tratamento farmacológico e não farmacológico junto a um grupo de usuários de insulina cadastrados no HIPERDIA da equipe 3 do NIS II Pinheiros do município de Maringá- PR- Brasil e desenvolver atividades educativas em grupo de forma contextualizada e planejada. Trata-se de um estudo qualitativo, humanista, mediatizado pela pesquisa- ação. Está inserido no projeto de pesquisa: ‘Investigando e educando usuários de insulina e seus cuidadores’ no programa de iniciação científica da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa destina-se aos 32 usuários de insulina desse serviço. Os participantes somente farão parte da pesquisa após certificação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, autorização expressa da Direção do serviço obtida pela assinatura do Termo de Permissão de Utilização dos Dados e mediante Consentimento Livre e Esclarecido dos Sujeitos, cumprindo com os preceitos regulamentados na experimentação humana definidos pela Resolução 196/96 do CONEPE. Adotaremos o referencial- metodológico de Freire (1999) adaptado por Bueno (1997-8) e Baldissera (2010) delimitado por duas fases: a primeira, quando ocorrerá o levantamento dos dados sócio- demográficos e do universo temático, elencando-se os temas geradores; a segunda, constituída da ação educativa. Desta forma, a investigação será conduzida pela pesquisa- ação e serão utilizadas como técnicas: 1) grupo focal; 2) grupo- pesquisador de Freire; 3) Entrevista semi- estruturada. As percepções serão submetidas à análise de conteúdo temática de Bardin. Os temas geradores e o referencial para a discussão e elaboração das práticas educativas serão apoiados na pedagogia da autonomia de Freire (1996).
id UNICESU -1_350644c2f3b89f6284198ffe6bec3e13
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4653
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINADiabetesEnfermagemEducação em saúdeO objetivo deste trabalho será investigar as demandas de ensino relativas ao tratamento farmacológico e não farmacológico junto a um grupo de usuários de insulina cadastrados no HIPERDIA da equipe 3 do NIS II Pinheiros do município de Maringá- PR- Brasil e desenvolver atividades educativas em grupo de forma contextualizada e planejada. Trata-se de um estudo qualitativo, humanista, mediatizado pela pesquisa- ação. Está inserido no projeto de pesquisa: ‘Investigando e educando usuários de insulina e seus cuidadores’ no programa de iniciação científica da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa destina-se aos 32 usuários de insulina desse serviço. Os participantes somente farão parte da pesquisa após certificação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, autorização expressa da Direção do serviço obtida pela assinatura do Termo de Permissão de Utilização dos Dados e mediante Consentimento Livre e Esclarecido dos Sujeitos, cumprindo com os preceitos regulamentados na experimentação humana definidos pela Resolução 196/96 do CONEPE. Adotaremos o referencial- metodológico de Freire (1999) adaptado por Bueno (1997-8) e Baldissera (2010) delimitado por duas fases: a primeira, quando ocorrerá o levantamento dos dados sócio- demográficos e do universo temático, elencando-se os temas geradores; a segunda, constituída da ação educativa. Desta forma, a investigação será conduzida pela pesquisa- ação e serão utilizadas como técnicas: 1) grupo focal; 2) grupo- pesquisador de Freire; 3) Entrevista semi- estruturada. As percepções serão submetidas à análise de conteúdo temática de Bardin. Os temas geradores e o referencial para a discussão e elaboração das práticas educativas serão apoiados na pedagogia da autonomia de Freire (1996).UniCesumar2020-01-29T14:37:14Z2020-01-29T14:37:14Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4653otherFERREIRA, Alexsandra da SilvaCAMPOS, Ana Paula dos SantosBALDISSERA, Vanessa Denardi AntoniassiCARREIRA, Lígiareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:38.849Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
title DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
spellingShingle DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
FERREIRA, Alexsandra da Silva
Diabetes
Enfermagem
Educação em saúde
title_short DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
title_full DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
title_fullStr DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
title_full_unstemmed DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
title_sort DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
author FERREIRA, Alexsandra da Silva
author_facet FERREIRA, Alexsandra da Silva
CAMPOS, Ana Paula dos Santos
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
CARREIRA, Lígia
author_role author
author2 CAMPOS, Ana Paula dos Santos
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
CARREIRA, Lígia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Alexsandra da Silva
CAMPOS, Ana Paula dos Santos
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
CARREIRA, Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes
Enfermagem
Educação em saúde
topic Diabetes
Enfermagem
Educação em saúde
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho será investigar as demandas de ensino relativas ao tratamento farmacológico e não farmacológico junto a um grupo de usuários de insulina cadastrados no HIPERDIA da equipe 3 do NIS II Pinheiros do município de Maringá- PR- Brasil e desenvolver atividades educativas em grupo de forma contextualizada e planejada. Trata-se de um estudo qualitativo, humanista, mediatizado pela pesquisa- ação. Está inserido no projeto de pesquisa: ‘Investigando e educando usuários de insulina e seus cuidadores’ no programa de iniciação científica da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa destina-se aos 32 usuários de insulina desse serviço. Os participantes somente farão parte da pesquisa após certificação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, autorização expressa da Direção do serviço obtida pela assinatura do Termo de Permissão de Utilização dos Dados e mediante Consentimento Livre e Esclarecido dos Sujeitos, cumprindo com os preceitos regulamentados na experimentação humana definidos pela Resolução 196/96 do CONEPE. Adotaremos o referencial- metodológico de Freire (1999) adaptado por Bueno (1997-8) e Baldissera (2010) delimitado por duas fases: a primeira, quando ocorrerá o levantamento dos dados sócio- demográficos e do universo temático, elencando-se os temas geradores; a segunda, constituída da ação educativa. Desta forma, a investigação será conduzida pela pesquisa- ação e serão utilizadas como técnicas: 1) grupo focal; 2) grupo- pesquisador de Freire; 3) Entrevista semi- estruturada. As percepções serão submetidas à análise de conteúdo temática de Bardin. Os temas geradores e o referencial para a discussão e elaboração das práticas educativas serão apoiados na pedagogia da autonomia de Freire (1996).
description O objetivo deste trabalho será investigar as demandas de ensino relativas ao tratamento farmacológico e não farmacológico junto a um grupo de usuários de insulina cadastrados no HIPERDIA da equipe 3 do NIS II Pinheiros do município de Maringá- PR- Brasil e desenvolver atividades educativas em grupo de forma contextualizada e planejada. Trata-se de um estudo qualitativo, humanista, mediatizado pela pesquisa- ação. Está inserido no projeto de pesquisa: ‘Investigando e educando usuários de insulina e seus cuidadores’ no programa de iniciação científica da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa destina-se aos 32 usuários de insulina desse serviço. Os participantes somente farão parte da pesquisa após certificação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, autorização expressa da Direção do serviço obtida pela assinatura do Termo de Permissão de Utilização dos Dados e mediante Consentimento Livre e Esclarecido dos Sujeitos, cumprindo com os preceitos regulamentados na experimentação humana definidos pela Resolução 196/96 do CONEPE. Adotaremos o referencial- metodológico de Freire (1999) adaptado por Bueno (1997-8) e Baldissera (2010) delimitado por duas fases: a primeira, quando ocorrerá o levantamento dos dados sócio- demográficos e do universo temático, elencando-se os temas geradores; a segunda, constituída da ação educativa. Desta forma, a investigação será conduzida pela pesquisa- ação e serão utilizadas como técnicas: 1) grupo focal; 2) grupo- pesquisador de Freire; 3) Entrevista semi- estruturada. As percepções serão submetidas à análise de conteúdo temática de Bardin. Os temas geradores e o referencial para a discussão e elaboração das práticas educativas serão apoiados na pedagogia da autonomia de Freire (1996).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-01-29T14:37:14Z
2020-01-29T14:37:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4653
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4653
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948623600746496