DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Alexsandra da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CAMPOS, Ana Paula dos Santos, BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi, CARREIRA, Lígia
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4653
Resumo: O objetivo deste trabalho será investigar as demandas de ensino relativas ao tratamento farmacológico e não farmacológico junto a um grupo de usuários de insulina cadastrados no HIPERDIA da equipe 3 do NIS II Pinheiros do município de Maringá- PR- Brasil e desenvolver atividades educativas em grupo de forma contextualizada e planejada. Trata-se de um estudo qualitativo, humanista, mediatizado pela pesquisa- ação. Está inserido no projeto de pesquisa: ‘Investigando e educando usuários de insulina e seus cuidadores’ no programa de iniciação científica da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa destina-se aos 32 usuários de insulina desse serviço. Os participantes somente farão parte da pesquisa após certificação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, autorização expressa da Direção do serviço obtida pela assinatura do Termo de Permissão de Utilização dos Dados e mediante Consentimento Livre e Esclarecido dos Sujeitos, cumprindo com os preceitos regulamentados na experimentação humana definidos pela Resolução 196/96 do CONEPE. Adotaremos o referencial- metodológico de Freire (1999) adaptado por Bueno (1997-8) e Baldissera (2010) delimitado por duas fases: a primeira, quando ocorrerá o levantamento dos dados sócio- demográficos e do universo temático, elencando-se os temas geradores; a segunda, constituída da ação educativa. Desta forma, a investigação será conduzida pela pesquisa- ação e serão utilizadas como técnicas: 1) grupo focal; 2) grupo- pesquisador de Freire; 3) Entrevista semi- estruturada. As percepções serão submetidas à análise de conteúdo temática de Bardin. Os temas geradores e o referencial para a discussão e elaboração das práticas educativas serão apoiados na pedagogia da autonomia de Freire (1996).
id UNICESU-1_27680181be51a798f481e1272a633667
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4653
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINADiabetesEnfermagemEducação em saúdeO objetivo deste trabalho será investigar as demandas de ensino relativas ao tratamento farmacológico e não farmacológico junto a um grupo de usuários de insulina cadastrados no HIPERDIA da equipe 3 do NIS II Pinheiros do município de Maringá- PR- Brasil e desenvolver atividades educativas em grupo de forma contextualizada e planejada. Trata-se de um estudo qualitativo, humanista, mediatizado pela pesquisa- ação. Está inserido no projeto de pesquisa: ‘Investigando e educando usuários de insulina e seus cuidadores’ no programa de iniciação científica da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa destina-se aos 32 usuários de insulina desse serviço. Os participantes somente farão parte da pesquisa após certificação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, autorização expressa da Direção do serviço obtida pela assinatura do Termo de Permissão de Utilização dos Dados e mediante Consentimento Livre e Esclarecido dos Sujeitos, cumprindo com os preceitos regulamentados na experimentação humana definidos pela Resolução 196/96 do CONEPE. Adotaremos o referencial- metodológico de Freire (1999) adaptado por Bueno (1997-8) e Baldissera (2010) delimitado por duas fases: a primeira, quando ocorrerá o levantamento dos dados sócio- demográficos e do universo temático, elencando-se os temas geradores; a segunda, constituída da ação educativa. Desta forma, a investigação será conduzida pela pesquisa- ação e serão utilizadas como técnicas: 1) grupo focal; 2) grupo- pesquisador de Freire; 3) Entrevista semi- estruturada. As percepções serão submetidas à análise de conteúdo temática de Bardin. Os temas geradores e o referencial para a discussão e elaboração das práticas educativas serão apoiados na pedagogia da autonomia de Freire (1996).UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-29T14:37:14Z2020-01-29T14:37:14Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4653porFERREIRA, Alexsandra da SilvaCAMPOS, Ana Paula dos SantosBALDISSERA, Vanessa Denardi AntoniassiCARREIRA, Lígiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-17T19:02:08Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4653Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T19:02:08Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
title DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
spellingShingle DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
FERREIRA, Alexsandra da Silva
Diabetes
Enfermagem
Educação em saúde
title_short DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
title_full DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
title_fullStr DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
title_full_unstemmed DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
title_sort DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
author FERREIRA, Alexsandra da Silva
author_facet FERREIRA, Alexsandra da Silva
CAMPOS, Ana Paula dos Santos
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
CARREIRA, Lígia
author_role author
author2 CAMPOS, Ana Paula dos Santos
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
CARREIRA, Lígia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Alexsandra da Silva
CAMPOS, Ana Paula dos Santos
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
CARREIRA, Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes
Enfermagem
Educação em saúde
topic Diabetes
Enfermagem
Educação em saúde
description O objetivo deste trabalho será investigar as demandas de ensino relativas ao tratamento farmacológico e não farmacológico junto a um grupo de usuários de insulina cadastrados no HIPERDIA da equipe 3 do NIS II Pinheiros do município de Maringá- PR- Brasil e desenvolver atividades educativas em grupo de forma contextualizada e planejada. Trata-se de um estudo qualitativo, humanista, mediatizado pela pesquisa- ação. Está inserido no projeto de pesquisa: ‘Investigando e educando usuários de insulina e seus cuidadores’ no programa de iniciação científica da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa destina-se aos 32 usuários de insulina desse serviço. Os participantes somente farão parte da pesquisa após certificação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, autorização expressa da Direção do serviço obtida pela assinatura do Termo de Permissão de Utilização dos Dados e mediante Consentimento Livre e Esclarecido dos Sujeitos, cumprindo com os preceitos regulamentados na experimentação humana definidos pela Resolução 196/96 do CONEPE. Adotaremos o referencial- metodológico de Freire (1999) adaptado por Bueno (1997-8) e Baldissera (2010) delimitado por duas fases: a primeira, quando ocorrerá o levantamento dos dados sócio- demográficos e do universo temático, elencando-se os temas geradores; a segunda, constituída da ação educativa. Desta forma, a investigação será conduzida pela pesquisa- ação e serão utilizadas como técnicas: 1) grupo focal; 2) grupo- pesquisador de Freire; 3) Entrevista semi- estruturada. As percepções serão submetidas à análise de conteúdo temática de Bardin. Os temas geradores e o referencial para a discussão e elaboração das práticas educativas serão apoiados na pedagogia da autonomia de Freire (1996).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-01-29T14:37:14Z
2020-01-29T14:37:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4653
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309706796793856