Tecnologia e educação: como as inovações podem revolucionar o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/636 |
Resumo: | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Software da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia de Software sob a orientação do Prof. Me. Edson Alexandre Domingues Moreno |
id |
UNICESU -1_360c9836f732d6a6f26e4f9db6c9a6f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/636 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
Tecnologia e educação: como as inovações podem revolucionar o ensinoEnsino-aprendizagemGestores educacionaisTecnologia e educaçãoArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Software da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia de Software sob a orientação do Prof. Me. Edson Alexandre Domingues MorenoEste trabalho de conclusão de curso analisa trabalhos teóricos relativos ao uso da tecnologia na educação. Tem como objetivo propor uma discussão sobre como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem influenciar o processo ensino-aprendizagem. Assim, primeiramente se discute como as TICs atuam sob a educação da sociedade atual. A tecnologia não pode constituir-se em mais um mero instrumento utilizado na educação, para isso, é necessária a contribuição dos principais agentes educacionais: os professores, que devem atuar como mediadores participativos. Desta forma, posteriormente o trabalho analisa o papel que estas tecnologias podem exercer na educação e as dificuldades que acarretam. mais adiante, considera as alterações que a inclusão das TICs nos centros educacionais ocasionam no trabalho e nos relacionamentos dos gestores educacionais. E, por fim, apresenta quais tecnologias podem ser introduzidas no cenário educacional para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem e como é o cenário educacional brasileiro em relação às tecnologias.Unicesumar2019-01-28T18:09:43Z2019-01-28T18:09:43Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/636otherAndrade, Larissa Thuanny Dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:25Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:31.061Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia e educação: como as inovações podem revolucionar o ensino |
title |
Tecnologia e educação: como as inovações podem revolucionar o ensino |
spellingShingle |
Tecnologia e educação: como as inovações podem revolucionar o ensino Andrade, Larissa Thuanny De Ensino-aprendizagem Gestores educacionais Tecnologia e educação |
title_short |
Tecnologia e educação: como as inovações podem revolucionar o ensino |
title_full |
Tecnologia e educação: como as inovações podem revolucionar o ensino |
title_fullStr |
Tecnologia e educação: como as inovações podem revolucionar o ensino |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e educação: como as inovações podem revolucionar o ensino |
title_sort |
Tecnologia e educação: como as inovações podem revolucionar o ensino |
author |
Andrade, Larissa Thuanny De |
author_facet |
Andrade, Larissa Thuanny De |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Larissa Thuanny De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Gestores educacionais Tecnologia e educação |
topic |
Ensino-aprendizagem Gestores educacionais Tecnologia e educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Software da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia de Software sob a orientação do Prof. Me. Edson Alexandre Domingues Moreno Este trabalho de conclusão de curso analisa trabalhos teóricos relativos ao uso da tecnologia na educação. Tem como objetivo propor uma discussão sobre como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem influenciar o processo ensino-aprendizagem. Assim, primeiramente se discute como as TICs atuam sob a educação da sociedade atual. A tecnologia não pode constituir-se em mais um mero instrumento utilizado na educação, para isso, é necessária a contribuição dos principais agentes educacionais: os professores, que devem atuar como mediadores participativos. Desta forma, posteriormente o trabalho analisa o papel que estas tecnologias podem exercer na educação e as dificuldades que acarretam. mais adiante, considera as alterações que a inclusão das TICs nos centros educacionais ocasionam no trabalho e nos relacionamentos dos gestores educacionais. E, por fim, apresenta quais tecnologias podem ser introduzidas no cenário educacional para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem e como é o cenário educacional brasileiro em relação às tecnologias. |
description |
Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Software da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia de Software sob a orientação do Prof. Me. Edson Alexandre Domingues Moreno |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-12 2019-01-28T18:09:43Z 2019-01-28T18:09:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/636 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948582367592448 |