HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICAS
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1886 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais as relações entre hábitos orais deletérios e a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral das crianças. Ao observar a incidência dos malefícios causados por tais hábitos, principalmente em crianças inseridas na educação infantil, onde a linguagem oral está mais evidente, surgiu-se a necessidade de abordar sobre a compreensão e orientação que a comunidade escolar e a família têm sobre o uso de bicos artificiais durante este período. A intervenção será realizada através de questionários disponibilizados para os pais e uma avaliação dos sujeitos inseridos na educação infantil com encontros semanais. O questionário foi elaborado pela pesquisadora com perguntas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral da criança e sobre a presença/ausência dos hábitos deletérios. Participarão da pesquisa 15 sujeitos com idades entre 1 a 2 anos de idade. Por meio da análise quali-quantitativa de dados poderá se compreender o quanto os hábitos orais possam estar interferindo ou não no desenvolvimento da linguagem oral. Espera-se, com este resultado, colaborar com a compreensão dos familiares e da escola sobre tal assunto e a busca por estratégias que propiciem uma aquisição e desenvolvimento da linguagem oral satisfatório. |
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HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICASLinguagem oralHábitos DeletériosDesenvolvimentoA presente pesquisa tem por objetivo identificar quais as relações entre hábitos orais deletérios e a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral das crianças. Ao observar a incidência dos malefícios causados por tais hábitos, principalmente em crianças inseridas na educação infantil, onde a linguagem oral está mais evidente, surgiu-se a necessidade de abordar sobre a compreensão e orientação que a comunidade escolar e a família têm sobre o uso de bicos artificiais durante este período. A intervenção será realizada através de questionários disponibilizados para os pais e uma avaliação dos sujeitos inseridos na educação infantil com encontros semanais. O questionário foi elaborado pela pesquisadora com perguntas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral da criança e sobre a presença/ausência dos hábitos deletérios. Participarão da pesquisa 15 sujeitos com idades entre 1 a 2 anos de idade. Por meio da análise quali-quantitativa de dados poderá se compreender o quanto os hábitos orais possam estar interferindo ou não no desenvolvimento da linguagem oral. Espera-se, com este resultado, colaborar com a compreensão dos familiares e da escola sobre tal assunto e a busca por estratégias que propiciem uma aquisição e desenvolvimento da linguagem oral satisfatório.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-19T20:01:19Z2019-08-19T20:01:19Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1886porSILVINO, Ana CarolinaLABIGALINI, Ana Paula Vilainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:30:48ZRepositório InstitucionalPRI |
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