HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVINO, Ana Carolina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: LABIGALINI, Ana Paula Vila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1886
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais as relações entre hábitos orais deletérios e a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral das crianças. Ao observar a incidência dos malefícios causados por tais hábitos, principalmente em crianças inseridas na educação infantil, onde a linguagem oral está mais evidente, surgiu-se a necessidade de abordar sobre a compreensão e orientação que a comunidade escolar e a família têm sobre o uso de bicos artificiais durante este período. A intervenção será realizada através de questionários disponibilizados para os pais e uma avaliação dos sujeitos inseridos na educação infantil com encontros semanais. O questionário foi elaborado pela pesquisadora com perguntas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral da criança e sobre a presença/ausência dos hábitos deletérios. Participarão da pesquisa 15 sujeitos com idades entre 1 a 2 anos de idade. Por meio da análise quali-quantitativa de dados poderá se compreender o quanto os hábitos orais possam estar interferindo ou não no desenvolvimento da linguagem oral. Espera-se, com este resultado, colaborar com a compreensão dos familiares e da escola sobre tal assunto e a busca por estratégias que propiciem uma aquisição e desenvolvimento da linguagem oral satisfatório.
id UNICESU-1_3865c41c2c13d13d6494faa6d1f6c157
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1886
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICASLinguagem oralHábitos DeletériosDesenvolvimentoA presente pesquisa tem por objetivo identificar quais as relações entre hábitos orais deletérios e a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral das crianças. Ao observar a incidência dos malefícios causados por tais hábitos, principalmente em crianças inseridas na educação infantil, onde a linguagem oral está mais evidente, surgiu-se a necessidade de abordar sobre a compreensão e orientação que a comunidade escolar e a família têm sobre o uso de bicos artificiais durante este período. A intervenção será realizada através de questionários disponibilizados para os pais e uma avaliação dos sujeitos inseridos na educação infantil com encontros semanais. O questionário foi elaborado pela pesquisadora com perguntas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral da criança e sobre a presença/ausência dos hábitos deletérios. Participarão da pesquisa 15 sujeitos com idades entre 1 a 2 anos de idade. Por meio da análise quali-quantitativa de dados poderá se compreender o quanto os hábitos orais possam estar interferindo ou não no desenvolvimento da linguagem oral. Espera-se, com este resultado, colaborar com a compreensão dos familiares e da escola sobre tal assunto e a busca por estratégias que propiciem uma aquisição e desenvolvimento da linguagem oral satisfatório.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-19T20:01:19Z2019-08-19T20:01:19Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1886porSILVINO, Ana CarolinaLABIGALINI, Ana Paula Vilainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:30:48Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1886Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:30:48Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICAS
title HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICAS
spellingShingle HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICAS
SILVINO, Ana Carolina
Linguagem oral
Hábitos Deletérios
Desenvolvimento
title_short HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICAS
title_full HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICAS
title_fullStr HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICAS
title_full_unstemmed HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICAS
title_sort HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICAS
author SILVINO, Ana Carolina
author_facet SILVINO, Ana Carolina
LABIGALINI, Ana Paula Vila
author_role author
author2 LABIGALINI, Ana Paula Vila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVINO, Ana Carolina
LABIGALINI, Ana Paula Vila
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem oral
Hábitos Deletérios
Desenvolvimento
topic Linguagem oral
Hábitos Deletérios
Desenvolvimento
description A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais as relações entre hábitos orais deletérios e a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral das crianças. Ao observar a incidência dos malefícios causados por tais hábitos, principalmente em crianças inseridas na educação infantil, onde a linguagem oral está mais evidente, surgiu-se a necessidade de abordar sobre a compreensão e orientação que a comunidade escolar e a família têm sobre o uso de bicos artificiais durante este período. A intervenção será realizada através de questionários disponibilizados para os pais e uma avaliação dos sujeitos inseridos na educação infantil com encontros semanais. O questionário foi elaborado pela pesquisadora com perguntas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral da criança e sobre a presença/ausência dos hábitos deletérios. Participarão da pesquisa 15 sujeitos com idades entre 1 a 2 anos de idade. Por meio da análise quali-quantitativa de dados poderá se compreender o quanto os hábitos orais possam estar interferindo ou não no desenvolvimento da linguagem oral. Espera-se, com este resultado, colaborar com a compreensão dos familiares e da escola sobre tal assunto e a busca por estratégias que propiciem uma aquisição e desenvolvimento da linguagem oral satisfatório.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T20:01:19Z
2019-08-19T20:01:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1886
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098731481858048