PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II: MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, PREVEÇÃO E MANEJO DE SUAS COMPLICAÇÕES PATOLÓGICAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Pâmela Andressa da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CONTER, Carolina Cella
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3189
Resumo: A Diabetes mellitus tipo II (DM II) se encontra entre principais doenças crônicas que elevam a taxa de mortalidade no mundo. É caracterizada como uma síndrome metabólica, onde existe uma falha na secreção ou ação da insulina, resultando em hiperglicemia. É uma doença de caráter progressivo e de longo prazo, que cursa com prognóstico ruim quando não tratada corretamente podendo levar á danos gravíssimos comprometendo a qualidade de vida do indivíduo e até mesmo levando á óbito.O objetivo do trabalho é fazer uma revisão na literatura sobre Diabetes mellitus tipo II abordando suas complicações patológicas e as mudanças necessárias no estilo de vida para a sua prevenção e manejo, visando uma melhor qualidade de vida e minimização dos riscos provenientes da DMII. A pesquisa consiste em uma revisão na base de dados do LILACS, Pubmed, SciELO, Bireme, utilizando artigos em inglês e português dos últimos 10 anos com descritores “complicações, diabetes,estilo de vida,prevenção e rastreamento”. Os resultados demonstraram que devido ao estilo de vida da atualidade,os costumes e o envelhecimento populacional,a diabetes se tornou uma epidemia, com expectativas de aumento na taxa de prevalência nos anos seguintes.Entre as consequências secundárias estão: nefropatia, neuropatia periférica, retinopatia, pé diabético, artropatia de Charcot, doença aterosclerótica, problemas auditivos, disfunção sexual, distúrbio do sono, entre outras que comprometem a qualidade de vida dificultando a realização de atividades rotineiras, comprometendo o psicológico e em casos que não se aderem aos tratamentos pode até mesmo levar á óbito. Mudanças no estilo de vida, como hábitos alimentares saudáveis, exercícios físicos rotineiros, adesão aos medicamentos, e até mesmo algumas plantas medicinais tem papéis fundamentais no manejo dessas complicações, mantendo assim os níveis glicêmicos normais e o organismo equilibrado, minimizando risco de óbito.
id UNICESU -1_38d6967288b657fe5f1451948caca501
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3189
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II: MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, PREVEÇÃO E MANEJO DE SUAS COMPLICAÇÕES PATOLÓGICAS.ComplicaçõesDiabetesEstilo de vidaPrevençãoRastreamentoA Diabetes mellitus tipo II (DM II) se encontra entre principais doenças crônicas que elevam a taxa de mortalidade no mundo. É caracterizada como uma síndrome metabólica, onde existe uma falha na secreção ou ação da insulina, resultando em hiperglicemia. É uma doença de caráter progressivo e de longo prazo, que cursa com prognóstico ruim quando não tratada corretamente podendo levar á danos gravíssimos comprometendo a qualidade de vida do indivíduo e até mesmo levando á óbito.O objetivo do trabalho é fazer uma revisão na literatura sobre Diabetes mellitus tipo II abordando suas complicações patológicas e as mudanças necessárias no estilo de vida para a sua prevenção e manejo, visando uma melhor qualidade de vida e minimização dos riscos provenientes da DMII. A pesquisa consiste em uma revisão na base de dados do LILACS, Pubmed, SciELO, Bireme, utilizando artigos em inglês e português dos últimos 10 anos com descritores “complicações, diabetes,estilo de vida,prevenção e rastreamento”. Os resultados demonstraram que devido ao estilo de vida da atualidade,os costumes e o envelhecimento populacional,a diabetes se tornou uma epidemia, com expectativas de aumento na taxa de prevalência nos anos seguintes.Entre as consequências secundárias estão: nefropatia, neuropatia periférica, retinopatia, pé diabético, artropatia de Charcot, doença aterosclerótica, problemas auditivos, disfunção sexual, distúrbio do sono, entre outras que comprometem a qualidade de vida dificultando a realização de atividades rotineiras, comprometendo o psicológico e em casos que não se aderem aos tratamentos pode até mesmo levar á óbito. Mudanças no estilo de vida, como hábitos alimentares saudáveis, exercícios físicos rotineiros, adesão aos medicamentos, e até mesmo algumas plantas medicinais tem papéis fundamentais no manejo dessas complicações, mantendo assim os níveis glicêmicos normais e o organismo equilibrado, minimizando risco de óbito.UniCesumar2019-11-27T20:04:37Z2019-11-27T20:04:37Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3189otherOLIVEIRA, Pâmela Andressa da SilvaCONTER, Carolina Cellareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:07Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:09.221Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II: MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, PREVEÇÃO E MANEJO DE SUAS COMPLICAÇÕES PATOLÓGICAS.
title PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II: MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, PREVEÇÃO E MANEJO DE SUAS COMPLICAÇÕES PATOLÓGICAS.
spellingShingle PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II: MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, PREVEÇÃO E MANEJO DE SUAS COMPLICAÇÕES PATOLÓGICAS.
OLIVEIRA, Pâmela Andressa da Silva
Complicações
Diabetes
Estilo de vida
Prevenção
Rastreamento
title_short PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II: MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, PREVEÇÃO E MANEJO DE SUAS COMPLICAÇÕES PATOLÓGICAS.
title_full PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II: MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, PREVEÇÃO E MANEJO DE SUAS COMPLICAÇÕES PATOLÓGICAS.
title_fullStr PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II: MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, PREVEÇÃO E MANEJO DE SUAS COMPLICAÇÕES PATOLÓGICAS.
title_full_unstemmed PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II: MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, PREVEÇÃO E MANEJO DE SUAS COMPLICAÇÕES PATOLÓGICAS.
title_sort PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II: MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, PREVEÇÃO E MANEJO DE SUAS COMPLICAÇÕES PATOLÓGICAS.
author OLIVEIRA, Pâmela Andressa da Silva
author_facet OLIVEIRA, Pâmela Andressa da Silva
CONTER, Carolina Cella
author_role author
author2 CONTER, Carolina Cella
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Pâmela Andressa da Silva
CONTER, Carolina Cella
dc.subject.por.fl_str_mv Complicações
Diabetes
Estilo de vida
Prevenção
Rastreamento
topic Complicações
Diabetes
Estilo de vida
Prevenção
Rastreamento
dc.description.none.fl_txt_mv A Diabetes mellitus tipo II (DM II) se encontra entre principais doenças crônicas que elevam a taxa de mortalidade no mundo. É caracterizada como uma síndrome metabólica, onde existe uma falha na secreção ou ação da insulina, resultando em hiperglicemia. É uma doença de caráter progressivo e de longo prazo, que cursa com prognóstico ruim quando não tratada corretamente podendo levar á danos gravíssimos comprometendo a qualidade de vida do indivíduo e até mesmo levando á óbito.O objetivo do trabalho é fazer uma revisão na literatura sobre Diabetes mellitus tipo II abordando suas complicações patológicas e as mudanças necessárias no estilo de vida para a sua prevenção e manejo, visando uma melhor qualidade de vida e minimização dos riscos provenientes da DMII. A pesquisa consiste em uma revisão na base de dados do LILACS, Pubmed, SciELO, Bireme, utilizando artigos em inglês e português dos últimos 10 anos com descritores “complicações, diabetes,estilo de vida,prevenção e rastreamento”. Os resultados demonstraram que devido ao estilo de vida da atualidade,os costumes e o envelhecimento populacional,a diabetes se tornou uma epidemia, com expectativas de aumento na taxa de prevalência nos anos seguintes.Entre as consequências secundárias estão: nefropatia, neuropatia periférica, retinopatia, pé diabético, artropatia de Charcot, doença aterosclerótica, problemas auditivos, disfunção sexual, distúrbio do sono, entre outras que comprometem a qualidade de vida dificultando a realização de atividades rotineiras, comprometendo o psicológico e em casos que não se aderem aos tratamentos pode até mesmo levar á óbito. Mudanças no estilo de vida, como hábitos alimentares saudáveis, exercícios físicos rotineiros, adesão aos medicamentos, e até mesmo algumas plantas medicinais tem papéis fundamentais no manejo dessas complicações, mantendo assim os níveis glicêmicos normais e o organismo equilibrado, minimizando risco de óbito.
description A Diabetes mellitus tipo II (DM II) se encontra entre principais doenças crônicas que elevam a taxa de mortalidade no mundo. É caracterizada como uma síndrome metabólica, onde existe uma falha na secreção ou ação da insulina, resultando em hiperglicemia. É uma doença de caráter progressivo e de longo prazo, que cursa com prognóstico ruim quando não tratada corretamente podendo levar á danos gravíssimos comprometendo a qualidade de vida do indivíduo e até mesmo levando á óbito.O objetivo do trabalho é fazer uma revisão na literatura sobre Diabetes mellitus tipo II abordando suas complicações patológicas e as mudanças necessárias no estilo de vida para a sua prevenção e manejo, visando uma melhor qualidade de vida e minimização dos riscos provenientes da DMII. A pesquisa consiste em uma revisão na base de dados do LILACS, Pubmed, SciELO, Bireme, utilizando artigos em inglês e português dos últimos 10 anos com descritores “complicações, diabetes,estilo de vida,prevenção e rastreamento”. Os resultados demonstraram que devido ao estilo de vida da atualidade,os costumes e o envelhecimento populacional,a diabetes se tornou uma epidemia, com expectativas de aumento na taxa de prevalência nos anos seguintes.Entre as consequências secundárias estão: nefropatia, neuropatia periférica, retinopatia, pé diabético, artropatia de Charcot, doença aterosclerótica, problemas auditivos, disfunção sexual, distúrbio do sono, entre outras que comprometem a qualidade de vida dificultando a realização de atividades rotineiras, comprometendo o psicológico e em casos que não se aderem aos tratamentos pode até mesmo levar á óbito. Mudanças no estilo de vida, como hábitos alimentares saudáveis, exercícios físicos rotineiros, adesão aos medicamentos, e até mesmo algumas plantas medicinais tem papéis fundamentais no manejo dessas complicações, mantendo assim os níveis glicêmicos normais e o organismo equilibrado, minimizando risco de óbito.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-27T20:04:37Z
2019-11-27T20:04:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3189
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3189
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948622338260992