RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1376 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades para despertar nos alunos de uma escola pública da cidade de Itambé-PR uma atitude mais proativa em torno do seu aprendizado, incentivando-os na busca por informações sobre o lixo, treinando as habilidades de raciocínio e defesa de suas ideias e percepção sobre o tema. Este artigo relata a experiência multidisciplinar que envolveu a criação de práticas educativas baseadas em jogos e que tomou lugar de uma escola pública no município durante um dia letivo. Visamos com essa intervenção em educação e saúde, a sistematização informações sobre consciência ambiental, relacionando-as a educação. Nesta cidade a escola já proporciona experiências que possam desenvolver a consciência ambiental dessas crianças. Para a realização da ação educativa foi necessário um contato com os alunos do Ensino Fundamental de Itambé-PR, que tem seu plano pedagógico mais voltado para a formação de uma consciência ambiental com maior ênfase se comparada aos outros anos. Os resultados foram positivos uma vez que a avaliação pedagógica acontecia em sintonia com o processo de ensino. |
id |
UNICESU -1_38e32e7e14d73a6df8cffdbc394bc095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1376 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PRGamificaçãoEnsino FundamentalDesenvolvimento SustentávelPromoção da SaúdeEssa pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades para despertar nos alunos de uma escola pública da cidade de Itambé-PR uma atitude mais proativa em torno do seu aprendizado, incentivando-os na busca por informações sobre o lixo, treinando as habilidades de raciocínio e defesa de suas ideias e percepção sobre o tema. Este artigo relata a experiência multidisciplinar que envolveu a criação de práticas educativas baseadas em jogos e que tomou lugar de uma escola pública no município durante um dia letivo. Visamos com essa intervenção em educação e saúde, a sistematização informações sobre consciência ambiental, relacionando-as a educação. Nesta cidade a escola já proporciona experiências que possam desenvolver a consciência ambiental dessas crianças. Para a realização da ação educativa foi necessário um contato com os alunos do Ensino Fundamental de Itambé-PR, que tem seu plano pedagógico mais voltado para a formação de uma consciência ambiental com maior ênfase se comparada aos outros anos. Os resultados foram positivos uma vez que a avaliação pedagógica acontecia em sintonia com o processo de ensino.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-12T17:13:54Z2019-08-12T17:13:54Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1376porOLIVEIRA, Nayara Cristina deBUENO, Glaukus RegianiOGLIARI, MarizaVELHO, Ana Paula Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:21:38ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR |
title |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR |
spellingShingle |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR OLIVEIRA, Nayara Cristina de Gamificação Ensino Fundamental Desenvolvimento Sustentável Promoção da Saúde |
title_short |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR |
title_full |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR |
title_fullStr |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR |
title_full_unstemmed |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR |
title_sort |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR |
author |
OLIVEIRA, Nayara Cristina de |
author_facet |
OLIVEIRA, Nayara Cristina de BUENO, Glaukus Regiani OGLIARI, Mariza VELHO, Ana Paula Machado |
author_role |
author |
author2 |
BUENO, Glaukus Regiani OGLIARI, Mariza VELHO, Ana Paula Machado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Nayara Cristina de BUENO, Glaukus Regiani OGLIARI, Mariza VELHO, Ana Paula Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação Ensino Fundamental Desenvolvimento Sustentável Promoção da Saúde |
topic |
Gamificação Ensino Fundamental Desenvolvimento Sustentável Promoção da Saúde |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades para despertar nos alunos de uma escola pública da cidade de Itambé-PR uma atitude mais proativa em torno do seu aprendizado, incentivando-os na busca por informações sobre o lixo, treinando as habilidades de raciocínio e defesa de suas ideias e percepção sobre o tema. Este artigo relata a experiência multidisciplinar que envolveu a criação de práticas educativas baseadas em jogos e que tomou lugar de uma escola pública no município durante um dia letivo. Visamos com essa intervenção em educação e saúde, a sistematização informações sobre consciência ambiental, relacionando-as a educação. Nesta cidade a escola já proporciona experiências que possam desenvolver a consciência ambiental dessas crianças. Para a realização da ação educativa foi necessário um contato com os alunos do Ensino Fundamental de Itambé-PR, que tem seu plano pedagógico mais voltado para a formação de uma consciência ambiental com maior ênfase se comparada aos outros anos. Os resultados foram positivos uma vez que a avaliação pedagógica acontecia em sintonia com o processo de ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-12T17:13:54Z 2019-08-12T17:13:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1376 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771956313194496 |