RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Nayara Cristina de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BUENO, Glaukus Regiani, OGLIARI, Mariza, VELHO, Ana Paula Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1376
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades para despertar nos alunos de uma escola pública da cidade de Itambé-PR uma atitude mais proativa em torno do seu aprendizado, incentivando-os na busca por informações sobre o lixo, treinando as habilidades de raciocínio e defesa de suas ideias e percepção sobre o tema. Este artigo relata a experiência multidisciplinar que envolveu a criação de práticas educativas baseadas em jogos e que tomou lugar de uma escola pública no município durante um dia letivo. Visamos com essa intervenção em educação e saúde, a sistematização informações sobre consciência ambiental, relacionando-as a educação. Nesta cidade a escola já proporciona experiências que possam desenvolver a consciência ambiental dessas crianças. Para a realização da ação educativa foi necessário um contato com os alunos do Ensino Fundamental de Itambé-PR, que tem seu plano pedagógico mais voltado para a formação de uma consciência ambiental com maior ênfase se comparada aos outros anos. Os resultados foram positivos uma vez que a avaliação pedagógica acontecia em sintonia com o processo de ensino.
id UNICESU -1_38e32e7e14d73a6df8cffdbc394bc095
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1376
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PRGamificaçãoEnsino FundamentalDesenvolvimento SustentávelPromoção da SaúdeEssa pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades para despertar nos alunos de uma escola pública da cidade de Itambé-PR uma atitude mais proativa em torno do seu aprendizado, incentivando-os na busca por informações sobre o lixo, treinando as habilidades de raciocínio e defesa de suas ideias e percepção sobre o tema. Este artigo relata a experiência multidisciplinar que envolveu a criação de práticas educativas baseadas em jogos e que tomou lugar de uma escola pública no município durante um dia letivo. Visamos com essa intervenção em educação e saúde, a sistematização informações sobre consciência ambiental, relacionando-as a educação. Nesta cidade a escola já proporciona experiências que possam desenvolver a consciência ambiental dessas crianças. Para a realização da ação educativa foi necessário um contato com os alunos do Ensino Fundamental de Itambé-PR, que tem seu plano pedagógico mais voltado para a formação de uma consciência ambiental com maior ênfase se comparada aos outros anos. Os resultados foram positivos uma vez que a avaliação pedagógica acontecia em sintonia com o processo de ensino.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-12T17:13:54Z2019-08-12T17:13:54Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1376porOLIVEIRA, Nayara Cristina deBUENO, Glaukus RegianiOGLIARI, MarizaVELHO, Ana Paula Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:21:38ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR
title RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR
spellingShingle RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR
OLIVEIRA, Nayara Cristina de
Gamificação
Ensino Fundamental
Desenvolvimento Sustentável
Promoção da Saúde
title_short RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR
title_full RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR
title_fullStr RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR
title_full_unstemmed RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR
title_sort RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SAÚDE EM ITAMBÉ-PR
author OLIVEIRA, Nayara Cristina de
author_facet OLIVEIRA, Nayara Cristina de
BUENO, Glaukus Regiani
OGLIARI, Mariza
VELHO, Ana Paula Machado
author_role author
author2 BUENO, Glaukus Regiani
OGLIARI, Mariza
VELHO, Ana Paula Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Nayara Cristina de
BUENO, Glaukus Regiani
OGLIARI, Mariza
VELHO, Ana Paula Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Ensino Fundamental
Desenvolvimento Sustentável
Promoção da Saúde
topic Gamificação
Ensino Fundamental
Desenvolvimento Sustentável
Promoção da Saúde
description Essa pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades para despertar nos alunos de uma escola pública da cidade de Itambé-PR uma atitude mais proativa em torno do seu aprendizado, incentivando-os na busca por informações sobre o lixo, treinando as habilidades de raciocínio e defesa de suas ideias e percepção sobre o tema. Este artigo relata a experiência multidisciplinar que envolveu a criação de práticas educativas baseadas em jogos e que tomou lugar de uma escola pública no município durante um dia letivo. Visamos com essa intervenção em educação e saúde, a sistematização informações sobre consciência ambiental, relacionando-as a educação. Nesta cidade a escola já proporciona experiências que possam desenvolver a consciência ambiental dessas crianças. Para a realização da ação educativa foi necessário um contato com os alunos do Ensino Fundamental de Itambé-PR, que tem seu plano pedagógico mais voltado para a formação de uma consciência ambiental com maior ênfase se comparada aos outros anos. Os resultados foram positivos uma vez que a avaliação pedagógica acontecia em sintonia com o processo de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T17:13:54Z
2019-08-12T17:13:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1376
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771956313194496