EFEITO DE TRITON X-100 NA SACARIFICAÇÃO ENZIMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Dyoni Matias de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: TEIXEIRA, Aline Finger, SALVADOR, Victor Hugo, MOTA, Thatiane Rodrigues, FERRARESE FILHO, Osvaldo, SANTOS, Wanderley Dantas dos
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4596
Resumo: A utilização de biomassa vegetal na produção de biocombustíveis desponta como alternativa para substituir os combustíveis fósseis. Esta biomassa é constituída majoritariamente de celulose, hemicelulose e lignina. A celulose é hidrolisada pelas endoglucanases, β-glicosidases e exoglucanases, genericamente chamadas de celulases. A hemicelulose é altamente ramificada e exige diversas enzimas para sua hidrólise completa, sendo a xilanase a mais utilizada para degradar as cadeias de xilano, principal hemicelulose das gramíneas. Tanto as celulases quanto as hemicelulases são necessárias no processo de sacarificação enzimática. Há relatos de que a adição de surfactantes neste processo afeta a digestibilidade positivamente. Neste trabalho, relatamos o efeito do Triton X-100 na digestibilidade de dois substratos, bagaço de cana-de- açúcar e celulose microcristalina, utilizando xilanase e celulase, respectivamente. O uso combinado das enzimas e Triton X-100 reduziu a digestibilidade dos substratos nos tempos de 30, 60 e 120 minutos de hidrólise. Com o aumento das concentrações do surfactante (0,1%, 0,2%, 0,5%, 1% e 2%) foram observadas reduções da produção de açúcares redutores apartir do bagaço. Novos estudos devem ser realizados a fim de compreender melhor o papel dos surfactantes e buscar surfactantes que melhorem o processo de sacarificação enzimática em diferentes biomassas.
id UNICESU -1_3985b291d60dae6e26062f0bfcb8734e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4596
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EFEITO DE TRITON X-100 NA SACARIFICAÇÃO ENZIMÁTICADigestibilidadeSurfactantes não-iônicosXilanasesCelulasesA utilização de biomassa vegetal na produção de biocombustíveis desponta como alternativa para substituir os combustíveis fósseis. Esta biomassa é constituída majoritariamente de celulose, hemicelulose e lignina. A celulose é hidrolisada pelas endoglucanases, β-glicosidases e exoglucanases, genericamente chamadas de celulases. A hemicelulose é altamente ramificada e exige diversas enzimas para sua hidrólise completa, sendo a xilanase a mais utilizada para degradar as cadeias de xilano, principal hemicelulose das gramíneas. Tanto as celulases quanto as hemicelulases são necessárias no processo de sacarificação enzimática. Há relatos de que a adição de surfactantes neste processo afeta a digestibilidade positivamente. Neste trabalho, relatamos o efeito do Triton X-100 na digestibilidade de dois substratos, bagaço de cana-de- açúcar e celulose microcristalina, utilizando xilanase e celulase, respectivamente. O uso combinado das enzimas e Triton X-100 reduziu a digestibilidade dos substratos nos tempos de 30, 60 e 120 minutos de hidrólise. Com o aumento das concentrações do surfactante (0,1%, 0,2%, 0,5%, 1% e 2%) foram observadas reduções da produção de açúcares redutores apartir do bagaço. Novos estudos devem ser realizados a fim de compreender melhor o papel dos surfactantes e buscar surfactantes que melhorem o processo de sacarificação enzimática em diferentes biomassas.UniCesumar2020-01-23T17:52:24Z2020-01-23T17:52:24Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4596otherOLIVEIRA, Dyoni Matias deTEIXEIRA, Aline FingerSALVADOR, Victor HugoMOTA, Thatiane RodriguesFERRARESE FILHO, OsvaldoSANTOS, Wanderley Dantas dosreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:21.469Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DE TRITON X-100 NA SACARIFICAÇÃO ENZIMÁTICA
title EFEITO DE TRITON X-100 NA SACARIFICAÇÃO ENZIMÁTICA
spellingShingle EFEITO DE TRITON X-100 NA SACARIFICAÇÃO ENZIMÁTICA
OLIVEIRA, Dyoni Matias de
Digestibilidade
Surfactantes não-iônicos
Xilanases
Celulases
title_short EFEITO DE TRITON X-100 NA SACARIFICAÇÃO ENZIMÁTICA
title_full EFEITO DE TRITON X-100 NA SACARIFICAÇÃO ENZIMÁTICA
title_fullStr EFEITO DE TRITON X-100 NA SACARIFICAÇÃO ENZIMÁTICA
title_full_unstemmed EFEITO DE TRITON X-100 NA SACARIFICAÇÃO ENZIMÁTICA
title_sort EFEITO DE TRITON X-100 NA SACARIFICAÇÃO ENZIMÁTICA
author OLIVEIRA, Dyoni Matias de
author_facet OLIVEIRA, Dyoni Matias de
TEIXEIRA, Aline Finger
SALVADOR, Victor Hugo
MOTA, Thatiane Rodrigues
FERRARESE FILHO, Osvaldo
SANTOS, Wanderley Dantas dos
author_role author
author2 TEIXEIRA, Aline Finger
SALVADOR, Victor Hugo
MOTA, Thatiane Rodrigues
FERRARESE FILHO, Osvaldo
SANTOS, Wanderley Dantas dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Dyoni Matias de
TEIXEIRA, Aline Finger
SALVADOR, Victor Hugo
MOTA, Thatiane Rodrigues
FERRARESE FILHO, Osvaldo
SANTOS, Wanderley Dantas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Digestibilidade
Surfactantes não-iônicos
Xilanases
Celulases
topic Digestibilidade
Surfactantes não-iônicos
Xilanases
Celulases
dc.description.none.fl_txt_mv A utilização de biomassa vegetal na produção de biocombustíveis desponta como alternativa para substituir os combustíveis fósseis. Esta biomassa é constituída majoritariamente de celulose, hemicelulose e lignina. A celulose é hidrolisada pelas endoglucanases, β-glicosidases e exoglucanases, genericamente chamadas de celulases. A hemicelulose é altamente ramificada e exige diversas enzimas para sua hidrólise completa, sendo a xilanase a mais utilizada para degradar as cadeias de xilano, principal hemicelulose das gramíneas. Tanto as celulases quanto as hemicelulases são necessárias no processo de sacarificação enzimática. Há relatos de que a adição de surfactantes neste processo afeta a digestibilidade positivamente. Neste trabalho, relatamos o efeito do Triton X-100 na digestibilidade de dois substratos, bagaço de cana-de- açúcar e celulose microcristalina, utilizando xilanase e celulase, respectivamente. O uso combinado das enzimas e Triton X-100 reduziu a digestibilidade dos substratos nos tempos de 30, 60 e 120 minutos de hidrólise. Com o aumento das concentrações do surfactante (0,1%, 0,2%, 0,5%, 1% e 2%) foram observadas reduções da produção de açúcares redutores apartir do bagaço. Novos estudos devem ser realizados a fim de compreender melhor o papel dos surfactantes e buscar surfactantes que melhorem o processo de sacarificação enzimática em diferentes biomassas.
description A utilização de biomassa vegetal na produção de biocombustíveis desponta como alternativa para substituir os combustíveis fósseis. Esta biomassa é constituída majoritariamente de celulose, hemicelulose e lignina. A celulose é hidrolisada pelas endoglucanases, β-glicosidases e exoglucanases, genericamente chamadas de celulases. A hemicelulose é altamente ramificada e exige diversas enzimas para sua hidrólise completa, sendo a xilanase a mais utilizada para degradar as cadeias de xilano, principal hemicelulose das gramíneas. Tanto as celulases quanto as hemicelulases são necessárias no processo de sacarificação enzimática. Há relatos de que a adição de surfactantes neste processo afeta a digestibilidade positivamente. Neste trabalho, relatamos o efeito do Triton X-100 na digestibilidade de dois substratos, bagaço de cana-de- açúcar e celulose microcristalina, utilizando xilanase e celulase, respectivamente. O uso combinado das enzimas e Triton X-100 reduziu a digestibilidade dos substratos nos tempos de 30, 60 e 120 minutos de hidrólise. Com o aumento das concentrações do surfactante (0,1%, 0,2%, 0,5%, 1% e 2%) foram observadas reduções da produção de açúcares redutores apartir do bagaço. Novos estudos devem ser realizados a fim de compreender melhor o papel dos surfactantes e buscar surfactantes que melhorem o processo de sacarificação enzimática em diferentes biomassas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-23T17:52:24Z
2020-01-23T17:52:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4596
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4596
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948581398708224