AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eduarda Rafaeli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Matiusso, Murilo Martim, Ribeiro, Bianca Garcia, Ribas, Adriana Danmvolf
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1980
Resumo: A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência que geralmente ocorre em ambiente extra-hospitalar, estimando-se 200.000 PCR ao ano no Brasil. A realização das manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) são essenciais para o bom prognóstico do paciente, devendo ser realizadas no momento da identificação da PCR por um profissional da saúde ou por leigos treinados. De acordo com as estatísticas, as crianças correspondem a 20% dos leigos que presenciam a emergência, sendo necessária a capacitação dos mesmos. A adição dos professores é de grande importância na capacitação, visto que o professor instruído pode reforçar a importância do treinamento para seus alunos e futuros alunos, conscientizando os estudantes desde o início da vida acadêmica com aulas teórico-práticas. O projeto tem como objetivo explorar o conhecimento prévio dos professores sobre a RCP e avaliar a retenção de conhecimento imediata e tardia de informações após a aula teórico-prática. A pesquisa será realizada em quatro instituições de ensino fundamental e médio da rede pública de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicado três questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção, um pósintervenção imediata e por último um pós-intervenção tardia. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham um baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de um paciente com PCR.
id UNICESU -1_3b776e068c9b795e7affb5ce32cf6cc3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1980
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁLeigosMassagem cardíacaParada cardiorrespiratóriaSuporte básico de vidaA parada cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência que geralmente ocorre em ambiente extra-hospitalar, estimando-se 200.000 PCR ao ano no Brasil. A realização das manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) são essenciais para o bom prognóstico do paciente, devendo ser realizadas no momento da identificação da PCR por um profissional da saúde ou por leigos treinados. De acordo com as estatísticas, as crianças correspondem a 20% dos leigos que presenciam a emergência, sendo necessária a capacitação dos mesmos. A adição dos professores é de grande importância na capacitação, visto que o professor instruído pode reforçar a importância do treinamento para seus alunos e futuros alunos, conscientizando os estudantes desde o início da vida acadêmica com aulas teórico-práticas. O projeto tem como objetivo explorar o conhecimento prévio dos professores sobre a RCP e avaliar a retenção de conhecimento imediata e tardia de informações após a aula teórico-prática. A pesquisa será realizada em quatro instituições de ensino fundamental e médio da rede pública de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicado três questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção, um pósintervenção imediata e por último um pós-intervenção tardia. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham um baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de um paciente com PCR.Unicesumar2019-08-20T17:31:12Z2019-08-20T17:31:12Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1980otherFerreira, Eduarda RafaeliMatiusso, Murilo MartimRibeiro, Bianca GarciaRibas, Adriana Danmvolfreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:18Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:23.434Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ
title AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ
spellingShingle AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ
Ferreira, Eduarda Rafaeli
Leigos
Massagem cardíaca
Parada cardiorrespiratória
Suporte básico de vida
title_short AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ
title_full AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ
title_fullStr AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ
title_sort AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ
author Ferreira, Eduarda Rafaeli
author_facet Ferreira, Eduarda Rafaeli
Matiusso, Murilo Martim
Ribeiro, Bianca Garcia
Ribas, Adriana Danmvolf
author_role author
author2 Matiusso, Murilo Martim
Ribeiro, Bianca Garcia
Ribas, Adriana Danmvolf
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eduarda Rafaeli
Matiusso, Murilo Martim
Ribeiro, Bianca Garcia
Ribas, Adriana Danmvolf
dc.subject.por.fl_str_mv Leigos
Massagem cardíaca
Parada cardiorrespiratória
Suporte básico de vida
topic Leigos
Massagem cardíaca
Parada cardiorrespiratória
Suporte básico de vida
dc.description.none.fl_txt_mv A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência que geralmente ocorre em ambiente extra-hospitalar, estimando-se 200.000 PCR ao ano no Brasil. A realização das manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) são essenciais para o bom prognóstico do paciente, devendo ser realizadas no momento da identificação da PCR por um profissional da saúde ou por leigos treinados. De acordo com as estatísticas, as crianças correspondem a 20% dos leigos que presenciam a emergência, sendo necessária a capacitação dos mesmos. A adição dos professores é de grande importância na capacitação, visto que o professor instruído pode reforçar a importância do treinamento para seus alunos e futuros alunos, conscientizando os estudantes desde o início da vida acadêmica com aulas teórico-práticas. O projeto tem como objetivo explorar o conhecimento prévio dos professores sobre a RCP e avaliar a retenção de conhecimento imediata e tardia de informações após a aula teórico-prática. A pesquisa será realizada em quatro instituições de ensino fundamental e médio da rede pública de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicado três questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção, um pósintervenção imediata e por último um pós-intervenção tardia. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham um baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de um paciente com PCR.
description A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência que geralmente ocorre em ambiente extra-hospitalar, estimando-se 200.000 PCR ao ano no Brasil. A realização das manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) são essenciais para o bom prognóstico do paciente, devendo ser realizadas no momento da identificação da PCR por um profissional da saúde ou por leigos treinados. De acordo com as estatísticas, as crianças correspondem a 20% dos leigos que presenciam a emergência, sendo necessária a capacitação dos mesmos. A adição dos professores é de grande importância na capacitação, visto que o professor instruído pode reforçar a importância do treinamento para seus alunos e futuros alunos, conscientizando os estudantes desde o início da vida acadêmica com aulas teórico-práticas. O projeto tem como objetivo explorar o conhecimento prévio dos professores sobre a RCP e avaliar a retenção de conhecimento imediata e tardia de informações após a aula teórico-prática. A pesquisa será realizada em quatro instituições de ensino fundamental e médio da rede pública de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicado três questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção, um pósintervenção imediata e por último um pós-intervenção tardia. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham um baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de um paciente com PCR.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T17:31:12Z
2019-08-20T17:31:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1980
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1980
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948616794439680