AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1980 |
Resumo: | A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência que geralmente ocorre em ambiente extra-hospitalar, estimando-se 200.000 PCR ao ano no Brasil. A realização das manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) são essenciais para o bom prognóstico do paciente, devendo ser realizadas no momento da identificação da PCR por um profissional da saúde ou por leigos treinados. De acordo com as estatísticas, as crianças correspondem a 20% dos leigos que presenciam a emergência, sendo necessária a capacitação dos mesmos. A adição dos professores é de grande importância na capacitação, visto que o professor instruído pode reforçar a importância do treinamento para seus alunos e futuros alunos, conscientizando os estudantes desde o início da vida acadêmica com aulas teórico-práticas. O projeto tem como objetivo explorar o conhecimento prévio dos professores sobre a RCP e avaliar a retenção de conhecimento imediata e tardia de informações após a aula teórico-prática. A pesquisa será realizada em quatro instituições de ensino fundamental e médio da rede pública de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicado três questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção, um pósintervenção imediata e por último um pós-intervenção tardia. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham um baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de um paciente com PCR. |
id |
UNICESU -1_e604c872b766baa9782503ddbdc41d61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1980 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁLeigosMassagem cardíacaParada cardiorrespiratóriaSuporte básico de vidaA parada cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência que geralmente ocorre em ambiente extra-hospitalar, estimando-se 200.000 PCR ao ano no Brasil. A realização das manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) são essenciais para o bom prognóstico do paciente, devendo ser realizadas no momento da identificação da PCR por um profissional da saúde ou por leigos treinados. De acordo com as estatísticas, as crianças correspondem a 20% dos leigos que presenciam a emergência, sendo necessária a capacitação dos mesmos. A adição dos professores é de grande importância na capacitação, visto que o professor instruído pode reforçar a importância do treinamento para seus alunos e futuros alunos, conscientizando os estudantes desde o início da vida acadêmica com aulas teórico-práticas. O projeto tem como objetivo explorar o conhecimento prévio dos professores sobre a RCP e avaliar a retenção de conhecimento imediata e tardia de informações após a aula teórico-prática. A pesquisa será realizada em quatro instituições de ensino fundamental e médio da rede pública de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicado três questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção, um pósintervenção imediata e por último um pós-intervenção tardia. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham um baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de um paciente com PCR.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-20T17:31:12Z2019-08-20T17:31:12Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1980porFERREIRA, Eduarda RafaeliMATIUSSO, Murilo MartimRIBEIRO, Bianca GarciaRIBAS, Adriana Danmvolfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:31:16ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ |
title |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ FERREIRA, Eduarda Rafaeli Leigos Massagem cardíaca Parada cardiorrespiratória Suporte básico de vida |
title_short |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ |
title_full |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ |
author |
FERREIRA, Eduarda Rafaeli |
author_facet |
FERREIRA, Eduarda Rafaeli MATIUSSO, Murilo Martim RIBEIRO, Bianca Garcia RIBAS, Adriana Danmvolf |
author_role |
author |
author2 |
MATIUSSO, Murilo Martim RIBEIRO, Bianca Garcia RIBAS, Adriana Danmvolf |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Eduarda Rafaeli MATIUSSO, Murilo Martim RIBEIRO, Bianca Garcia RIBAS, Adriana Danmvolf |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leigos Massagem cardíaca Parada cardiorrespiratória Suporte básico de vida |
topic |
Leigos Massagem cardíaca Parada cardiorrespiratória Suporte básico de vida |
description |
A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência que geralmente ocorre em ambiente extra-hospitalar, estimando-se 200.000 PCR ao ano no Brasil. A realização das manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) são essenciais para o bom prognóstico do paciente, devendo ser realizadas no momento da identificação da PCR por um profissional da saúde ou por leigos treinados. De acordo com as estatísticas, as crianças correspondem a 20% dos leigos que presenciam a emergência, sendo necessária a capacitação dos mesmos. A adição dos professores é de grande importância na capacitação, visto que o professor instruído pode reforçar a importância do treinamento para seus alunos e futuros alunos, conscientizando os estudantes desde o início da vida acadêmica com aulas teórico-práticas. O projeto tem como objetivo explorar o conhecimento prévio dos professores sobre a RCP e avaliar a retenção de conhecimento imediata e tardia de informações após a aula teórico-prática. A pesquisa será realizada em quatro instituições de ensino fundamental e médio da rede pública de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicado três questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção, um pósintervenção imediata e por último um pós-intervenção tardia. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham um baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de um paciente com PCR. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-20T17:31:12Z 2019-08-20T17:31:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1980 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771951728820224 |