INFLUÊNCIA DA TEXTURA DO SOLO NO VALOR DA CAPACIDADE DE TROCA CATIÔNICA (CTC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Alini Taichi da Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: VILAR, César Crispim, SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de, COSTA, Antonio Carlos Saraiva da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5499
Resumo: A capacidade de troca catiônica (CTC) é o principal atributo químico de um solo. A CTC do solo pode ser utilizada tanto para a estimativa da capacidade de retenção de nutrientes como critério na separação de classes de solos. O objetivo desse trabalho foi estimar a CTC dos colóides orgânicos e inorgânicos de solos em diferentes estádios de desenvolvimento pedogenético e com variação no conteúdo de argila, utilizando-se o método gráfico de Bennema (1966). Foram utilizados os dados das análises químicas e granulométricas de 28 solos pertencentes atualmente à classe dos Latossolos e 29 Neossolos Quartzarênicos, desenvolvidos a partir de diferentes materiais de origem, em diversas regiões do Brasil e publicados nos Levantamentos de Solos da Embrapa (1984) e pelo Projeto RADAM BRASIL (1983). O método gráfico de Bennema (1966) mostrou uma ferramenta eficiente para estimar a CTC dos colóides orgânicos e inorgânicos dos solos estudados. A CTC dos solos apresentou estreita relação com os teores de carbono orgânico e de argila, independente da classe de solo. Os colóides orgânicos do solo apresentaram os maiores valores de CTC.
id UNICESU -1_3c18b0f2f4c38c4fc517487330086c43
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5499
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INFLUÊNCIA DA TEXTURA DO SOLO NO VALOR DA CAPACIDADE DE TROCA CATIÔNICA (CTC)Argilacapacidade de troca catiônicaColóides orgânicos e inorgânicosA capacidade de troca catiônica (CTC) é o principal atributo químico de um solo. A CTC do solo pode ser utilizada tanto para a estimativa da capacidade de retenção de nutrientes como critério na separação de classes de solos. O objetivo desse trabalho foi estimar a CTC dos colóides orgânicos e inorgânicos de solos em diferentes estádios de desenvolvimento pedogenético e com variação no conteúdo de argila, utilizando-se o método gráfico de Bennema (1966). Foram utilizados os dados das análises químicas e granulométricas de 28 solos pertencentes atualmente à classe dos Latossolos e 29 Neossolos Quartzarênicos, desenvolvidos a partir de diferentes materiais de origem, em diversas regiões do Brasil e publicados nos Levantamentos de Solos da Embrapa (1984) e pelo Projeto RADAM BRASIL (1983). O método gráfico de Bennema (1966) mostrou uma ferramenta eficiente para estimar a CTC dos colóides orgânicos e inorgânicos dos solos estudados. A CTC dos solos apresentou estreita relação com os teores de carbono orgânico e de argila, independente da classe de solo. Os colóides orgânicos do solo apresentaram os maiores valores de CTC.UniCesumar2020-03-30T18:48:25Z2020-03-30T18:48:25Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5499otherMACHADO, Alini Taichi da SilvaVILAR, César CrispimSOUZA JUNIOR, Ivan Granemann deCOSTA, Antonio Carlos Saraiva dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:07Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:16.436Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA TEXTURA DO SOLO NO VALOR DA CAPACIDADE DE TROCA CATIÔNICA (CTC)
title INFLUÊNCIA DA TEXTURA DO SOLO NO VALOR DA CAPACIDADE DE TROCA CATIÔNICA (CTC)
spellingShingle INFLUÊNCIA DA TEXTURA DO SOLO NO VALOR DA CAPACIDADE DE TROCA CATIÔNICA (CTC)
MACHADO, Alini Taichi da Silva
Argila
capacidade de troca catiônica
Colóides orgânicos e inorgânicos
title_short INFLUÊNCIA DA TEXTURA DO SOLO NO VALOR DA CAPACIDADE DE TROCA CATIÔNICA (CTC)
title_full INFLUÊNCIA DA TEXTURA DO SOLO NO VALOR DA CAPACIDADE DE TROCA CATIÔNICA (CTC)
title_fullStr INFLUÊNCIA DA TEXTURA DO SOLO NO VALOR DA CAPACIDADE DE TROCA CATIÔNICA (CTC)
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA TEXTURA DO SOLO NO VALOR DA CAPACIDADE DE TROCA CATIÔNICA (CTC)
title_sort INFLUÊNCIA DA TEXTURA DO SOLO NO VALOR DA CAPACIDADE DE TROCA CATIÔNICA (CTC)
author MACHADO, Alini Taichi da Silva
author_facet MACHADO, Alini Taichi da Silva
VILAR, César Crispim
SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de
COSTA, Antonio Carlos Saraiva da
author_role author
author2 VILAR, César Crispim
SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de
COSTA, Antonio Carlos Saraiva da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, Alini Taichi da Silva
VILAR, César Crispim
SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de
COSTA, Antonio Carlos Saraiva da
dc.subject.por.fl_str_mv Argila
capacidade de troca catiônica
Colóides orgânicos e inorgânicos
topic Argila
capacidade de troca catiônica
Colóides orgânicos e inorgânicos
dc.description.none.fl_txt_mv A capacidade de troca catiônica (CTC) é o principal atributo químico de um solo. A CTC do solo pode ser utilizada tanto para a estimativa da capacidade de retenção de nutrientes como critério na separação de classes de solos. O objetivo desse trabalho foi estimar a CTC dos colóides orgânicos e inorgânicos de solos em diferentes estádios de desenvolvimento pedogenético e com variação no conteúdo de argila, utilizando-se o método gráfico de Bennema (1966). Foram utilizados os dados das análises químicas e granulométricas de 28 solos pertencentes atualmente à classe dos Latossolos e 29 Neossolos Quartzarênicos, desenvolvidos a partir de diferentes materiais de origem, em diversas regiões do Brasil e publicados nos Levantamentos de Solos da Embrapa (1984) e pelo Projeto RADAM BRASIL (1983). O método gráfico de Bennema (1966) mostrou uma ferramenta eficiente para estimar a CTC dos colóides orgânicos e inorgânicos dos solos estudados. A CTC dos solos apresentou estreita relação com os teores de carbono orgânico e de argila, independente da classe de solo. Os colóides orgânicos do solo apresentaram os maiores valores de CTC.
description A capacidade de troca catiônica (CTC) é o principal atributo químico de um solo. A CTC do solo pode ser utilizada tanto para a estimativa da capacidade de retenção de nutrientes como critério na separação de classes de solos. O objetivo desse trabalho foi estimar a CTC dos colóides orgânicos e inorgânicos de solos em diferentes estádios de desenvolvimento pedogenético e com variação no conteúdo de argila, utilizando-se o método gráfico de Bennema (1966). Foram utilizados os dados das análises químicas e granulométricas de 28 solos pertencentes atualmente à classe dos Latossolos e 29 Neossolos Quartzarênicos, desenvolvidos a partir de diferentes materiais de origem, em diversas regiões do Brasil e publicados nos Levantamentos de Solos da Embrapa (1984) e pelo Projeto RADAM BRASIL (1983). O método gráfico de Bennema (1966) mostrou uma ferramenta eficiente para estimar a CTC dos colóides orgânicos e inorgânicos dos solos estudados. A CTC dos solos apresentou estreita relação com os teores de carbono orgânico e de argila, independente da classe de solo. Os colóides orgânicos do solo apresentaram os maiores valores de CTC.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-03-30T18:48:25Z
2020-03-30T18:48:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5499
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5499
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948622415855616