CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3183 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo avaliar prontuários de pacientes da clínica de fonoaudiologia da Faculdade Ingá - Uningá, de 2007 a 2012. Métodos: foi realizada uma análise retrospectiva, com uma amostra de 162 prontuários, de modo em que foi analisada a origem do encaminhamento, motivo e atenção realizada. Os dados foram incluídos em planilha Excel e analisados estatisticamente por meio de tabelas de distribuição de frequências. Resultados: observou-se que na origem dos encaminhamentos 9,87% dos pacientes foram enviados por entidades particulares e 80,86% via SUS. Quanto ao motivo somente 16,04% foram para a prevenção enquanto 83,96% foram para reabilitação, já os tratamentos efetuados foram audiologia 26,54% e fonoterapia 26,54%. Conclusão: estes resultados demonstram a maior parte dos atendimentos realizados nessa clínica escola de fonoaudiologia foram encaminhados via SUS e que a demanda de atendimentos dessa clínica escola foi em sua maioria visando a reabilitação, o que sugere que se faz importante que a comunidade seja orientada a respeito da necessidade de uma avaliação fonoaudiológica precoce, independente da faixa etária, a fim de se promover a saúde e gerar qualidade de vida ao indivíduo. A atenção preventiva é de suma importância para evitar os agravos que as patologias possam causar no indivíduo atendido. |
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Esta pesquisa teve por objetivo avaliar prontuários de pacientes da clínica de fonoaudiologia da Faculdade Ingá - Uningá, de 2007 a 2012. Métodos: foi realizada uma análise retrospectiva, com uma amostra de 162 prontuários, de modo em que foi analisada a origem do encaminhamento, motivo e atenção realizada. Os dados foram incluídos em planilha Excel e analisados estatisticamente por meio de tabelas de distribuição de frequências. Resultados: observou-se que na origem dos encaminhamentos 9,87% dos pacientes foram enviados por entidades particulares e 80,86% via SUS. Quanto ao motivo somente 16,04% foram para a prevenção enquanto 83,96% foram para reabilitação, já os tratamentos efetuados foram audiologia 26,54% e fonoterapia 26,54%. Conclusão: estes resultados demonstram a maior parte dos atendimentos realizados nessa clínica escola de fonoaudiologia foram encaminhados via SUS e que a demanda de atendimentos dessa clínica escola foi em sua maioria visando a reabilitação, o que sugere que se faz importante que a comunidade seja orientada a respeito da necessidade de uma avaliação fonoaudiológica precoce, independente da faixa etária, a fim de se promover a saúde e gerar qualidade de vida ao indivíduo. A atenção preventiva é de suma importância para evitar os agravos que as patologias possam causar no indivíduo atendido. |
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