A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO SERMÃO DE PADRE ANTONIO VIEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Isabela Amaral Franco da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5861
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender, nos sermões do Padre Antonio Vieira, mais especificamente o sermão intitulado “Demónio Mudo”, a educação dos homens no século XVII, no Brasil colônia. O sacerdote utilizou os sermões como instrumento para transmitir não apenas valores religiosos, como também elementos pedagógicos que orientavam essa educação. Isso porque as celebrações religiosas se convertiam em local privilegiado para a propagação do ideário do homem que se pretendia formar; homem este necessário para aquele momento histórico. A pesquisa feita é de caráter bibliográfico e documental, calcada por leituras e análises de fontes primárias como o sermão “Demónio Mudo” e obras que permitem cotejá-lo ao contexto econômico, político, social, cultural e pedagógico da quadra histórica delimitada. A opção pelo tema proposto deu-se pelo entendimento de que, na historiografia da educação brasileira, as pesquisas que abordam os sermões de Vieira apontam para a relevância dos estudos nessa área. A questão norteadora da pesquisa se consubstancia em compreender como essa forma de comunicação, explicitada nos sermões de Vieira pela sua estrutura escrita e pelo modo de ser comunicada, serviu de substrato pedagógico para a Igreja e Coroa Portuguesa no contexto explicitado. Para responder a este questionamento, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a categoria trabalho como fundante, bem como o estilo da redação, da retórica e as características linguísticas do sermão escolhido para análise.
id UNICESU -1_3d71f70d9432cc5ed23b51dfb6cc7207
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5861
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO SERMÃO DE PADRE ANTONIO VIEIRAEducaçãoHistória da EducaçãoComunicaçãoEste trabalho tem como objetivo compreender, nos sermões do Padre Antonio Vieira, mais especificamente o sermão intitulado “Demónio Mudo”, a educação dos homens no século XVII, no Brasil colônia. O sacerdote utilizou os sermões como instrumento para transmitir não apenas valores religiosos, como também elementos pedagógicos que orientavam essa educação. Isso porque as celebrações religiosas se convertiam em local privilegiado para a propagação do ideário do homem que se pretendia formar; homem este necessário para aquele momento histórico. A pesquisa feita é de caráter bibliográfico e documental, calcada por leituras e análises de fontes primárias como o sermão “Demónio Mudo” e obras que permitem cotejá-lo ao contexto econômico, político, social, cultural e pedagógico da quadra histórica delimitada. A opção pelo tema proposto deu-se pelo entendimento de que, na historiografia da educação brasileira, as pesquisas que abordam os sermões de Vieira apontam para a relevância dos estudos nessa área. A questão norteadora da pesquisa se consubstancia em compreender como essa forma de comunicação, explicitada nos sermões de Vieira pela sua estrutura escrita e pelo modo de ser comunicada, serviu de substrato pedagógico para a Igreja e Coroa Portuguesa no contexto explicitado. Para responder a este questionamento, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a categoria trabalho como fundante, bem como o estilo da redação, da retórica e as características linguísticas do sermão escolhido para análise.UniCesumar2020-05-29T14:07:06Z2020-05-29T14:07:06Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5861otherSILVA, Isabela Amaral Franco daBORDIN, Reginaldo Aliçandroreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:55.478Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO SERMÃO DE PADRE ANTONIO VIEIRA
title A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO SERMÃO DE PADRE ANTONIO VIEIRA
spellingShingle A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO SERMÃO DE PADRE ANTONIO VIEIRA
SILVA, Isabela Amaral Franco da
Educação
História da Educação
Comunicação
title_short A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO SERMÃO DE PADRE ANTONIO VIEIRA
title_full A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO SERMÃO DE PADRE ANTONIO VIEIRA
title_fullStr A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO SERMÃO DE PADRE ANTONIO VIEIRA
title_full_unstemmed A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO SERMÃO DE PADRE ANTONIO VIEIRA
title_sort A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO SERMÃO DE PADRE ANTONIO VIEIRA
author SILVA, Isabela Amaral Franco da
author_facet SILVA, Isabela Amaral Franco da
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
author_role author
author2 BORDIN, Reginaldo Aliçandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Isabela Amaral Franco da
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
História da Educação
Comunicação
topic Educação
História da Educação
Comunicação
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo compreender, nos sermões do Padre Antonio Vieira, mais especificamente o sermão intitulado “Demónio Mudo”, a educação dos homens no século XVII, no Brasil colônia. O sacerdote utilizou os sermões como instrumento para transmitir não apenas valores religiosos, como também elementos pedagógicos que orientavam essa educação. Isso porque as celebrações religiosas se convertiam em local privilegiado para a propagação do ideário do homem que se pretendia formar; homem este necessário para aquele momento histórico. A pesquisa feita é de caráter bibliográfico e documental, calcada por leituras e análises de fontes primárias como o sermão “Demónio Mudo” e obras que permitem cotejá-lo ao contexto econômico, político, social, cultural e pedagógico da quadra histórica delimitada. A opção pelo tema proposto deu-se pelo entendimento de que, na historiografia da educação brasileira, as pesquisas que abordam os sermões de Vieira apontam para a relevância dos estudos nessa área. A questão norteadora da pesquisa se consubstancia em compreender como essa forma de comunicação, explicitada nos sermões de Vieira pela sua estrutura escrita e pelo modo de ser comunicada, serviu de substrato pedagógico para a Igreja e Coroa Portuguesa no contexto explicitado. Para responder a este questionamento, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a categoria trabalho como fundante, bem como o estilo da redação, da retórica e as características linguísticas do sermão escolhido para análise.
description Este trabalho tem como objetivo compreender, nos sermões do Padre Antonio Vieira, mais especificamente o sermão intitulado “Demónio Mudo”, a educação dos homens no século XVII, no Brasil colônia. O sacerdote utilizou os sermões como instrumento para transmitir não apenas valores religiosos, como também elementos pedagógicos que orientavam essa educação. Isso porque as celebrações religiosas se convertiam em local privilegiado para a propagação do ideário do homem que se pretendia formar; homem este necessário para aquele momento histórico. A pesquisa feita é de caráter bibliográfico e documental, calcada por leituras e análises de fontes primárias como o sermão “Demónio Mudo” e obras que permitem cotejá-lo ao contexto econômico, político, social, cultural e pedagógico da quadra histórica delimitada. A opção pelo tema proposto deu-se pelo entendimento de que, na historiografia da educação brasileira, as pesquisas que abordam os sermões de Vieira apontam para a relevância dos estudos nessa área. A questão norteadora da pesquisa se consubstancia em compreender como essa forma de comunicação, explicitada nos sermões de Vieira pela sua estrutura escrita e pelo modo de ser comunicada, serviu de substrato pedagógico para a Igreja e Coroa Portuguesa no contexto explicitado. Para responder a este questionamento, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a categoria trabalho como fundante, bem como o estilo da redação, da retórica e as características linguísticas do sermão escolhido para análise.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-05-29T14:07:06Z
2020-05-29T14:07:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5861
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5861
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948624529784832