A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO SERMÃO DE PADRE ANTONIO VIEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5861 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender, nos sermões do Padre Antonio Vieira, mais especificamente o sermão intitulado “Demónio Mudo”, a educação dos homens no século XVII, no Brasil colônia. O sacerdote utilizou os sermões como instrumento para transmitir não apenas valores religiosos, como também elementos pedagógicos que orientavam essa educação. Isso porque as celebrações religiosas se convertiam em local privilegiado para a propagação do ideário do homem que se pretendia formar; homem este necessário para aquele momento histórico. A pesquisa feita é de caráter bibliográfico e documental, calcada por leituras e análises de fontes primárias como o sermão “Demónio Mudo” e obras que permitem cotejá-lo ao contexto econômico, político, social, cultural e pedagógico da quadra histórica delimitada. A opção pelo tema proposto deu-se pelo entendimento de que, na historiografia da educação brasileira, as pesquisas que abordam os sermões de Vieira apontam para a relevância dos estudos nessa área. A questão norteadora da pesquisa se consubstancia em compreender como essa forma de comunicação, explicitada nos sermões de Vieira pela sua estrutura escrita e pelo modo de ser comunicada, serviu de substrato pedagógico para a Igreja e Coroa Portuguesa no contexto explicitado. Para responder a este questionamento, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a categoria trabalho como fundante, bem como o estilo da redação, da retórica e as características linguísticas do sermão escolhido para análise. |
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Este trabalho tem como objetivo compreender, nos sermões do Padre Antonio Vieira, mais especificamente o sermão intitulado “Demónio Mudo”, a educação dos homens no século XVII, no Brasil colônia. O sacerdote utilizou os sermões como instrumento para transmitir não apenas valores religiosos, como também elementos pedagógicos que orientavam essa educação. Isso porque as celebrações religiosas se convertiam em local privilegiado para a propagação do ideário do homem que se pretendia formar; homem este necessário para aquele momento histórico. A pesquisa feita é de caráter bibliográfico e documental, calcada por leituras e análises de fontes primárias como o sermão “Demónio Mudo” e obras que permitem cotejá-lo ao contexto econômico, político, social, cultural e pedagógico da quadra histórica delimitada. A opção pelo tema proposto deu-se pelo entendimento de que, na historiografia da educação brasileira, as pesquisas que abordam os sermões de Vieira apontam para a relevância dos estudos nessa área. A questão norteadora da pesquisa se consubstancia em compreender como essa forma de comunicação, explicitada nos sermões de Vieira pela sua estrutura escrita e pelo modo de ser comunicada, serviu de substrato pedagógico para a Igreja e Coroa Portuguesa no contexto explicitado. Para responder a este questionamento, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a categoria trabalho como fundante, bem como o estilo da redação, da retórica e as características linguísticas do sermão escolhido para análise. |
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